terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Guardiões da Galáxia: Uma nova equipe para um novo Universo Marvel


Após as Guerras Secretas, há um novo Universo Marvel para ser explorado. Mesmo assim, a galaxia precisa de seus guardiões para proteger aqueles que não têm quem lute por eles. Mas as coisas mudaram, como logo veremos a seguir no relançamento do título dos Guardiões da Galáxia, escrito por Brian Michael Bendis e desenhado por Valério Schiti, publicado pela Panini em sua própria revista mensal novamente.

A equipe está bastante modificada desde a última vez que a vimos. Peter Quill se afastou da equipe para se tornar o imperador de Spartax, eleito à revelia para o cargo pelos habitantes do planeta. Gamora, a mulher mais mortal do universo, também se afastou. Kitty Pride, noiva de Peter, assumiu o lugar dele como a nova "Senhora das Estrelas". Drax, o Destruidor, Rocky Racum, Groot e Venon continuam na equipe, com o acréscimo de Ben Grimm, o Coisa, em suas fileiras. Rocky é o líder, agora.



A uma distância inimaginável, na Zona Negativa, o Aniquilador se reúne com a Rainha da Ninhada. Ambos faziam parte de um conselho formado também pelo antigo Rei de Spartak, J'son, o Majestor do Imperio Shiar, Gladiador, a Inteligência Suprema dos Krees e os Chitauris. Parece que os dois aliados têm os seus próprios planos a respeito da divisão da galáxia e as consequências disso não serão nada boas.

Falando nos Chitauris, a nova equipe empreende um ataque ousado a uma de suas naves e roubam um artefato possivelmente poderosíssimo, mas que se encontra trancado dentro de uma espécie de valise e ninguém sabe exatamente o que se encontra em seu interior. Talvez seja uma Manopla do Infinito, aquela "luva" capaz de reunir um poderoso conjunto de joias que atua no tempo e espaço. 


Para dirimir essa dúvida, Kitty sugere que todos se dirijam a Spartax para abrir a valise, pois lá isso pode ser feito com segurança. Rocky protesta contra a ideia com veemência, mas depois cede. Isso mostra que a saída de Peter da equipe gerou mágoas e ressentimentos em alguns de seus integrantes. 

Em Spartax, Peter precisa lidar com a tediosa rotina de suas novas responsabilidades. A nave dos Guardiões chega ao Palácio Real, para surpresa e alívio dele. Peter recepciona seus amigos, mas o constrangimento entre todos é visível. Ele é colocado a par dos últimos acontecimentos, mas antes que possa tomar qualquer atitude, um projétil humano atinge o solo nas proximidades.  É Gamora, ensanguentada e ferida. Ela tenta se reerguer e diz que tentou de tudo para impedir o que está prestes a acontecer: a chegada de Hala, que tem contas a acertar com os Guardiões e Spartax devido à destruição de seu mundo natal durante o infeliz evento do Vórtice Negro.


Foi um recomeço simpático para a série. A sequência de ataque à nave Chitauri foi muito boa e a sequência entre Kitty e Rocky, em que este não admite voltar a Spartax de jeito nenhum, foi engraçada. Gostei também da inclusão do Coisa na equipe. O fato dele ser piloto criou uma boa justificativa para a presença dele. Como sou fã do Bendis, sempre torço para que ele faça um trabalho melhor do que seus mais recentes, que têm sido bem irregulares. O que vocês têm achado do Bendis atualmente?  

Os desenhos de Valério Schiti estavam ótimos. Não me lembro se outro desenhista já fez isso antes, mas gostei muito de ver a nave Chitauri com o mesmo visual do filme dos Vingadores.

A Panini lançou e relançou vários títulos, todos com papel LWC e diferentes faixas de preço. O que vou dizer agora é mero palpite, mas tive a impressão de que a editora já organizou o mix das revistas prevendo espaço para os vários títulos "geminados" que virão a seguir, por exemplo, do Thor, Capitão América e Homem de Ferro. Isso pode favorecer o leitor que não compra todos os títulos mensais. É uma iniciativa interessante e vamos ver no que isso vai dar.

C@rlos

comments powered by Disqus