domingo, 11 de setembro de 2016

Capitão América & Poderosos Vingadores: Do Além



O começo da revista "Capitão América e os Poderosos Vingadores" veio cheio de problemas pra equipe. Atravessada bem no meio da saga do Eixo, parte da equipe que se encontrava "invertida" acabou manchando o nome do grupo e não se sabe a extensão que isso terá para o futuro de alguns de seus membros. Nenhum deles foi tão afetado como Sam Wilson, o novo Capitão América.

A opinião pública está completamente contra ele, questionando até mesmo a capacidade dele para levar o manto icônico do herói. O próprio Sam está se colocando em cheque e talvez ouvir os conselhos pra lá de metafóricos do maqis novo vingador, o místico Kaluu, não seja uma boa agora. Mas o pior para o herói estava ainda por vir, já que a líder daquela versão da equipe, Espectro, estava para ter uma conversinha sobre a continuidade de Wilson no time ou não. Todos caíam alguma vez na vida, mas a questão é que se são capazes de se reerguer. Monica Rambeau precisava de um novo porta-voz pro seu time e Sam deveria ocupar este lugar. Com o tempo, as pessoas iriam voltar a admirar o símbolo do Capitão América mais uma vez.


A inversão também pode ter comprometido os negócios entre a misteriosa corporação Córtex e os Poderosos Vingadores. Luke Cage, que agora diz estar desvinculado do time, vai até o escritório de Jason Quantrell avisar que o acordo do patrocínio da empresa pros Poderosos Vingadores chegou ao fim, mas isso não significa que o próprio Luke Cage não possa se associar ao Córtex. E assim, um acordo foi fechado naquele dia. E óbvio que tudo era um plano para saber qual era os reais interesses da Córtex. Da próxima vez que Luke for encontrar Quantrell, será acompanhado do reforço da sua mulher, Jessica Jones.

Já o Jovem Poderoso e a Tigresa Branca começam a investigar a suspeita morte Gideon Mace, homem que matou os pais da heróina e que misteriosamente foi morto sem seu coração após se vincular a Córtex. Usando os poderes de chi e sentidos aguçados, os dois conseguem captar em um beco o rastro de Gideon e seu assassino, que misteriosamente sumiu do nada. Gideon, ou o que sobrou dele, estava na verdade bem longe dali. Vítima da criatura chamada Gatilho, que um dia fora a inumana Barbara McDevitt, ele agora não passava de um experimento ou alguma coisa que estava sendo recriado.



Já Adam Brashear, vulgo Marvel Azul, está em sua Base Kadesh explorando mais dos mistérios da Zona Neutra, cujos dados sugerem que seja algo além de uma outra realidade mas sim parte externa as realidades. Lá estão também o Homem-Aranha, atuando ainda mais na sua veia científica e Monica Rambeau, que está testando novo uso dos seus poderes ao recriar seu corpo de luz simulando ser outra pessoa (no caso, o próprio Marvel Azul). As experimentações, no entanto, são interrompidas com a chegada inesperada do Doutor Positron, filho de Brashear. Após um breve conflito com Max, os animos se acalmam e o jovem revoltado fala o que veio fazer ali. Ao hackear a máquina do pai, ele descobre um som vindo da zona neutra - "Eles vem do Além".


Já o Poderoso e Tigresa Branca seguem sua investigação até uma Refinaria de Açucar abandonada e lá descobrem o que foi feito de Gideon Mace. O sujeito se tornou uma criatura que mescla maquinaria e carne, atacando-os instintivamente. As lembranças de que aquele foi quem matou seu pai não ajudam também a Tigresa a se portar e ela ataca o monstro com a mesma voracidade. A inumana Gatilho acabou se aproveitando da fraqueza da heróina para corromper Ava. O Poderoso só teve tempo de chamar reforço pelo comunicador dos Vingadores. Rapidamente, Kallu, Mulher-Hulk e o novo Capitão América atenderam o chamado.

O chamado de emergência do Poderoso também foi ouvido por Luke Cage durante a reunião que ele e Jéssica estavam tendo agora na Corporação Córtex. Mas a traição não foi surpresa para Quantrell, que já tinha grampeado da ligação de Luke e Jessica mais cedo. Agora, era só o momento de ele retirar sua máscara, e para surpresa de todos e inclusive dos leitores - Quantrell não tinha rosto. E tudo aquilo era uma fachada da alienígena Corporação Além.


Um breve histórico explica como Quantrell acabou se envolvendo nesse problema todo. Com os problemas que a Córtex vinha sofrendo desde que deu errado seus planos de um novo aparelho telefonico (em Homem de Ferro: Fronteira Final) e Gatilho foi presa (em edições anteriores dos Poderosos Vingadores), ele estava perto de fechar as portas da sua empresa. Acabou se juntando com elementos de uma organização criminosa chamada  W.E.S.P.E. (uma espécie de concorrentes da H.I.D.R.A.) e com isso construíram uma espécie de portal de teletransporte. Mas no primeiro teste acabaram abrindo um buraco para algo muito mais... além.

Desde então, Quantrell não é mais o mesmo, se tornou apenas uma peça da Corporação Além. Até mesmo aquela criatura parece ter dificuldade em definir o que são, mas seriam algo como já foram os Beyonders. Enquanto uns estudam o nosso mundo, outros querem apenas se divertir com ele. E um novo jogo está sendo montado ali mesmo ameaçando mais uma vez nosso planeta. Luke e Jessica são transportados pra fora do planeta e deixados para morrer. Seria o fim dos dois se não fosse o providencial alarme de perigo do Marvel Azul. Adam surge e os resgata no último instante.


Kaluu, Capitão Améria e Mulher-Hulk deparam-se não só com a Gatilho mas também o Poderoso e a Tigresa Branca transformados em monstros. Todos detém ainda parte de seus poderes mesmo transformados e com isso dificultam bastante a vida dos Poderosos Vingadores na luta. No meio da briga, a Mulher-Hulk e Kaluu acabam sendo derrotados e transformados também. Cabe a Sam Wilson lidar com eles sozinho e provar que é realmente o Capitão América.

Na enfermaria da Base Kadesh, Jessica Jones cita a corporação Além e isso faz com que Monica Rambeau lembre de eventos muito distantes (mais precisamente, da sua fase na Nova Onda, publicada aqui em Marvel Max). Aparentemente, o que foi tratado por muitos anos como sendo histórias desligadas da cronologia normal do Nova Onda, não passaram de uma grande experimentação da Corporação Além (que eram os grandes vilões de verdade daquela história) e que manipularam a realidade numa experimentação maluca envolvendo a Mônica, Homem-Máquina, Dinamite e Elsa Bloodstone. Com os nervos a flor da pele, Mônica parte na velocidade da Luz para dar finalmente seu troco ao Além.


Enquanto Mônica providenciava uma distração, Marvel Azul acionou um de seus aparatos capaz de se infiltrar no subsolo da Córtex e criar uma porta para teletransportar pra lá ele, o Homem-Aranha e seu filho, Max. O dominado Quantrell tentou mais uma vez manipular a Espectro criando várias outras realidades que a confundiam, mas no fim Mônica sempre resistia a enganação. Logo, Aquele do Além percebeu o engodo. Quando chegou ao subsolo, não tinha muito o que pudesse evitar. Marvel Azul e o Doutor Positron conseguiram abrir um portal pra Zona Neutra e liberar a Kevin Brashear.

Kevin Brashear diz a seu irmão que poderá ficar apenas pouco tempo e reconhece a única tarefa que precisava fazer ali. Agarra Quantrell e juntos retornam para a Dimensão Neutra. Na Fabrica, Sam Wilson sozinho conseguiu durar o bastante contra seus velhos amigos transformados em criaturas, mas logo recebeu a ajuda bem vinda dos recém-recuperados Luke Cage e Jessica Jones. Mas quando o Além foi derrotado, todos transformados em criaturas medonhas voltaram ao normal, inclusive a Gatilho. Tudo parecia estar bem agora, mas a grande verdade é que dois mundos estavam prestes a se chocar.


As últimas duas edições de Capitão América e os Poderosos Vingadores publicadas aqui em Universo Marvel 16 sairam originalmente com o selo dos "Ultimos Dias". Enquanto vemos a equipe de Luke Cage lutar ao lado dos demais para proteger nosso planeta na última incursão, temos um pouco do dia a dia das pessoas normais sendo mostrados. Numa sequência rápida, o Presidente Barack Obama fala a nação a verdade sobre o fim dos tempos. Os telefonistas da central de ligações dos Vingadores começam atender e fazer o que podem nos últimos 53 minutos de vida.

Durante a batalha, situações inusitadas acontecem. Mônica Rambeau se diz capa de atingir o nucleo do outro planeta com luz solida, mas para no último instante quando vê crianças inocentes do universo ultimate. Em seguida, é capturada pelas máquinas do Criador, o Reed Richards Ultimate. Os demais tentam proteger os inocentes do nosso planeta em seus últimos instantes. Marvel Azul parece ter um plano final, mas sequer sabemos a respeito disso. E, po fim, o título termina com um gostinho de filme apocalíptico em que até você é parte da história.


O roteirista Al Ewing já me impressionou bastante com o que fez em Loki. Aos poucos, foi me conquistando também em Poderosos Vingadores. Parece cuidadoso com a história, gosta de costurar bem as tramas e trazendo ideias e teorias cientificas arrebatadoras. Neste novo volume, mereceu meu respeito ao reposicionar de maneira elegante os eventos de Nova Onda no universo regular da Marvel. Esteve acompanhado do talentoso brasileiro Luke Ross nessas nove edições e cuja duas últimas mostram uma sensibilidade afinada para o que a trama pedia. De todos os títulos publicados que estavam ligados a esse fim, este foi o único realmente tocante. No futuro, dá pra ver que Ewing terá planos promissores pra esses personagens. Não é a toa que ele vem ganhando um espaço merecido na Casa das Ideias.

Coveiro

comments powered by Disqus