sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Guerra Secretas: Desafio Infinito



No mundo criado a perfeição do Deus Destino, o que há depois da gigantesca muralha chamada Escudo, se vivo parece não durar muito. Em meio a Zumbis e terras dominadas por autômatos malvados, há Xandar, onde hoje só há ruínas de uma antiga cidade e poucos sobreviventes. Dentre eles, a família de Anwen, o clã Bakian, os sobreviventes da Onda da Aniquilação.

Sua mãe é uma mera lembrança na mente, que ela rabisca com talento numa folha de papel. Era uma Nova, das alistadas que deveria proteger a cidade, mas provavelmente não conseguiu. Agora, ela vive com o pai, a irmãziha, o avô e o cãozinho Ziguezague. Comem o que acham, andam em busca de algo melhor por trilhas em meio aos escombros e ela tem a sensação de estar a toda hora sendo observada por um gigantesco cara. Mas naquela noite, o clã Bakian fatidicamente iria se separar. Um ataque dos insetos gigantes pôs todos a correr, cada um seguiu para um lado e o vovô ficou para trás para deter as criaturas. 



Sozinha, em uma caverna, cercada por pequenos insetos e com um corpo de um Nova morto ali, Anwen reagiu a socos e sobreviveu. E depois de se ver a salvo, viu que ali havia uma joia azul brilhante - A gema do Infinito da Mente. Quando ela resolve sair do buraco, vê agora os besouros sendo atacado por raios e então finalmente depois de longa espera reencontra sua Mãe, Eve. Ao longe, vemos que o misterioso observador é Thanos, de posse da joia do Poder.

Eve voa até o restante da sua família, que parece vislumbrada com seu retorno. Para protegê-los na fuga até alguma base dos Novas, a Mãe concede uma estrela da Tropa para cada um deles (há de sobra agora que muitos centuriões Nova morreram). Tornam-se assim a família Nova, com direito até a um cão da Tropa. Agora turbinados, o clã Bakian voa para longe dali, se protegendo como pode dos insetos da Aniquilação e conseguem se dar bem depois que Eve usa a joia da Mente encontrada pela filha para afastar a Onda inimiga.



Finalmente chegam a última base Nova, que ficava nas Montanhas. Lá, porém, encontram mais uma vez ruínas. Eve corre para o lugar onde tinham guardado a outra joia do Infinito que encontraram, mas ela já tinha sido roubada. Os responsáveis logo se apresentam para os leitoes - Senhor das Estrelas e Gamora, que aqui não passam de meros ladrões aproveitadores.

Então, temos fatos do futuro provável sendo mostrado. Thanos é confrontado por uma das Novas da família Bakian, que ele não sabe ainda quem é. Cada um tem duas jóias e não há como saber quem vencerá. Recuando para lutar outro dia, Thanos topa com outra versão sua de posse de outra jóia (do tempo, provavelmente). Aquele outro Thanos partiria para outra estratégia, mas a sua versão futura pensou em algo diferente. Assim, ele matou aquela sua versão e viajou para o passado. Mal sabia ele que estava sendo caçado por Drax, o Destruidor.

E é assim que a história do clã Bakian muda pra gente. Ao invés do ataque da Onda de Aniquilação que separou a família aquela noite, temos Thanos se revelando para eles e colocando-se meramente como uma espécie de protetor. Assim, a cada novo passo da sua jornada, ele se torna alguém da confiança deles e não um inimigo. Até mesmo quando a mãe chega, desconfiada com o Titã, ele lhe entrega a joia do Tempo como sinal de confiança. Na jornada que segue a partir daí, Thanos se torna um protetor leal indiscutível, mas não sem antes tentar corromper a menina Anwen sobre as fraquezas de nos importarmos com os outros.

Daqui pra frente, a história segue contornos bem diferentes. Ao invés de serem roubados por Quill e Gamora, a Família Nova de posse já de duas joias intercepta a nave deles e negocia com Peter a outra joia que ele roubou em troca de estrelas Novas. Agora, aliados da dupla, a jornada dos Novas segue para caminhos que não tínhamos visto até então nessa história. Numa floresta que parecia morta, eles conhecem uma versão de Groot e obtém dele a joia do Poder. Por fim, a joia da Alma é encontrada em uma outra comunidade de sobreviventes chamada de Cidade de Magus e dirigida por um tal de Adam Warlock e seus Cavaleiros de Xandar.



Como Adam não entregaria a joia de bom grado, acabou forçando um combate. Para lutar de igual, Eve transformou sua manopla com a joias em toda uma Armadura do Infinto. Todavia, Adam era experiente e habilidoso com a pedra da Mente e acabou por derrotá-la. Os demais estavam tendo um baita trabalho para lidar com os capangas de Warlock. Thanos aparece no último instante para salvar Eve, derruba Adam distraído e então se revela como o vilão ao roubar a jóia da Mente.

Agora com aquela que poderia ser a mais poderosa das gemas, ele pode facilmente eliminar seus opositores - começando por tirar as outras joias de Eve e prendendo a alma dela. Depois, eliminou Drax que acabara de chegar ali. Faltava agora saber quem iria localizar a última das jóias perdidas. Contudo, no meio do caminho, Thanos ainda teria que lidar com uma outra versão sua futurista que tinha outros planos de ataque. E isso deteria o titã por um tempo até a família Bakian procurar o rastro da joia primeiro com a ajuda do faro do cachorro Ziguezague.

O rastro da gema restante levou a todos para um vulcão. Restou ao papai ser o portador da última delas, a da realidade e confrontar um Thanos com todas as outras cinco. E como a joia mexia como a imaginação, Anwen tomou a dianteira nisso e começou a usar sua criatividade para lutar contra Thanos. De robôs gigantes formados com a armadura que unia a família até por junções de pedras prendendo-o num centro de gravidade artificial, a menina apenas de posse de uma das joias se deu muito bem contra o titã. Thanos logo percebeu que ela era a Nova do futuro que ele confrontava ali. E ela o conseguiu desta vez o derrotar usando sua ganância. Fez o Titã acreditar que tinha posse da sexta joia quando na verdade entregou para ele uma "joia da morte". 



De posse de todas as joias agora, finalmente Anwen reencontrava sua mãe dentro da joia da Alma.

Tomando caminhos muito, mas muito diferentes da saga original, mas ainda assim trabalhando muito bem a premissa das joias e seus diferentes usos, Gerry Duggan e Dustin Weaver criaram aqui um conto maravilhoso e com personagens que nas poucas edições criadas são cativantes. É bem provável que não vejamos mais esses personagens por aí, mas a história prova que podemos ter algo envolvente com o roteiro e arte nas mãos certas, não importa quem protagonize.

Coveiro

comments powered by Disqus