sexta-feira, 5 de maio de 2017

Esquadrão Supremo: Justiça a Qualquer Custo

SQUADRON SUPREME ESQUADRÃO SUPREMO UNIVERSO MARVEL 1 2 3 4 5 ROBINSON KIRK PANINI MARVEL

Esquadrão Supremo, Esquadrão Sinistro... talvez uma das combinações com as maiores variações ao longo da história da Marvel. Não falo de variações membros, já que mesmo com versões diversas o núcleo do grupo permanece ‘o mesmo’. Dessa vez, estreando na nova Universo Marvel (vou falar do que foi publicado até a edição #4 da revista), a mais recente encarnação do grupo é filha direta do renascimento do universo após Guerras Secretas, e está disposta a fazer justiça a qualquer custo, inclusive a distorção do conceito.

A equipe é um emaranhado de versões dos personagens clássicos do Esquadrão: o Hipérion de um universo morto por causa das incursões que fez parte dos Vingadores, o Falcão Noturno do mundo de Poder Supremo, Doutora Espectro do mundo destruído por Namor, além de uma versão da Princesa do Poder e de Borrão.

Liderados pelo Falcão Noturno, cujas tramas e manipulações dá alguma liga a um grupo tão heterogêneo e estranho entre si, sua primeira missão é simples e brutal: assassinar Namor, fazendo-o pagar por suas ações enquanto agia com a Cabala e acabar com a possibilidade dele fazer novamente algo do tipo.

Dito, planejado e feito! O príncipe submarino acaba decapitado e Atlântida mais uma vez destruída. Isso leva rapidamente os Fabulosos Vingadores ao encalço do grupo. O confronto, inevitável por uma questão de princípios, acaba levando todos a um lugar inusitado, outro local reanimado no Universo Marvel após Guerras Secretas: o Mundo Estranho.

A bizarra situação os coloca em contato com Thundra, revela as verdadeiras intenções da Princesa do Poder (uma aliada na qual o Esquadrão não deveria ter confiado), e marca a volta de um ex-Vingador cuja manipulação de magia acabou levando-o de volta à vilania: Doutor Druida!

Ter JAMES ROBINSON à frente dos roteiros é aquele tipo de escolha “certa” para esse tipo de história. Inúmeras referências e resgates de histórias, personagens e arcos clássicos é sua especialidade, o que só aumenta o seu potencial quando repete a dobradinha com o desenhista LEONARD KIRK, já que ambos estiveram juntos recentemente em Quarteto Fantástico. O roteirista meio que se tornou o especialista quando a ideia é esse tipo de resgate.

Robinson se concentra, principalmente, em tratar do perfil dos protagonistas, buscando demonstrar o que é viver em um mundo familiar e estranho ao mesmo tempo para cada um deles – a ida repentina ao Mundo Estranho acaba servindo como uma metáfora. Mas fica claro que o verdadeiro núcleo está no trio Hipérion, Falcão Noturno e Doutora Espectro; seus dilemas morais ou a falta deles.

Em contato com toda a ‘fauna’ do Mundo Estranho, e envolvidos em uma guerra civil nesse mundo mágico graças à traição da Princesa do Poder, o foco do Esquadrão se volta para a própria sobrevivência, e evidentemente saem vitoriosos e com uma substituta à altura da traidora: Thundra.

João

comments powered by Disqus