sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

O primeiro dia da CCXP 2016: Maior, Mais Épica e mais e mais



Como vem acontecendo desde a primeira edição, o Universo Marvel 616 foi conferir a Comic Con Experience realizada na São Paulo Expo, Zona Sul de São Paulo. Já estabelecido como o principal evento de cultura pop do Brasil, a grande tarefa deles a partir de agora é se autodesafiar a cada nova edição e surpreender ainda mais os seus participantes. E com as reformas já concluídas do centro de convenções este ano, era mais que certo que o evento sanaria eventuais problemas de estrutura que aconteceram no ano passado e teria ainda mais espaço para mostrar todo o pontencial que consegue conquistar.


Com o dobro de metros quadrados, o evento pode não só contar com mais participantes, mas também pode oferecer aos estúdios e lojistas mais espaço para ousar na criação dos seus stands e torná-los ainda mais atraentes para o público. Falando particularmente no que cabe a Disney, foi possível sentir um gostinho dos vindouros blockbusters da Casa das Ideias no ano que vem. Guardiões da Galáxias contava com sua novo logo oficial a frente do postêr com os membros da equipe que já divulgamos aqui. Logo atrás, um  telão repetia o único teaser trailer divulgado até agora do filme. Todavia, a maior novidade para os Guardiões somente aconteça Sábado com o painel do diretor James Gunn. Logo ao lado, Thor: Ragnarok ganhou três ambientações para os fãs baterem fotos - Um cenário com a Hela de costas como foi mostrado na primeira imagem oficial de divulgação do filme, outra com estátuas do Hulk e Thor e, por fim, um última com um diferente Mjolnir cravado no chão para os fãs interagirem e tirarem foto.


O maior destaque do stand certamente estava voltado para a grande estreia deste ano ainda - Rogue One: Uma história de Star Wars, que contou com uma bela exposição de roupas do filme e uma área fechada de simulação 4D. Quem também não ficou de fora foi o novo filme dos Piratas do Caribe, com uma exposição de caveiras talhadas e pintadas por diferentes artistas colocadas num cenário tribal típico do filme. Em pórticos ao redor do stand, pórticos com telas divulgando o desenho Moama. Uma única loja no centro vendia produtos de licensiados da Disney, mas a fila era realmente desafiadora para os interessados.


A Universal tinha seu stand logo ao lado do da Disney e estrategicamente deixou a parte de divulgação do seu novo Homem-Aranha de cara para a Marvel Studios. Cenários bem divertidos simulando prédios a serem escalados e salas viradas de ponta-cabeça eram a atração pros fãs registrarem fotos se divertindo como se fossem o teioso por um dia. Curiosamente, chamou a atenção ainda não terem dado um nome em português para o filme do personagem. Em toda a divulgação da feira, lia-se "Spider-man: Homecoming" e o mistério de como esse filme será chamado aqui no Brasil continua. Nesta Sexta-Feira há um painel sobre o filme e o que se espera é que o primeiro trailer do filme seja divulgado em primeira mão na CCXP e, quem sabe, finalmente aí seja revelado o subtitulo do Homem-Aranha.



Mais a direita, a FOX focou sua divulgação em Wolverine e Assassin'Creed com direito a postêr duplo dos dois filmes e uma coletânea das fotos em preto e branco que já tinham sido divulgadas pela equipe de produção nas redes sociais. Até aí nada especial, mas num canto menor, tentaram montar um cenário de El Paso que provavelmente fará parte do filme. Por fim, uma área misteriosa do stand indicava pistas para o próximo filme da franquia Aliens e um outro espaço tinha a sequência de Kingsman como tema.



Os demais estúdios não fizeram menos. A Warner criou uma baita área da DC e trouxe parte da exposição da Mulher-Maravilha que vimos na Nova York Comic Con (veja o album aqui) e direcionou sua atenção para a sua trindade das séries de TV com baita estátuas do Arqueiro Verde, Supergirl e Flash. A Paramount tinha espaços para a divulgação do próximo filme da lista dos Transformers e não perdeu tempo de anunciar o Ghost in the Shell (traduzido aqui como Vingilante do Amanhã).



A Netflix tinha o seu maior stand até agora se comparado com todas as edições anteriores do evento e criou também áreas interativas de série aclamadas dos fãs como Stranger Things e da Desventuras em Série. Nickelodeon fez uma espécie de Minicon para a garotada, mas sem esquecer de divulgar sua franquia das Novas Tartarugas Ninjas que tanto faz sucesso nos cinemas.

As lojas de quadrinhos e colecionáveis triplicaram aqui, e o evento desta vez conta certamente com mais espaço para as principais editoras do mercado. E voltaremos a falar sobre a parte de action figures e demais exposições aqui num outro artigo, onde Paulo Artur fará uma cobertura ainda mais minuciosa sobre o que foi disponibilizado e divulgado por lá.


No coração do evento, bem entre os stands da Panini e Comix ,estava o Artist's Alley, certamente o maior em evento nacional e infinitamente mais organizado que qualquer outro. Particularmente, considero sempre uma área complicada para se chegar a um ideal que atenda as necessidades dos autores e do público e desta vez penso que a organização conseguiu chegar perto da perfeição. É uma área ampla, corredores largos e onde convidados internacionais se misturam com criadores nacionais sem qualquer ofuscação. As localizações e mapas das mesas estão bem mais fácil de acompanhar e há totens com alguns nomes em detaques para as pessoas se localizarem melhor. Sem sombra de dúvidas, tornou-se um exemplo a ser seguido daqui por diante.


Por fim, uma parte mais ao fundo do evento batizada de Anime CCXP foi focada na área que atende mais ao público de gosto oriental e contou com uma exposição impressionante de armaduras de Cavaleiros do Zodíaco (que certamente, o Paulo Artur não vai deixar de falar por aqui). Já o núcleo para divulgação de games contou com  alguns poucos stands, mas sempre bem cheios.

Ainda estamos no começo do evento e nossa cobertura continua neste segundo dia por lá. Mas mesmo sendo muito cedo para falar o quão fabulosa a CCXP foi esse ano, é impossível para mim não fazer este ano um paralelo com a Nova York Comic Con que participei este ano. Apesar das duas levarem o nome 'convenção de quadrinhos', é notório que elas no final atingem objetivos bem diferentes.


Como já citei outras vezes, o evento do Brasil não sai devendo em nada e de certo modo até mesmo se sobressai em termos da estrutura e exuberância dos stands. Deu pra perceber aqui, que enquanto o evento da gringa tem um teor mais comercial, com stands mais simples, com bem mais editoras sejam elas as menores que for, ela acaba tendo bem menos participação de estúdios e de canais de TV. O que eles certamente não economizam por lá é nas promoções Até mesmo quem está aconstumado com o baixo preço de lá, se surpreende com ofertas gritantes de bonecos, revistas e demais produtos.

A CCXP, no entanto, segue por outro caminho, o que deve se assemelhar bem mais ao que se tornou a San Diego Comic Con (que já está na minha lista pessoal para conferir pessoalmente um dia). Trata-se do lugar para se promover o produto e atingir uma gama ainda maior de interessados que foram enlaçados dentro da cultura pop através dos filmes e séries de TV. De uma maneira única aqui no Brasil, a Comic Con Experience conseguiu de fato reunir a maior gama de estúdios num só lugar e fazer com que eles criassem apelo ao interagir e criar conteudo criativo com o público presente na feira. E aos poucos, mais editoras e até mesmo fabricantes de brinquedos estão chegando. Empresas até mesmo um pouco de fora da área estão também reconhecendo a força da cultura nerd e estão participando e se promovendo por lá. O evento inevitavelmente vai ficar maior.

Mas esse é só um aperitivo que eu queria dar para quem ainda não foi ontem já criar as suas expectativas para o resto do final de semana. Ainda voltaremos aqui para falar de outras novidades anunciadas durante o evento e focar em outras particularidades da feira até o Domingo. E com isso, não deixem de também acompanhar a gente nas redes sociais!

E confira sempre nosso album de fotos do evento que será atualizado todos os dias clicando aqui!

Coveiro

comments powered by Disqus