quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Thor: Desmascarada

ALL-NEW MARVEL NOW NOVA MARVEL JASON AARON RUSSEL DAUTERMAN THOR GODDES OF THUNDER 5 6 7 8 DEUSA DO TROVÃO NOVÍSSIMOS VINGADORES 5 6 7 8 9

A perda do controle sobre Mjolnir pelo antigo Thor não é nem de longe a coisa mais estranha que aconteceu em Asgardia. A aliança de Odin Borson com seu irmão Cul, a Serpente, recentemente causador de grande destruição na Terra (durante a saga Essência do Medo), afasta ainda mais pai de filho, e coloca a nova Thor em uma posição mais solitária no cumprimento de seu recém adquirido papel. É o que percebemos nas últimas histórias da heroína antes da chegada das Guerra Secretas, das edições 5 a 9 de Novíssimos Vingadores.

Nada disso impede o indigno Odinson de continuar investigando, sem sucesso, a identidade da nova Thor, que só não está totalmente solitária pois Lady Freya parece estar ao seu lado em sua jornada. Enquanto ele risca de sua lista algumas suspeitas, como a adoentada Jane Foster e a guerreira Lady Sif, a identidade permanece um mistério. O roteirista JASON AARON mantém também obscuro o motivo que fez o filho de Odin deixar de ser digno.

A obsessão de Odin por Mjolnir e deu se filho pela nova Thor tiram suas percepções sobre a grande ameaça desse arco de histórias pré-Guerras Secretas: a aliança entre o elfo negro Malekith e o megaempresário da Roxxon, Dario Agger, juntando o que parece haver de pior dos dois mundos. Apenas Thor (e a suspeita agente Roz Solomon) parecem preocupadas com isso, mas a mesquinharia de Odin coloca a deusa do trovão frente a frente com o Destruidor (controlado por Cul), também desviando sua atenção, e abrindo espaço para que dupla de vilões avance em seus planos envolvendo o crânio do falecido rei dos gigantes de gelo, Laufey, e uma invasão ao mundo dos elfos.

Enquanto chegamos quase na certeza de que ambas (Roz e Thor) são a mesma pessoa, a batalha contra o Destruidor (que tem painéis fantásticos graças ao talentosíssimo RUSSEL DAUTERMAN) chega perto do fim assim que Odinson, dissuadido de sua obsessão pela identidade da nova deusa do trovão, traz consigo um exército de esplendorosas guerreiras para o seu auxílio.

ALL-NEW MARVEL NOW NOVA MARVEL JASON AARON RUSSEL DAUTERMAN THOR GODDES OF THUNDER 5 6 7 8 DEUSA DO TROVÃO NOVÍSSIMOS VINGADORES 5 6 7 8 9

Derrotado, ele amplia o abismo entre, de um lado, Odin e Cul, e, do outro, Thor, Freya e Odinson. Este último, em um momento a sós, insiste para que Roz Solomon se revele, mas logo um balde de água fria mostra que, mais uma vez, a narrativa nos enganou.

Entre essas edições de Novíssimos Vingadores há ainda uma revista Anual de Thor, com histórias contemplando o velho Thor, o jovem Thor (presentes na série Thor, deus do trovão, também de Jason Aaron), mas que não chegam perto do dinamismo do arco principal.

Aliás, de volta a ela, o desfecho do primeiro volume da nova Thor deixa tudo em aberto, nada efetivamente resolvido. Contudo, finalmente ficamos sabendo, diferentemente de qualquer personagem da história, qual é a verdadeira identidade de Thor. Jane Foster assumiu o posto de deusa do trovão e, ao que parece, morre cada vez mais aceleradamente por causa disso. Porém, antes de entendermos o porquê e todo o processo que levou até isso, começam as GUERRAS SECRETAS!

João

comments powered by Disqus