segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Guerras Secretas: O Fim do Universo Ultimate



Apesar de todo o esforço para manter aquele planeta artificial em harmônia, nem tudo é perfeito em Latvérion. Justamente o domínio que representaria os resquícios das últimas realidades a se chocar apresentou problema. Uma anomalia que nem mesmo Destino pode ainda compreender acontece em Manhattham e heróis tanto da Terra 616 como da Terra 1610 passaram a dividir o mesmo espaço aqui e criar uma série de problemas para a estabilidade do Mundo Bélico.

Se todos queriam ver como aconteceria um crossover em massa entre as duas realidades até então mais importantes da Marvel, essa minissérie ligada as Guerras Secretas é o que você precisa ler para entender. Temos uma parceria inusitada entre o Homem-Aranha 616 e a versão Jovem Ultimate dos Supremos da outra realidade para lidar com o Esquadrão da Serpente. Um encontro cheio de egos e piadas ácidas quando dois Tony Starks ocupam o mesmo lugar numa reunião do Triskelion para resolver essa questão. E cenas recorrentes muito divertidas quando o Peter Parker descobre que todo mundo na Terra 1610 (e alguns telepatas da 616) já sabem há tempos sua identidade secreta.

Aparentemente, em termos cronológicos para aquele domínio, a anomalia nasceu como consequência direta que o portal entre as realidades 616-1610 usado um tempo pelo vilão Mistério e ficou sobre observação da versão ultimate de Tony Stark e do Jovem Amadeus Cho entrou em curto. Provavelmente, algo que já deveria ter sido fechado a pedido da SHIELD acabou provocando um problema durante a incursão entre as Terras e quando Destino as recriou, foi incapaz de percebê-lo e tornou dois domínios como sendo um só. Desde então, duplicatas das duas realidades passaram a co-existir sem muita explicação ali.



Algumas coisas, é claro, eram diferentes das concepções das duas Terras ali. Nunca houve um Torre entre os Vingadores, e a Tropa de Deuses do Trovão sempre era o que foi, uma elite a ser temida por todos nos diferentes domínio. Agora, sob ordens dos Thors, a anomalia não devia mais ser mexida ou estudada, e quem desafiasse a vontade de Destino (como foi o caso do Gavião Arqueiro) seria executado com um relâmpago. Obviamente, mesmo em segredo, nem todos obedeceram aquela ordem. Os dois Tony Stark passaram a se associar e estudar em segredo o fenômeno. E curiosamente vemos como duas personalidades tão distantes da mesma pessoa acabam afetando uma a outra.

Paralelamente, vemos aqui outras histórias divertidas acontecendo entre personagens de realidades diferentes. O nosso velho Peter Parker 616 aproveita a situação para visitar mais uma vez a mais jovem Tia May e a Gwendolyne Ultimate depois de tanto passado com o crossover dos Homens-Aranha. Já os dois Bruce Banners - o paranóico da versão 1610 e o determinado Doutor Jade 616 - também têm a mesma ideia de se juntar e resolver o problema pensando juntos. Todavia, dois potenciais Hulks na mesma sala nunca foi algo muito certo e eles acabam tretando no final. Com a briga dos dois gigantes gamma pela cidade, acaba ocorrendo uma fuga em massa da prisão e um dos fugitivos é o Justiceiro. Frank Castle que é um homem pragmático acaba matando a sua versão de outra realidade quando topa com ela a primeira vez e isso parece mexer com sua cabeça.



Depois que o Banner 616 é preso (enquanto que o outro sabe-se lá que destino teve), as coisas ficam ainda mais tensas entre os heróis das diferentes realidades. O Nick Fury ultimate tenta colocar todos os heróis na linha aos berros, mas a nossa versão 616 do Tony Stark não é alguém fácil de aceitar ordens. É assim que mais tarde ele causa uma pane geral no Triskelion e usa uma de suas armaduras para ajudar o Banner a fugir. Agora, seriam dois Tonys e um Bruce pensando juntos em como desenvolver melhor a anomalia entre as realidades.

Enquanto isso, a tensão só aumentava entre a Manhattham dividida entre realidades. Agora, o Justiceiro ainda mais pirado culpava não só os vilões como os heróis por essa insanidade. Assim, além de matar a Gangue da Demolição a sangue frio quase que executa a Granada, Manto e Adaga dos Jovens Supremos. Já Fury alistou heróis das duas realidades para caçar e dar fim a toda confusão que os Tony Starks estavam causando ali. Já dentro da Torre Stark, os dois Tonys começavam a divergir se deveriam contar ou não suas descobertas sobre a anomalia para a divisão científica de Destino. E em Doomstadt, quando Valéria relatava a seu pai os últimos acontecimentos sobre a anomalia de Manhatham, Destino parecia irresolutamente quiento sobre a questão.

Assim, quando aqueles dois mundos ocupando o mesmo local já não se suportavam mais e os heróis 616 e 1610 partiam para as vias de fato para um quebra-pau, apareceu o garoto Miles Morales. Sendo o único do Ultiverso que viajou com a arca dimensional da cabala e sobreviveu as mudanças de realidade causadas por Destino, aquele jovem Homem-Aranha era o único ali que conhecia a verdade e poderia revelar a todos a farsa em que viviam. Telepatas como Emma e Jean certificaram a veracidade do que ele falava e todos ficaram estáticos sobre o que fazer a seguir.



Miles não era o único deslocado daquela realidade ali. Como bem vimos na revista mensal do Velho Logan, a última parada do "Wolverine aposentado" foi aquela Manhattham e ele pode também apresentar para todos os presentes os territórios que percorreu antes até chegar ali e evidenciar que nada daquilo fazia sentido de fato. Cientes de que viviam uma mentira, os heróis dos dois mundos estavam determinados a apoiar Miles e avançar sobre a Capital. Primeiro derrotaram uma leva de Thors enviados por Destino. Depois, começaram a se despedir das pessoas amadas pois ninguém sabia quem permaneceria de fato assim que as Guerras acabassem.

E após, infelizmente, no decorrer dos eventos finais de Guerras Secretas alguns heróis marcantes do universo ultimate aparentemente conhecerem seus fins permanentemente, o garoto Miles Morales desperta em Nova York com uma baita surpresa. Sua falecida mãe estava viva mais uma vez e lá fora, com o sol brilhando, seu amigo Ganke e os demais o convocavam para um passeio no centro da cidade. É um novo começo para o Homem-Aranha Miles Morales agora como parte da Terra 616.



Não foi a melhor das despedidas que se podia ter para o Ultiverso (talvez merecesse algo melhor, mas há anos era uma realidade que se arrastava numa sobrevida). Todavia, não podia estar nas mãos de nenhum outro que não Brian Michael Bendis para fazer o que ele quisesse antes do fim. Apesar do elo fraco que a série acabou ficando com a própria Velho Logan escrita por Bendis, gostei do mesmo acabar aproveitando o lance do portal que ele mesmo criou em Homens-Aranhas para ser trabalhado aqui. Agora, com alguns acertos aqui e lá, temos uma nova chance para o Miles e ver o quanto ele pode brilhar no universo regular dos quadrinhos da editora.

Coveiro

comments powered by Disqus