quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

O fim de Guerra Civil II e o que ela previu para o Universo Marvel que vem adiante

Atenção! Informações sobre edições inéditas no Brasil!



Para quem estava ligado nas notícias da Guerra Civil II, evento capitaneado por Brian Michael Bendis esse ano com arte de David Marquez, já sabe que este foi o evento Marvel que tomou o ano de 2016 e uma grande expectativa foi criada para saber o que aconteceria nos seus momentos finais que mudaria drasticamente a vida do Homem de Ferro. Sendo assim, com o capítulo final saindo esta última quarta-feira, finalmente saberemos o que aconteceu com Tony Stark, Ulysses e o que se reserva no futuro da Marvel depois de tudo isso.

Como era de se esperar, um grande combate foi deixado para o final com o Capitólio como cenário de fundo. Tony Stark e Carol Danvers começam uma briga entre eles com todo o resto do universo Marvel numa baita expectativa sobre se deveriam intervir ou não. A decisão é tomada depois de mais uma visão do Inumano Ulysses, que antecipa que Steve Rogers poderá ser ferido por uma rajada perdida daquela briga. Os heróis chegam tarde demais para impedir o pior e uma rajada fulminante da Capitã Marvel coloca o Homem de Ferro na lona. Nesse momento, o inumano Ulysses, principal causa de toda essa Guerra entre lados, entra em modo total em suas visões e expande muito do que vem por aí no Universo Marvel (mas falaremos dela já já).

Vamos falar primeiro do destino de Tony Stark, que segundo o que era mostrado nas revistas que tomaram o lugar do Invencível e Internacional Homem de Ferro com distintos substitutos, já aparentemente davamos o criador original do Homem de Ferro como morto. Só que não foi exatamente o caso desta vez. Procurando uma saída mais fácil para seu eventual retorno, Bendis apenas coloca Stark em coma, numa câmara criogênica e sob os cuidados do Fera, que falhou em restaurá-lo até agora. Só que o mutante também descobriu algo inusitado - Tony Stark não era exatamente mais apenas um homem comum. De alguma forma, Stark vinha realizando modificações e experimentações em si mesmo e o que quer que ele tenha feito é o que salvou sua vida do ataque mortal da Capitã Marvel e o vem mantendo vivo até agora.



O que muitos sites americanos tem levantado sobre essa última edição é que seu atraso pode ter sido algo além do que um conveniente problema pessoal com o desenhista David Marquez, mas também uma alteração pontual do roteiro. Para quem lê o final da edição 7 de Guerra Civil II, a morte de Tony Stark na armadura do Homem de Ferro é dada como certa. Já quando se retoma a edição #8, todo o impacto daquele ataque é desconsiderado para apenas vermos a Capitã Marvel supostamente "matar" o Homem de Ferro apenas aos olhos do público. É difícil saber o que a comunidade heróica sabe de fato sobre a não-morte de Tony Stark tendo em vista toda o quadro impactante com o menino Miles Morales lamentando um suposto Tony Stark morto em seus braços. Ao mesmo tempo, nas páginas de Invencível Homem de Ferro, Riri Williams parece estar sendo tutoriada pela I.A. holográfica de um homem dado como morto que não morreu. Ou será que esse comatoso Tony Stark pode estar de alguma forma conectado aquela personalidade artificial? É um emaranhado um tanto confuso para um final que parecia simples, mas que acabou criando respostas mais complicadas sendo jogadas para o futuro.



Já a Capitã Marvel tem sua redenção por parte do governo dos EUA, que pareceu endossar seus atos e ela complementa com a resposta de que ela tem "algumas ideias pro futuro". Mais detalhes sobre esse novo papel de Danvers no universo Marvel talvez só saberemos mais no epílogo da saga chamado Civil War II: The Oath (ou Guerra Civil II: O Juramento?).

E sobre o Ulysses? Bem, talvez seja mais importante começar revelando cada uma das sete visões que ele nos antecipou do que vem por aí no Universo Marvel. Aparentemente, cada uma delas parece se ater a um personagem em específico da editora e com arte de diferentes desenhistas em cada uma das splash pages. Espia só:


Com arte de Adam Kubert, temos a visão da saga Monsters Unleashed


Com Leinil Francis Yu, temos uma intrigante imagens dos X-Men que parece remeter a Inumanos vs X-Men. Porém, reparem no destaque que dão ao Nova.


Com arte de Daniel Acuna, parece que a visão do Inumano Ulysses que previa um confronto entre Miles Morales e Steve Rogers não era tão errada assim...



Com Alan Davis, Medusa se vê as voltas do futuro do marciano Killraven e seu bando


  Por Marco Rudy, Miles Morales ve um futuro ameaçado por Sentinelas



Mark Bagley faz a arte da Capitã Marvel vendo de novo um ameaçador Ultron vindo a tona. Mas como isso acontece com as versões antigas dos velhos personagens icônicos da Marvel?


Por fim, Esad Ribic coloca o Rei Thor na eterna batalha contra seu irmão Loki

No fim, Ulysses passa a figurar como um entidade cósmica, aparentemente ao nível de Eternidade e com isso a Marvel coloca ele fora do seu tabuleiro do mesmo jeito que ele entrou. Não há como saber que impacto isso terá para os Inumanos, mas ciente de que eles no futuro terão um caminho mais cósmico a seguir, é bem provável que esta não seja a última vez que veremos Ulysses.




Bom, vamos ver o que 2017 reserva então... as cartas do futuro, mesmo que não digam muito, já foram postas na mesa.

Coveiro

comments powered by Disqus