quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Wolverines: O plano final



Parecia uma união improvável entre dois grupos diferentes, ligados apenas por um nome - Logan. Só que o destino tem dessas coisas e não foi a toa que tudo girava em torno de articulações pós-mortem da mutante vidente Sina, que através da sua outrora amante, Mística, continua a mexer certas peças importantes no tabuleiro. E assim, ela conseguiu juntar cinco cobaias do projeto Arma X que estão desesperadas para sobreviver com aqueles que considera o Legado de Logan.

Shogun e Refugo são os últimos dos experimentos do Arma X a estar com Mística e os demais. E depois de tanto tempo passado sem encontrar a tão esperada cura, eles estão morrendo. Tudo começa com sangramentos nasais, mas depois vai evoluindo para marcas necróticas se espalhando pelo corpo. E se Refugo está ficando mal, o que imaginar dos demais ex-companheiros que foram deixados para trás nas mãos de Sinistro?

Curiosamente, Skel, Endo e Neuro aparecem na Itália confrontando aqueles que são conhecidos como Arcadianos, também ex-experimentos do Arma X que encontraram outro jeito de sobreviver. Pela TV é mostrado que os três são derrotados pela vantagem númerica dos inimigos e assim levados como prisioneiros para a ilha artificial Arcádia, bem no meio do Golfo do México. A notícia dos ex-colegas em perigo foi o suficiente para motivar Shogun e Refugo a ir ajudá-los mesmo depois da traição. Acabou que Laura, Creed, Daken e Lady Letal resolveram ajudá-los, todos indo contra a vontade da Mística.

Ao adentrar em Arcádia e derrotar os primeiros aprimorados, o grupo logo percebeu que havia algo estranho. Todos Arcadianos ali eram parcamente construtos artificiais meramente vivos e Endo, Skel e Neuro nunca estiveram presos de fato. Tudo não passou de um plano do Senhor Sinistro de se vingar da invasão dos Wolverines em seu complexo e pagar por toda a destruição que promoveram por lá. Depois de derrotados, cada um ali teria as partes que prestava de seus corpos usadas para os experimentos genéticos do cientista maluco. O restante imprestável seria descartado.



Do alto de uma plataforma, Sinistro logo revelou a mais recente de suas invenções genéticas, uma série de clones aprimorados que mais pareciam uma mescla do corpo de Essex com características similares a de Daken, que foi sua cobaia por um tempo. O exército daqueles clones monstruosos atacou os Wolverines enquanto que três deles invadiram a nave Mutano para capturar Mística. Mal sabiam aqueles clones que lidar com aqueles sociopatas com fator de cura e uma transmorfa experiente como Raven não era algo fácil.

Um verdadeiro massacre acontecia em Arcádia, com corpos sendo empilhados aos montes. Só que por mais clones que Creed, X-23 e Lady Letal derrubassem, mais pareciam surgir. Shogun tentou convencer seus três ex-colegas a parar com aquela insanidade e deixar de obedecer Sinistro, mas eles eram fieis ao homem que os salvou e o ex-colega foi atacado pelos três. Sinistro parecia inatigível em cima da plataforma, mas bastou um momento distraído e foi sorrateiramente atacado na surdina por X-23. Em fúria, Essex acionou todas as palavras de controle dos Wolverines de uma só vez fazendo que Laura, Letal, Daken e Creed perdessem a razão e atacassem até seus iguais.

Para surpresa de todos, do alto de Arcádia surgia a nave Mutano, que Raven decidiu jogar em cima daquele complexo já que não tinha mais condição de controlá-la depois da destruição causada pelos clones que a perseguiam. Shogun também viu que não tinha outra chance de salvar todos dali se não usasse as palavras de controle para libertar cada um dos Wolverines descontrolados. Liberou na ordem X-23, Letal e Daken. Infelizmente, ele só não conseguiu livrar o Dentes de Sabre do descontrole a tempo e Creed acabou matando o jovem cobaia Refugo.

No meio daquela confusão, Essex surge para ter sua vingança contra Mistica e estava determinado a eliminar a ameaça da transmorfa de uma vez por todas. Não muito longe dali, prestes a morrer e numa última intenção de tombar lutando, Shogun deu lugar a consciência de Ogun. O espírito do espadachim estava disposto a sacrificar aquele corpo atacando sozinho Sinistro e salvando sua amada Lady Letal... e de tabela, Raven. O geneticista viu o perigo em que se encontrava e rapidamente descobriu uma solução - bastou curar o corpo de Sharp da morte certa e ele voltaria a prevalecer e não deixar Ogun dominar.



Agora livre do perigo e no pouco tempo que tinha para conseguir executar seu plano, Mística mais uma vez manipulou os colegas de seu time enviando-os para determinadas tarefas ou apenas o distraindo para não atrapalharem seus próximos passos. Assim, ela fez com que Daken libertasse o Sifão da sua cela na Mutano e o direcionasse para atacar Sinistro. Enfraquecido, Essex (ou aquele seu corpo) foi vítima fácil da espada de Sharp, que agora estava mais uma vez sobre controle da sua mente. Já Mística cuidou de libertar o seu outro prisioneiro, o Portal, que teleportou os Wolverines dali. 

Portal e Mística seguiram para a última etapa de seu plano - ir até o nexo de todas as realidades na Terra 616, lugar pantanoso onde reside aquele que conhecemos como Homem-Coisa. E num breve interlúdio em Nova York, um pacote era despechado de um escritório de advocacia para Everglades naquele dia. O destinatário era Raven Darkhölme e tudo parecia estar culminando.



Nos pântanos, de um lado vemos Mística tendo que lidar sozinha com o Homem-Coisa, algo que pode até ser considerado simples para uma mulher que perdeu o senso de medo faz algum tempo. Do outro, os Wolverines que foram teleportados para uma cela ali perto, começam a ser vítimas de um descontrolado Sifão que está consumindo o fator de cura de todos. Sobrecarregado de energia, Sifão agora estava no ponto certo para ser usado como uma espécie de reator pelo Portal e assim abrir uma entrada através dos nexos de todas as realidades. Finalmente, Mística parecia próxima a ter a chance de trazer a amada Sina de volta.

Num último instante, os Wolverines que acabaram de se libertar da suas celas tentaram impedir a transmorfa de seguir adiante, mas Mística estava muito determinada a terminar sua missão. Emtão, ela os derrotou de modo imprevisível e rápido, pois nada a deteria de ter seu amor de volta. Só que no fim, quando achou que encontraria Sina do outro lado da porta, na verdade estava o messageiro do escritório de advocacia com a mensagem da sua amada morta.



Em resumo, tudo não passava de um engodo da mutante vidente que usou o amor que Mística tinha por ela para no fim ela conseguisse trazer de volta para aquela realidade um Wolverine vivo, algo que era considerado muito importante por Sina. Raven se negou a isso, fechou a porta e condenou aquela realidade a existir sem Logan. Magoada, ela sai chorando por no fim ela, a manipuladora, ter sido manipulada. E como já sabemos, o fim estava perto.

Provavelmente, uma das fases do baixinho canadense que muitos vão querer jogar pra debaixo do tapete em alguns anos - quando e se - resolverem um dia trazê-lo de volta. Com roteiro confuso, simplista e nada marcante, Charles Soule praticamente patina ao trabalhar com esses personagens, a maioria aqui que não parecia ter-se muita dificuldade em se trabalhar. O rodízio extenso de desenhistas acaba agravando ainda mais, com nítida falta de coesão na narrativa da história entre os números e artes muito díspares ao longo da mesma história. Como dizem por aí, "que morte horrível, Wolverine".

E a última edição de Wolverine desta antiga fase no Brasil traz ainda duas curtas histórias do Legado de Logan. Numa delas, escrita por Joshua Fialkov e desenhada por Iban Coelho, os mutantes Colossus e Noturno vão até o Japão fazer as honrarias anuais a falecida esposa morta de Wolverine, Mariko, agora que ele não pode mais fazer isso também. Já a jovem mutante Armadura tenta honrar o seu professor do jeito que ele gostaria - uma simulação de uma briga de bar com vilões na sala de perigo - numa história feita por Rex Ogle e Patrick RScherberger.

Coveiro

comments powered by Disqus