quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Guerras Secretas: Capitã Marvel e a Tropa Carol



A Segurança áerea de Hala é garantida graças a eficiência do Esquadrão Banshee. São elas as tenentes Maggie "Mackie" McMorrow, vulgo Big Mack; Jolene Salsby, a Toc Toc; Helen Cobb, a Pancho e a primeiro tenente Geraldine "Jerri" Quimby, "Blaze". Também são conhecidas juntas como sendo a Tropa Carol, já que seus caças são liderados por ninguém menos que a única grande heróina do local, a Capitã Marvel. São as mais ousadas nos treinos para a dor de cabeça da Baronesa Cochran, mas compensam na eficiência de qualquer um que ultrapasse os limites permitidos em direção a Hala. E assim a segurança é mantida em mais um domínio do Mundo Bélico... até que as próprias moças comecem a fazer perguntas demais.



Se você reconheceu alguns dos nomes das pilotos acima, já deve estar ciente que todo o rol de coadjuvantes criados pela Kelly Sue DeConnick aqui reassumiram outros. A começar pela pequena e admiradora menina Kit, que cresceu e se tornou a Thor daquele lugar. E é juntamente ao reencontrar a menina, agora uma Deusa do Trovão, que Carol Danvers começa a questionar o mundo lá fora. Se o martelo dos deuses são forjados a partir de uma estrela-anã, onde estão as estrelas afinal? O vínculo da Capitã Marvel com o espaço a impulsiona a saber mais do que o mundo que vive lhe mostra.



Mas Danvers não está sozinha nessas questões. Nos alojamentos do Esquadrão Banshee, a novata Bijoux "Abelha" Kawasaki, que em outras vidas já foi secretária da heróina, também acha estranho que no céu só haja o vácuo. E como era de se esperar, questionar em qualquer território que seja é considerado uma blasfêmia a Destino. A partir daí, Carol começa a duvidar das missões que seguia cegamente até então. E isso a faz desobedecer uma ordem direta da Baronesa que pedia a destruição completa de um navio que rumava a Hala e que se dizia cheio de Ultrons assassinos.

No último instante, Danvers viu que havia um homem comum a bordo e voou em meio as explosões para salvá-lo. Ele era o Capitão Jim Rhodes, do navio Albatroz, que fugia do terrível domínio próximo ao Limbo. A Capitã Marvel não tinha outro lugar para levá-lo a não ser os próprios dormitórios do Esquadrão Banshee e ao cuidar dele fez de todas as pilotos também suas cúmplices. Confiou na lealdade de cada uma, arriscou-se a buscar ajuda de uma médica de fora e decidiu que secretamente iriam planejar uma missão fora dos comandos da baronesa e assim ir onde nenhuma daquela mulheres antes esteve.


As cinco começaram a partir daí a fugir alguns turnos dos treinos e realizar modificações dos aviões para torná-los resistentes como foguetes em segredo. O Capitão Rhodes acabou se recuperando em dado momento e ao contar sua história, Danvers viu a similaridade que ambos tinham. Ele buscou a resposta fugindo com sua tripulação buscando algo indo para o lado. Já ela quer conquistar o que tem acima. Todavia, a mais inconsequente de suas pilotas, Hellen Cobb, um dia foi testar descuidadamente um dos aviões-foguetes e quase morreu. Foi salva no último instante pela Capitã Marvel, mas ao mesmo tempo pôs tudo a perder.

Os segredos de dentro do Alojamento do Esquadrão Banshee não mais passariam desapercebidos pela Baronesa. Elas teriam que adiantar o plano de ir além do espaço para agora e isso a pôs todas imediatamente contra não só um outro Esquadrão de aviadoras de Hala. O Esquadrão Banshee pode mostrar mais uma vez porque eram as superioras do pedaço e tiveram um breve descanso numa das ilhas que Rhodes encontrou no seu caminho quando fugia do Limbo. Foi lá que ele acabou sabendo que a culpa das explosão de seu navio foi de Carol e das meninas.


Mas o tempo de paz para aquelas guerreiras foi curto. Não demorou muito para a Thor Kit e um destacamento de outros set membros da Tropa de Thors as encontrarem. Desta vez, nem todos poderiam ir para a batalha. Helen e Rhodes que estavam sem suas próprias aeronaves ficaram na ilha para criar armadilhas surpresas contra os Deuses do Trovão. Já a Capitã e sua Tropa Carol mostraria que poderiam também ser divinas como ases indomáveis nos céus.

Danvers acabou confrontando a garota que sempre foi sua admiradora e no meio da batalha conseguiu convencê-la a ajudar em seus planos. Kit se voltou contra sua tropa e conseguiu o espaço para o Esquadrão Banshee singrar além das nuvens. O que viram ali ficou na imaginação do leitor, mas a vitória foi conquistada naquele dia e as histórias de Carol Danvers continuam numa nova e diferente Marvel que surge ao fim das Guerras Secretas.


Com isso, Kelly Sue DeConnick se despede das aventuras da Capitã Marvel de vez. Aqui esteve acompanhada de uma roteirista novata, Kelly Thompson, e mais uma vez contou com a arte estupenda de David Lopez. A história em si é não só pouco importante ou mesmo curiosa pra a saga em si, como também sem nenhum brilho. Acaba sendo uma ode mais aos próprios trabalhos de DeConnick com a personagem e lembra demais o volume 4, que pra mim é o conjunto mais fraco de histórias com a personagem.

Numa outra histórinha curta que acompanha essa edição, descobrimos que com MODOCs nem outro MODOC pode. Ed Brisson e Scott Hepburn cria de uma maneira hilária um encontro entre esses Mecanorganismos Operacionais Destinados a Ocisão e Carnificina de diferentes realidades e que não sabem um jeito de conviver juntos. É pra virar as páginas e rir das besteiras mesmo.

Coveiro

comments powered by Disqus