sexta-feira, 23 de junho de 2017

Agentes da SHIELD: Tiro Certeiro

Mesmo que atrasada quase um ano na sua publicação, o recém-lançado encadernado Agentes da SHIELD da Panini vem em boa hora. Quando sua quarta temporada se conclui e atinge o auge de qualidade, podemos dizer que é o momento certo pra essa revista sair por aqui. O título veio em dois formatos - capa cartão e capa dura, tem ótima qualidade no acabamento e serve muito bem para o leitor mais despretensioso que acabou fisgado pela série conhecer um pouco mais a fundo como está atualmente o universo Marvel nos quadrinhos.



Escrita por Mark Waid e uma série de outros artistas, a revistas funciona quase que como um Team Up, cheio de participações especiais dos outros heróis e colocando como protagonista principal do título Phillip Coulson de um jeito muito mais parecido com a versão cinematográfico do que aquela que foi introduzida anos atrás na série Cicatrizes de Batalha. Uma revisitação do seu passado logo nas primeiras páginas nos levam até uma Ohio de muito tempo atrás e revelam o quão fissurado em heróis desde criança ele era. Isso foi fundamental para ele se tornar o agente que virou hoje, alguém capaz de analisar de um ponto de vista único os super-seres como cartas de um jogo e escolher quem melhor funcionaria em cada ocasião. Também é aqui que os agentes Melinda May, Leonard Fitz e Jemma Simmons debutam no universo Marvel nos quadrinhos.



Passando rapidamente pelas seis edições originais que contem este título, temos uma primeira desenhada por Carlos Pacheco que conta a evolução de Coulson de criança até virar um agente da SHIELD e, por fim, chegar ao atual nível sete da organização e comandar grandes operações. Ameaças extradimensionais vindas de todos os cantos dos nove reinos estão invadindo Nova York, mas Coulson percebe que o olho do furacão está no oriente médio e leva uma equipe de campo com Fitz, Cavaleiro Negro e Valquíria para lutar contra o terrorista Abu Mussan que de alguma forma estava de posse da espada de Heimdall. Contudo, mesmo com a espada recuperada, os problemas da equipe da SHIELD não acabara, já que Heimdall estava possuído pelo poder de uma pedra negra presa em seu peito. Foi preciso Coulson entrar em ação mais uma vez com o plano certo para salvar o dia. No fim, tinhamos um mistério de um prisma negro que invadiu e destruiu a ponte do arco-íris e causou todo aquele transtorno.

A segunda edição já foi publicada no Brasil no terceiro encadernado da Miss Marvel e tem a arte de Humberto Ramos. Focado mais na introdução da agente Jemma Simmons e o fato de ela esconder a verdadeira natureza de seu trabalho para seu pai, temos uma participação da jovem Kamala Khan que tem um bom paralelo com ela. A heróina ajuda Jemma (até então disfarçada de professora) e Coulson (que é tão vidrado em heróis quanto ela) a capturar um garoto traficante de artefatos deixados ou esquecidos por supervilões que estuda na mesma escola ao mesmo tempo em que tem que deter um ataque de massas criadas por Arnim Zola e que viraram pizza no refeitório.



A terceira edição traz Alan Davis e Mark Farmer na arte, com participação do Homem-Aranha e do feiticeiro de quarto escalão Pavel P. Rasputin. Os dois são as cartas na manga do Agente Coulson para invadir o Sanctum Santorum e impedir que um grupo de assaltantes da Mis-Tech consigam roubar o que querem dali enquanto o Doutor Estranho está fora. A coisa aparentemente não dá muito certo para os invasores, uma vez que o líder deles abriu o livro que vieram furtar e foi completamente dominado pela magia do Tomo de Morphesti e tornando monstros todos os outros capangas. A questão foi resolvida pelo Aranha e Pavel, e enquanto isso Coulson achou no porão do Doutor Estranho uma espécie de fornalha com uma inscrição bem peculiar.

Chris Sprouse desenha a quarta edição e tem a Mulher-Invisível como parceira de Coulson numa missão de resgate na África do Sul. O objetivo é tirar Athol Kussar do seu cativeiro no fundo de uma das minas mais profundas de diamante do lugar e isso requer alguém com os dons de camuflagens ideias de Susan. A missão acaba tendo uma série de imprevistos como a aparição repentina do Toupeira e seus lacaios e uma bomba presa no corpo de Kussar que requeriu que Susan realizasse uma cirurgia delicada com a ajuda de Jemma Simmons dando apoio a distância. Tudo da certo no final, mas acaba acontecendo um momento de tensão quando Coulson usa fantasmas do passado da Mulher-Invisível para estimulá-la em campo e ela não gostou muito do jeito que foi usada.

A quinta edição com arte de Mike Choi começa a unir eventos das edições anteriores que ligam o ataque a ponte do arco-íris em Asgard e a invasão do Sanctum Santorum pela Mis-tech. A pista veio das inscrições de uma das armas usadas pelo grupo que tinha a mesma assinatura da fornalha no porão do Doutor Estranho - todas pelas mãos de Horgunn, o artesão troll. E isso parece ter ligação com uma série de ataques a místicos por uma arma específica contra arcanos que vem sendo usadas. Satanna, Daimon Hellstrom, Shaman e Jennifer Kyle foram atacados. E no momento que Wicanno ia ser a próxima vítima, o trio formado pelos agentes Fitz e May e a Feiticeira Escarlate o salvam.



O modo como a equipe da SHIELD de Coulson age não é muito do agrado de Wanda, mas eles conseguem deter o atirador misterioso e isolar uma das balas que causa tanto dano aos místicos. As pistas levam o grupo de Coulson para dois lugares. Um deles é quartel general da Mis-Tech, que se encontrava agora completamente vazio. O outro era a fundição de Horgunn, que revelou-se uma verdadeira fábrica de armas letais. Os Trolls foram detidos por Fitz, Wanda e May, mas o perigo estava longe de acabar. No último instante antes de voltar pra base, Leo Fitz foi dominado por uma força extradimensional e atirou contra a Feiticeira Escarlate. E assim como ele, muitas mentes brilhantes do mundo estavam tornando-se algo como os acéfalos da Dimensão Negra e Dormammu se revelou como aquele por trás de tudo.

Paul Renauld desenha a última edição, que conta com vários heróis fazendo uma ponta. Os mais inteligentes deles estavam tornado acéfalos e atacando tudo pela frente. Aos poucos, cada vez mais (de acordo com o QI) humanos tornavam-se dominados e isso ocorreria até que todos na terra virassem criaturas desmioladas. Coulson, May e Maria Hill conseguiram se isolar temporariamente com tecnologia, mas tem pouco tempo. Eis que somos apresentados a um agente especializado em magia na equipe, Jeremiah Warrick, que como um dos efeitos colaterais de seus estudos tem a cara transformada em uma coruja.

Com esse apoio mágico, Coulson e seu time finalmente conseguem abrir um portal (com laptops em posição de pentagrama, acredite) para localizar o Doutor Estranho. Na base, ficaram o "Comando Selvagem" de monstros da SHIELD pra proteger o lugar (que segundo Coulson são a base da base dos descerebrados dos heróis). Coulson, May e Warrick encararam Dormammu do outro lado do portal e descobriram que ele fazia uso de um artefato chamado Desencatador Negro (a mesma rocha que atacou a Bifrost em Asgard e servia de bala contra os arcanos) para lidar com boa parte de sua oposição mistica na Terra.



A solução veio mais uma vez a mente brilhante de Coulson, que ordenou o teletransporte imediato de Crusher Crell para lá e negociou a liberdade dele em troca de ele detonar todo o lugar. Absorvendo as propriedades do Desencantador, o Homem-Absorvente era uma ameaça perigosa pro próprio Dormammu. Com isso, o Doutor Estranho foi libertado da sua prisão naquela dimensão, a ameaça do Desencantador foi extinguida e Dormammu foi derrotado (ainda que tivesse uma visitinha indesejada do Comando Selvagem dos Monstros na sua casa).

Com isso, encerramos tudo que rolou nesse primeiro encadernado de Agentes da SHIELD. Mais uma vez, é recomendado para qualquer um, do leitor mais novato ao experiente, que certamente irá se divertir com histórias independentes bacanas que levam marginalmente a uma trama grandiosa. E se você estiver se perguntando sobre o que diabos é o macaco no ombro do Fitz na capa, não deixe de conferir as últimas páginas para saber a resposta.

Coveiro

comments powered by Disqus