quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

A Mãe de Madaya é a HQ produzida pela Marvel que traz a heroína da vida real

                                                                     *Artigo escrito por nosso colaborador André Marques


Assuntos reais e polítcos sempre estiveram na Marvel. Não é novidade. Na época da Timely, tinham o Capitão América na segunda Guerra Mundial. Na década de 1960, abordavam a Guerra Fria em Homem de Ferro, Quarteto Fantástico, Hulk e até mesmo em Homem-Aranha, de certa forma, com o Rhino e com o austronauta John Jameson, filho de J Jonnah Jameson. Na fase de Steve Englehart em Capitão América, com o caso de Richard Nixon sendo indiretamente referenciado. Em 2006, em Guerra Civil, com o estado tentando regular a atividade super-heroica. Reinado Sombrio, em 2009. Vingadores vs X-Men, em 2012. O recente All-New-Captain America (Sam Wilson), de Nick Spencer. Agora, em vez de adaptações da realidade ao universo Marvel, a editora traz uma história real de uma mãe que faz o possível e o impossível para manter sua família viva na Síria. Veja:


Em parceria com a ABC News a Marvel lançou uma pequena HQ digital mostrando os relatos reais de uma cidadã síria que vive na cidade de Madaya, controlada e bloqueada pelo governo do país. Ela e seu marido têm cinco filhos e lutam para sobreviver. A mãe deu os relatos anonimamente (por isso o nome da HQ: Mãe de Madaya) durante o mês de janeiro de 2016. Ela relata detalhes de como faz para sobreviver, tendo até de comer menos para ter mais alimento disponível para seus filhos, como o seu marido a ajuda, como vivem sem energia elétrica e com frio, das mortes que veem, etc, etc.


O responsável pela arte é o croata Dalibor Talajic, que já trabalhou em Motoqueiro Fantasma, X-Men e em Deadpool Kills the Marvel Universe.

É uma leitura interessante pois além de mostrar uma realidade ainda mais dura que a dos pelos problemas econômicos e de violência que conhecemos e vivenciamos, demonstra a dificuldade de se viver em um ambiente de escassez ou até mesmo inexistência de produtos e serviços (como no filme Náufrago, com Tom Hanks).

Quem quiser ler na íntegra é só clicar aqui.

André Marques
Colaborador do site Marvel 616 e redator no Aracnofã

comments powered by Disqus