terça-feira, 6 de setembro de 2016

Viúva Negra: Contra o Caos



As missões solo da Viúva Negra agora estão comprometidas. Sua teia de missões únicas escolhidas a dedo foi expostas e toda a mídia está querendo sua cabeça. Ela não pode mais contar com a SHIELD e nem mesmo com os Vingadores. Sozinha, ela terá que correr atrás dos responsáveis por armarem contra ela e descobrir quem de verdade é o Caos e por que eles conspiraram contra ela.

A última vítima da organização misteriosa foi justamente Isaiah Ross, advogado pessoal de Natasha e que foi alvejado em seu apartamento quando ela estava em missão e precisava que seu gato de estimação fosse alimentado. Ele sobreviveu e no hospital disse que foi justamente Rashid quem tentou matá-lo. Sua informante, Tori, consegue as poucas informações sobre quem são o Caos, uma organização financeira a nível mundial que costumam quebrar economias de países pequenos, pagam por exércitos, adquirem empresas e fazem ações sutis que mudam o mundo. Uma lista de seus principais contadores é entregue a Nastaha e assim ela começa sua nova missão.

O primeiro alvo da lista é Rashid e ela o captura no aeroporto ainda tentando fugir dos EUA e dessa vez não escapa da lista da Natasha. Em Atlanta, ela localiza outro contador, Levine, que parece saber pouco da organização, fala em encontros as escuras com todos os outros operantes mascarados. Em Dubai, ela encontra o Sr. Safaa, um contador mais influente e que ela consegue que ele marque uma falsa reunião de emergência com os demais agente do Caos num cruzeiro.


Disfarçada como um deles, usando uma das máscaras do encontro, Natasha reúne todos os seus alvos num só lugar e os ataca. Tenta pressioná-los a entregar o grande mandante de tudo, mas o jogo vira imediatamente no navio. Alguém usando um traje de invisibilidade ataca a Viúva Negra e ela mal consegue escapar com vida. No meio do combate, surge um helicoptero para tirar os demais contadores de lá e no meio da fuga surge o Soldado Invernal enviado por Maria Hill para resgatar a espiã russa.

No helicoptero, o misterioso líder do Caos aparece como sendo alguém de vestes simples, cor negra e um olhar brilhante. Se autodenomina um profeta, mata todos os seus contadores e derruba o helicoptero para não deixar rastros. No meio da confusão, ele rapta a Viúva Negra e aparentemente seus planos a todo momento envolviam tê-la pra organização. O Profeta era alguém que aparentemente recebia informações do futuro e servia a ele. Com poderes incomensuráveis, podia se deslocar num piscar de olhos para qualquer ponto da Terra e se dizia um "cuidador do presente" para preservar o futuro. Com Natasha em sua organização, ele acreditava que ela seria uma peça chave de grande ajuda.


Neste ponto da narrativa, o roteirista Nathan Edmonson nos leva ao passado pouco explorado da Viúva Negra ainda criança. Em momentos em que a Sala Vermelha liberava as meninas para aprenderem a sobreviver sozinha nas ruas, conhecemos uma jovem e sonhadora Natasha ao lado de sua amiga Marina admirando o show de uma bailarina russa. Nessa história antiga, descobre-se que a mulher era oprimida pelo marido rico e a jovem Viúva Negra acabou se intrometendo no caminho. No meio da confusão, Natasha acabou matando o capanga do ricaço quando ela a perseguia, provavelmente um dos seus primeiros assassinatos.


A história do passado se encaixa aqui como um exemplo do que o Profeta mais admirava em Natasha, sua determinação de sempre decidir sozinha pelo certo por mais fiel que fosse a determinada organização. Um vislumbre de um possível futuro da moça, casada e ao lado de Matt Murdock, por exemplo, era algo que poderia estar a sua espera se aceitasse a mudança. O Profeta aos poucos a convencia dos bons frutos da organização, mas em troca pedia eliminação de alguns podres. Mas a Viúva Negra não cedeu facilmente aquela lábia e questionou porque ele tinha o direito de livre arbítrio do bem. Questionado, o Profeta não viu outra opção a não ser matá-la.


Os dois então começaram um embate surreal em que a determinada espiã atacava alguém tão poderoso como ele capaz de se deslocar no espaço. Confrontou mais uma vez seus agentes de trajes invisíveis e, no fim, mesmo quando estava prestes a morrer prevaleceu. Matou furtivamente o Profeta com uma faca no pescoço e o deixo afundar no esquecimento num lago congelado. Sua missão ali terminou, finalmente pode ligar seu localizador e ser resgatada pelo Soldado Invernal que estava a sua procura.

Muita coisa mudou para Natasha desde então. Após uma reunião particular com a Maria Hill e atualizar a diretora com tudo que sabia sobre o caos, Natasha pediu demissão. Ela também liberou Isaiah Ross do trabalho, não mais atuaria na sua teia pessoal de missões. Mas antes de dispensar os Vingadores, teve um último encontro na Torre e acabou por ficar com o grupo. De alguma forma, ela no final não queria ficar tão sozinha. E como um préludio pra essa história, em algum lugar dos EUA, um menino chamado Philip começa a escutar vozes do futuro.

A história deste terceiro encadernado da Viúva Negra termina com uma história brevemente ligada aos últimos dias da Terra antes da minissérie das Guerras Secretas. Ciente de que o mundo não iria durar, Natasha decidiu que ficaria até o fim tentando salvar o máximo de pessoas. E em meio a isso, temos mais uma história do seu passado vindo a tona com uma missão em Cuba.


Na Sala Vermelha, Romanoff recebe as instruções para extrair a família Comienza antes dos EUA. Eles podem ter informações vitais e são dissidentes do antigo partido comunista. A missão acaba envolvendo sua amiga de infância Marina e toma ares bastante pessoais no decorrer da história. Essa, no entanto, é uma Natasha muito diferente daquela criança anterior ou da Viúva Negra atual. Quando seus superiores pedem uma atitude mais rígida na missão, ela não questiona e é cirúrgica. E o final dessa história pode realmente te chocar.

Assim, como nos volumes anteriores, Nathan Edmonson consegue criar um clima perfeito que a história pede, com momentos muito crus, violentos e tensos. Não me impressionaria se o conjunto de sua obra pudesse virar um plot adaptável pra os cinemas no futuro. Já os desenhos de Phil Notto são um contraste com o clima pesado, leves e belos, o que deixa esse material com uma impressão única e marcante.

Coveiro

comments powered by Disqus