quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Surfista Prateado: Além da Eternidade


 
Antes do começo das Guerras Secretas, o Surfista Prateado e sua amiga terráquea Dawn Greenwood ainda vagavam pelo espaço em busca de aventuras e ajudar a quem mais precisasse no caminho deles. Só que agora veremos o que aconteceu com eles quando o Universo 616, o último do multiverso destruído, chegou ao fim. Estes podem ter sido os Últimos Dias do Surfista Prateado.

Quando os vimos pela última vez, o Surfista e Dawn ajudavam os refugiados do planeta Nova Égide depois de terem seu planeta consumido por Galactus, e o fato dele ter sido um arauto da entidade cósmica, acabou com a amizade entre os dois. A frota de três bilhões de naves é orientada pelo Surfista Prateado a singrar o cosmo até achar um novo planeta perfeito para cada um dos sobreviventes. Só que uma batalha ao entrar em um setor defendido por um exército prende o Surfista e toda a frota de Nova Égide em um loop infinito, o que chama atenção da entidade cósmica conhecida como Rainha Nunca.

Seu poder é baseado nas possibilidades, de onde ela pode observar de fora do tempo. Até que em um instante, o Surfista percebe que está preso em ações repetidas. Ele retoma o ínfimo anel que ele tinha dado para Dawn e finalmente com seu poder completo, consegue sair do loop. Em seguida encontra enfim um planeta que se adapta a cada um dos refugiados, acabando com o problema que sempre aparecia de alguns deles adoecerem com a atmosfera de um novo planeta.


Passaram meses desde que chegaram a Nova Nova Égide, os sonhos de paz e tranquilidade para seis bilhões de pessoas de milhares de mundos foram realizados. Até mesmo para Norrin Radd, que não usa mais sua forma prateada e Dawn Greenwood, que não deseja mais voltar com afinco pra casa. Mas o interessante, é que mesmo desfrutando da companhia um do outro, os dois não conseguem desenvolver uma relação mais íntima e quando finalmente tentam, descobrem que questões antigas mal resolvidas que entravariam suas escolhas ficam bem mais fáceis de serem ignoradas. Aí que o Surfista percebe que algo no planeta estava influenciando as mentes de todos ali. Quando ele percebe, até mesmo sua prancha estava vivendo sob influência do ser nativo do planeta, conhecido como Euforia. O sistema da atmosfera adaptável se defendeu da depressão coletiva de tantos seres dando a eles o que eles precisavam. Mas alguns antigos guerreiros não gostaram de viver tão pacificamente e resolveram ir embora. O Surfista e Dawn também. Já no espaço, livre da influência de Euforia, os dois finalmente e por livre-arbítrio, se beijam.


Com o objetivo de voltar à Terra, mas pelo caminho mais longo, Dawn e o Surfista voltam aos lugares onde estiveram meses antes, revendo os amigos que fizeram pelo caminho. Mas quando chegam ao lugar onde salvaram a Rainha Nunca, coincidentemente ela aparece para alertá-los que o universo está findando. A incursão final está ocorrendo, acabando com a realidade. Na fuga para o passado, outro Surfista e outra Dawn aparecem ao lado deles fugindo também e ela aponta para sua contraparte um rasgo na realidade, uma saída do universo, um espaço vazio sem matéria. Lá dentro dois seres fecham o rasgo assim que eles passam, dizendo que eles estão à parte da Eternidade. Súbito, a forma da entidade Eternidade aparece pra eles, mas quando ele os encara é a face do Doutor Destino que reflete a Eternidade. Destino detém o poder dos Beyonders e salvou tudo o que conseguiu com sua força de vontade, tornando-se Eternidade. Os seres que ficaram à parte são Glorian, o Realizador de Milagres e seu assistente, . Seu plano é recriar a realidade com a ajuda do poder cósmico do Surfista e do poder do seu mestre, o Moldador de Mundos (um antigo Cubo Cósmico/Beyonder criado pelos Skrulls há muito tempo).


Glorian os dá a divina oportunidade de refazer o universo eles mesmos. Dawn sem querer, começa pela sua própria casa e quando dá por si, sua família e amigos estão de volta. O Surfista e Glorian começam recriar o cosmo e seus astros, mas quando chega a vez de reconstituir seu ex-mestre, Galactus, o Surfista o destrói em seguida. Dawn percebe que não conhece a Terra o suficiente para remoldá-la, então chama o Surfista de volta para ajudá-la. Só que ela cria um novo Surfista, crendo que é o real, perfeito para ela. As duplicidades pelo universo começam a despertar o Moldador de Mundos, que parecia inconsciente até agora...

Deixando Zenn-La, seu mundo natal por último, o Surfista conclui a recriação do universo, apenas para que o Moldador de Mundos apareça para alertá-los de que anomalias e duplicatas ameaçam a estrutura do novo universo. Após consertá-las, mesmo contra a vontade dos renascidos, o Surfista e Glorian voltam para a Terra e se deparam com sua cópia, criada por Dawn, deixando a pobre moça mais confusa do que nunca. O Moldador de Mundos diz que aquela é a última duplicata do universo e que resolvê-la criaria todo aquele universo em definitivo. Glorian perde a paciência, e exige que seu mestre apague um dos dois Surfistas, mas o poder dele acabou. Glorian então elimina seu mestre e toma o lugar de Moldador de Mundos daquele universo. Neste momento, o assistente Zê se revela sendo o Incrédulo Zed, o raptor do coração da Rainha Nunca que o prendeu no Impericon, e que foi banido do universo por ela por causa disso. Ao falar demais que ele era o próximo da fila na vaga de Moldador de Mundos daquele universo, Glorian o elimina também.


Dawn se lembra da Rainha Nunca e que ela havia dito para ficar sempre ao lado do seu coração, e como tudo com a Rainha Nunca é subjetivo, o portão de sua casa é a forma que ela havia dado para o coração da entidade em sua mente. Ao tocá-lo, a Rainha Nunca dá a escolha para os dois de qual universo preferem ficar, já que o de Destino sobrepõe-se ao de Glorian. Naquele instante, Destino não mais responde pela Eternidade, com o fim das Guerras Secretas. Dawn diz para o Surfista que a realidade que eles criaram é de faz de conta, e o universo de verdade é infinito e sempre em expansão. Então os dois escolhem Eternidade, desfazendo Glorian. Os dois querem conhecer novas estrelas neste novo universo, e teremos mais aventuras dos dois em alguns meses lá na revista Universo Marvel 3, já prometida para março pela Panini.

Dan Slott, Michael Allred e Laura Allred criaram mais esse conto que merece virar um encadernado pois tem conquistado muitos fãs. Este tie-in de Guerras Secretas, que foi prometido para dezembro mas só saiu agora em janeiro, foi publicado todos em um encadernado só, e ainda está nas bancas. Eu gostei muito, não só por ser uma história fechada em si mesma, mas também por conta dos protagonistas, o Surfista Prateado, um personagem ícone como nenhum outro e Dawn Greenwood, uma das criações mais divertidas que Dan Slott já fez.

comments powered by Disqus