quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Vingadores Secretos: ...e no que você acredita?

 

Os Vingadores Secretos chegam à reta final do seu título fechando a saga que envolveu Modoc, seu capanga Snapper, Maria Hill e seus Vingadores, e a máquina ambulante de matar Fúria, antes do começo das Guerras Secretas.

Snapper se propôs a continuar o antigo plano de Modoc, de invocar o misterioso mundo de Tlön para a Terra, depois que Modoc desistiu disso por ter se apaixonado - de verdade - por Maria Hill. Uma das primeiras baixas da equipe, Phil Coulson, realmente estava sofrendo de Transtorno de Estresse Pós-Traumático, mas é convencido por Clint Barton e Modoc que ninguém quer ver ele morto, e então Phil decide voltar. Nesse interím, Snapper leva Maria Hill e a Mulher-Aranha para o novo "Berçário" onde pretende invocar Tlön, e Vladmir convence o Fúria a ajudar os Vingadores para que eles possam resgatar seus bebês. Fúria então desperta Nick Fury Jr., que estava em coma há algum tempo.


Presas em Tlön, Viúva Negra e Mercenária estão em apuros com as "coisas" que "fizeram amor" com o Fúria e geraram os bebês-Fúria. As duas unem forças para se manterem vivas. As pessoas sequestradas por Snapper são amarradas e sedadas para induzí-las a invocar Tlön. Quando os Vingadores e o Fúria invadem o Berçário, quem também está se aproximando do lugar é o Deadpool, que ainda está fissurado no Gavião Arqueiro. Snapper consegue sedar Modoc, enquanto ele mantinha Maria Hill sob seu poder. E a Mulher-Aranha, usando seus poderes de feronômio, consegue escapar da cela onde era mantida pelo aliado de Snapper, Artaud Derrida.


Neste momento, um flashback do Modoc explica o que seria Tlön. Realmente, como dissemos no último artigo, Tlön, Uqbar, Orbis Tertius é uma história escrita pelo escritor argentino Jorge Luis Borges, onde, num país escondido chamado Uqbar, leva os leitores à descoberta de uma grande conspiração. Essa imensa conspiração é a de autores imaginando um novo mundo, Tlön. Eles acreditam que podem imaginar qualquer coisa que quiserem e essa coisa passará a existir - e isso é o que Snapper quer agora. Imaginar criaturas que possam destruir quem se opõe a ele. Mas quem está fazendo parte do conduíte de transmissão para Tlön pode interferir com o real objetivo dos seres. Por isso, Modoc entra no transe, junto de Maria Hill, para que ele possa declarar seu amor por ela e interferir nos planos de Snapper.


Para isso, Vladmir pede que Jessica Drew use seus poderes para afetar Snapper, e romper sua raiva que corrompe Tlön. Coulson e Fury também entram no transe usando os condutores, e Barton remove os condutores dos sequestrados, e insere o último no seu próprio pescoço. Enquanto isso, um dos seres antigos que saem de Tlön, encontra o seu amor, o Fúria, por ali. Jessica consola Snapper, e todos eles juntos imaginam o melhor mundo possível para desfazer a negatividade de Tlön.


Na última história do título, é mostrado o resultado de tudo isso, e não o que aconteceu em si, apenas relatado. Vladmir se jogou sobre o Bercário, e sendo uma bomba que desencadearia um buraco negro, ele anulou o buraco branco que Tlön gerava, e isso anulou tudo o que estava acontecendo, impedindo da Terra ser aniquilada por Tlön. Sim, tudo é muito subjetivo.

Os Vingadores são interrogados na Shield para concluírem o relatório da missão, depois que tudo acabou. Cada um tem sua visão do que aconteceu, Barton, Coulson, Jessica, Fury, Maria Hill e Natasha. A mais atingida foi Maria Hill, que pede férias depois de tudo isso. Ela vai para uma casa no meio do nada em Ohio, onde Modoc mora sozinho com um macaco de estimação. E os dois põem em panos limpos o que aconteceu entre eles, e não se sabe o que saiu dessa situação depois disso, nem eles.

Jessica e Natasha abrem um spa em Nova York, e Deadpool, Derrida, Snapper e Barton fazem terapia de selva juntos. Fúria e o Antigo e os bebês-fúria viveram felizes para sempre, Vladmir foi parar em Tlön com algo que se denomina Jorg..., melhor: Viajante. E Coulson e Fury tiram férias para surfar.

A passagem de Ales Kot por Vingadores Secretos foi isso mesmo. Uma viagem psicodélica com uma boa dose de humor metalinguístico. Ele até reservou a última história pra mostrar o que aconteceu com cada personagem, do seu jeito. E há muito tempo que eu mesmo não via isso. A arte consistente de Michael Walsh durante todo o período também é algo a se destacar. 

E aqui também termina o terceiro volume de Vingadores Secretos. O primeiro, logo no começo da Era Heróica que começou após a saga O Cerco, escrito por Ed Brubaker e com desenhos de Mike Deodato Jr., durou 37 edições e terminou com Rick Remender. O segundo volume, por Nick Spencer, veio com o lançamento da Marvel Now e durou 16 edições. O terceiro volume de Ales Kot terminou neste artigo, que incluiu as edições de Secret Avengers 11 a 15 e foram publicadas em Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra 012 a 015.

comments powered by Disqus