quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Guerras Secretas: O Cerco



A grande muralha que separa as  terras nefastas ao sul dos territórios mais tranquilos ao norte é a maior linha de defesa que o Mundo Bélico tem para manter sua integridade. Com isso, é preciso os mais fieis e corajosos estarem neste ESCUDO para garantir a proteção dela. Rodeando praticamente todo o globo, um nome se destaca acima de todos nessa defesa - Abigail Brand, a agente que dedicou sua vida para cumprir sua missão.

Cerca de 20 anos atrás, ela foi sentenciada a sua função e desde então conta com uma leva de cadetes fiéis e destacáveis. Leah, que sentia falta de sua amante Magia, é a sua segunda em comando. Leonardo da Vinci, que aqui é literalmente um homem vituriano de quatro braços é seu maior inventor para criar de forma imaginativa maneiras de deter as vindouras ameaças. Os Summers são os muitos clones criados por Sinistro e que foram depois descartados para a Muralha após ele perder o interesse. Grimm é a personificação literal do ESCUDO. E ao longo da história ainda veremos novos cadetes como a Miss America Chavez e a Princesa Lady Kate Bishop, recentemente pega em seu domínio por roubar dos ricos para os pobres.

Todavia, é a chegada de um novo sentenciado chamado Kang, o Conquistador, que parece mudar tudo. O Homem que alega ser um viajante do futuro e que terá um futuro promissor liderando os patrulheiros de Hel. Ele alega ter feito grandes feitos a Destino reduzindo o número de Homens-Verdes selvagens no Gammamundo e questiona a liderança de Brand. Curiosamente, enquanto discutiam, uma nova versão de Kang vinda do futuro aparece do nada para deixar uma mensagem - Ele afirma que estava errado e que agora o tempo estava se esgotando. Em 20 dias o ESCUDO cairá e é Thanos que condenará a todos.

O outro Kang duvidava da veracidade do que dizia sua versão futura, mas era certo que havia um problema com a travessia temporal, cheio de minas no caminho. Mas o fato é que como boa comandante que era, Abigail precisava se preparar. O problema é que praticamente todo dia a Muralha era alvo de um ataque e estar preparado pra isso era o café da manhã de todos ali. Assim, no decorrer da história vemos a volta triunfal de Magia abatendo uma horda de zumbis que avançava como nunca e até mesmo uma monstruosa versão do Fera, ex-amante de Brand, que foi transformado pelas hordas de Aniquilação numa lesma gigante para derrubar a muralha.



Outros personagens que acabam dando as caras aqui é um casal de Unidades (ou Uno, como traduziram agora), robôs que o escritor Kieron Gillen usou em sua fase na batuta dos X-Men e que aparecem aqui como uma espécie de conselheiros para lidar com problemas complicados como invasão de Ultrons. Outros recursos mais obscuros trabalhados aqui são versões da Kitty Pryde que funcionam literalmente como gatos com mente coletiva e um gigantesco dragão Lockeed.

Então, veio uma das batalhas mais complicadas da vida de Brand, quando um Fúria (usando o corpo de Nick Fury, ex-chefe de Brand) comanda os Ultrons contra a Muralha. E quem conhece um pouco sobre a história desse vilão, sabe que ele é praticamente impossível de ser detido. Esse confronto acabou custando boa parte das forças de Brand, o casal de robôs Unidade e só foi detido quando Kang o puxou para dentro de uma fenda temporal e batalhou com ele lá dentro jogando em cima de cada mina temporal. Já o exército que seguia o Fúria foi detido com os esforços em conjunto de Leah e Magia, que montavam uma versão monstruosa do Colossus. Essa, por sinal, foi a última ação das duas no ESCUDO. Depois disso, abandonaram o posto deixando uma inconsolável Abigail Brand para trás.



Quando Kang volta vitorioso do seu combate com a Fúria, a milícia do ESCUDO acaba se deparando com a ameaça que tanto temia. Thanos aparece diante deles se entregando e exigindo uma cela. Parte do que vemos aqui, portanto mescla-se com a história da minissérie principal. Depois de proclamar que tinha parte da culpa dos últimos ataques a Muralha, o Titã que sobreviveu ao fim de tudo garante um momento a sós com Grimm e convencê-lo de que as coisas como são hoje não são como deviam ser. Thanos fala de outros tempos quando existia o Quarteto Fantástico e questiona porque o atual Deus Destino o condenou aquela condição.

Depois de ter plantado as dúvidas na cabeça do gigantesco Coisa, Thanos anunciou que a última leva de exércitos por ele arregimentado atacaria o ESCUDO. Mesmo com a ajuda dos Thor Fantásticos (quatro Deuses do Trovão com poderes extras do Quarteto), as forças de Brand já estavam esgotadas demais para vencer essa. Da sua prisão, Thanos finalmente conseguiu convencer Ben Grimm a se erguer e abandonar sua posição como ESCUDO. Assim, a própria linha de defesa que protegia as terras do norte se levantou como um gigante e avançou para Doomstadt. Atrás dele, seguia um exército misto de seres nefastos liderados por Thanos. E tudo continua como vimos em Guerras Secretas #8.



Para os últimos sobreviventes daquela batalha, não restava muito. Miss América Chavez e Lady Bishop resolveram fugir para tentar o destino em outro lugar. Kang resolve viajar no tempo para tentar resolver a questão, mas todos sabemos que ele acaba falhando. Por fim, para Abigail Brand não resta mais nada a não ser ter seus últimos momentos com o Clone Summers, seu companheiro mais fiel até ali.

Provavelmente a minissérie mais ligada a saga principal, Kieron Gillen entregou uma história que seus leitores já esperavam - abusando de surrealidade, mas com pontos fortes de criatividade e humor ácido. Trouxe de volta os principais personagens que já teve afinidade em sua passagem na Marvel, tendo elementos aqui de sua minissérie SHIELD, dos seus Jovens Vingadores e um resquício dos Fabulosos X-men. Reserva partes surpreendentes cômicas na história como as bombas de esclarecimento contra zumbis criada por Leonardo da Vinci e os diálogos ariscos entre Kang e Brand sempre que os dois se topam na história. Pode colocar na sua lista obrigatória de tie ins a serem lidos da Guerras Secretas quando tiver a oportunidade.

Coveiro

comments powered by Disqus