quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Guerras Secretas: 1872



Todo Forasteiro deve conhecer bem essa história que se passou no Vale do Destino. Trata-se do conto de como a cidade de Timely sobrepujou os malvados e corruptos que estavam ao lado do prefeito Wilson Fisk e derrubaram uma represa e detonaram todo o esquema do Governador Roxxon no lugar. E tudo começou com um homem que estava disposto a lutar pelo que é certo e fiel ao seus ideais. Seu nome é Xerife Rogers.

Numa história onde os principais personagens da Casa das Ideias tomam posições bem clichés de um bom filme de Faroeste, temos um conto narrado por um jornalista que já há tempos se esquivava da verdade - Ben Urich. Timely era uma cidade já condenada, comandada sem muita oposição por Fisk, e somente o Xerife Rogers parecia ser o cara a ser certinho demais para seguir os devidos protocolos de um bom julgamento. Foi assim que ele conheceu o Lobo Vermelho, um índio que ia ser enforcado pelos Homens de Fisk por tentar explodir a represa. O Xerife chegou no momento certo para impedir aquilo, e disse que o Lobo Vermelho seria levado para a prisão e esperaria um julgamento como todo homem deve ter direito.

Com isso, o plot estava montado. O Xerife que queria honrar o significado da estrela em seu peito recebeu uma visita de Fisk e foi notoriamente ameaçado. E todos os demais cidadãos de Timely se questionaram o que deu finalmente em Rogers para virar a cidadezinha de ponta-cabeça. Tony Stark era um inventor brilhante mas terminava hoje em dia sua vida como um mero bêbado. Bruce Banner era um boticário medroso. Já Natasha era literalmente uma Viúva, cujo marido era o ex-ajudante do Xerife, Bucky.



Uma primeira leva de homens de Fisk surgiu ao final da tarde para dar cabo de Rogers e matar o tal índio. Todavia, o Xerife deu conta dos quatro - com a ajudinha meia boca de um Tony bêbado e do Lobo Vermelho que deu uma mãozinha mesmo preso na cela. E quando a noite caiu, os malfeitores que foram mortos no duelo foram expostos a porta do Salão Fisk. E não duvide que Wilson daria o troco em pouco tempo. Foi assim que no dia seguinte chegaram em Timely os mortíferos Lester, Elektra, Urso Pardo e Doutor Octopus.

Aos poucos, entre uma bala e outra, descobrimos coisas peculiares do passado de cada um dos cidadãos ali de Timely. Há uma justificativa pessoal para Stark deixar de lado suas invenções e se entregar a bebedeira, Natasha acaba conversando com Rogers que conta a ela, que nunca acreditou na morte do marido por índios, e ela passa a entrar na trama querendo uma vingança contra Fisk. E o boticário Banner também anda fazendo alguns experimentos perigosos com um produto mais explosivo que nitroglicerina.

Quando iria levar o Lobo Vermelho para ser julgado, Rogers descobre que Fisk já antecipou o julgamento do índio e pôs o Juiz Franklin Nelson pra correr. O ataque dos mercenários contratados por Fisk é um dos pontos altos da trama aqui e faz por merecer o climão de bangue-bangue que o roteiro pedia aqui. No final, alguém acabou levando a pior e para surpresa do leitor, o Xerife Rogers acabou morto pelo Mercenário chamado Lester.



A morte traiçoeira que Steve sofreu incomodou parte dos cidadão presentes que estavam dispostos a começar a agir. As mulheres e mesmo Tony Stark se revoltaram, mas foram contidos para que nenhuma morte acontecesse aquele dia mais. Todavia, o índio Lobo Vermelho ainda estava vivo e Fisk queria sua cabeça. O indígena estava escondido na casa da Viúva Natasha e agora ela parecia quase certa de que a morte do seu marido foi uma mentira por completo.

Enquanto a busca pelo Lobo Vermelho seguia noite a dentro, um indígena com o símbolo do Capitã Marvel apareceu misteriosamente na cidade. Ele reativou a velha máquina de adivinhar a sorte chamada "Visão do Futuro" e entregou o pequeno bilhetinho dela para um Tony Stark muito bêbado que estava ali perto na sarjeta. Devaneios a parte, Tony viu o recado e de alguma maneira aquilo mexeu com ele. Dali, partiu para seu depósito e voltou a criar algo.



Aos poucos uma resistência se formava em Timely contra Wilson Fisk. Banner se ofereceu a ajudar a Viúva e o Lobo Vermelho a destruir a represa que tanto prejudicava a vida dos índios da região. Para tal, usaria a seu líquido verde explosivo. E enquanto isso, Lobo tomaria a estrela de Rogers e tornaria-se o novo Xerife do pedaço. Quando caiu a noite, a cidade já estava sendo tomada por uma manifestação de mulheres lideradas pela Carol (sim, a contraparte da Danvers daquele lugar) e o Lobo Vermelho se juntou a elas para deter os capangas brutamontes de Fisk que estavam ali pra gerar confusão.

Como não era tão certinho como Rogers, o Lobo Vermelho usou alguns subterfúgios e engôdos para tirar deter cada um dos mercenários contratados de Fisk. Acertou a distância a testa de Lester sem que ele pudesse ver e ateou fogo no Urso Pardo quando estava de costas para ele. Ao pegar a tal Elektra desarmada, a derrubou com fortes coronhadas na nuca. E quando mais homens de Fisk chegaram, Lobo Vermelho pode contar com Tony Stark e sua armadura de ferro para protegê-lo.



A Viúva e Banner também tiveram seus próprios problemas no caminho da represa. Lá toparam com Simon Willams e seus homens, todos ali presentes para defender os interesses do Governador Roxxon. Enquanto feito refém, Bruce foi obrigado a beber parte de seu líquido verde como castigo e isso já o estava quase o matando. Já a Viúva conseguiu enganar a todos se passando por donzela indefesa e foi quem salvou o dia. Esfaqueou todos os capangas e ainda libertou Banner das mãos de Simon Williams.

Os momentos finais desta história são bastante instigantes e remete a todas as referências de filme do gênero que você pode imaginar. De um duelo do tipo saque primeiro para vencer entre o Lobo Solitário e a Elektra até mesmo um sacrifício no deserto de Banner ao explodir a represa. As coisas viraram naquele dia em Timely e o último a cair era Wilson Fisk. Lobo Vermelho derrotou Fisk com as próprias mãos e tentando honrar o que Rogers sempre acreditou, deixou-o vivo para julgamento. Curiosamente, aquilo era algo diferente do que a Viúva Natasha acreditava e o final deste tie in acaba sendo ainda mais espetacular.



Assim, 1872 acaba mostrando que poderia acontecer muito mais histórias. De uma possível trama envolvendo o desaparecimento do pai do menino Harry Osborn até a existência de um suposto monstro verde que agora assombra o deserto, passando por dois vigilantes que são paralelos ao Deadpool e Wolverine querendo vingar o amigo Rogers de todos os capangas vivos de Fisk que sobraram, há muitos plots abertos. E eu não perderia nada se a Marvel realmente voltasse a investir nisto aqui um dia.


Essa história é escrita por Gerry Duggan, que há tempos se revela um cara além do mero comediante que só caberia nas histórias sem cabeça do Deadpool. A desenhista é Nik Virella e ela foi espetacular neste trabalho que precisou de bons angulos e caprichar nas referências. Aqui no Brasil, foi publicado na edição especial Zonas de Guerras, que conta também com mais uma outra história divertida - "Onde vivem os Monstros".

Coveiro

comments powered by Disqus