terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Guerras Secretas: Capitã Britânia e os Poderosos Defensores



Ao vislumbrar o gigantesco mapa de Latverion, a grandiosidade de algumas realidades que foram salvas podem acabar ofuscando pequenos domínios que existem ali em pontas que sequer aparecem para os leitores, mas tem suas histórias bastante individuais e dignas de serem lembradas aqui. É o caso, por exemplo de Yinsen City, o lugar que se baseia em uma realidade na qual quem morreu na caverna foi Tony Stark e Yinsen sobreviveu para criar um mundo melhor a partir dali.

Escrito por Al Ewing e com arte de Alan Davis e Mark Farmer, esse conto em duas partes saiu aqui no Brasil na edição 4 da especial dos Guardiões da Galáxias em Guerras Secretas e trabalha com mais uma personagem que de alguma forma lembra do mundo que veio antes das incursões. - Trata-se de Faiza Hussain, a Capitã Britânia. Sua chegada misteriosa vinda do território da Zona de Guerra e derrubando a barreira que separava aqueles mundos causa um verdadeiro problema para o equilíbrio de Yinsen City.



Faiza fala heresias sobre a não divindade de Destino e cria transtorno para os Defensores, heróis daquele lugar, que de algum modo também vem tendo sonhos estranhos e dúvidas. Antonia Yinsen, a Kid Resgate, Hobbie Brown, o Herói Aranha, Ava Ayala, a Tigresa Branca, o Barão Ho Yinsen e mesmo a Thor daquele lugar, a Juiza Jennifer Walters não viram por que aplicar uma pena a Capitã Britânia por questionar um Deus.

Essa provocação era certa que não passaria desapercebida por Destino. Depois de tirar os poderes da sua Mulher-Hulk-Thor, Victor exerceu como pena para o Barão Ho a queda da barreira que separava seu território do arisco mundo de Mondo City. Foram imediatamente atacados por forças lideradas por Jack Magniconte (em outros tempos, conhecido como Senhor Magnífico) e submetidos a dura lei de um mundo que mais parecia governado por uma mescla de Juiz Dreed e Justiceiro. Uma versão autoritária de Maria Hill era a Thor e Baronesa daquele lugar e aparentemente tinha já planejado a tempos invadir Yinsen City afim de roubar os seus recursos renováveis para Mondo.

Já a Capitã Britânia, principal responsável por aquela confusão e presa por heresia, monstra a capacidade de seus verdadeiros dons de "consertar coisas" se livrando da máquina de tortura senciente que a prendia facilmente e convocando a Excalibur que estava em outra sala até suas mãos. Os Defensores também deram um jeito de se libertar do seu jeito, atacando a telepata deles, Emma Frost, com a entidade do Tigre Branco que protegia Ayala. Começou então a luta pela liberdade de Yinsen City e que concluiu com um confronte entre a Baronesa Hill e Faiza Hussein. Excalibur acabou prevalendo ao Martelo de Maria e acabou que ela aceitou a derrota e vendo as boas intenções da Capitã Britânia no final.



No desfecho final, as duas cidades antes arqui-inimigas acabaram se apoiando e o chefe Magniconte acabou tendo um castigo apropriado pelo excesso de violência em sua investida que acabou matando o Barão Ho. Doom acabou deixando a questão da heresia da Capitã Britânia para trás, agora que ela tinha preocupações maiores com o novo povo que iria cuidar e seu então auto-proclamado lar.

Coveiro

comments powered by Disqus