terça-feira, 27 de junho de 2017

Capitão América Sam Wilson: A volta do Capitão Lobisomen.



Pelas mãos do novo roteirista Nick Spencer, o Capitão América de Sam Wilson entrou numa empreitada pra lá de polêmica logo no começo de sua carreira como Sentinela da Liberdade. Tentando se colocar como um herói do povo e não do governo, acabou sendo recebido com muito maus olhos por alguns setores, parte da população e inclusive a SHIELD. Em sua última investida, acabou atacando uma nova versão dos Filhos da Serpente que estava atacando imigrantes ilegais mexicano com o pretexto de um nacionalismo exacerbado mas na verdade vendendo-os como cobaias para experimentos escusos de Karl Malus.

Sam está agora no encalço de Karl Malus, buscando pistas para encontrar o neto de uma senhora mexicana que pediu ajuda através da sua linha direta, e isso o leva diretamente ao galpão onde o cientista maluco realizava seus experimentos. Sam não contava no entanto que Karl depois de morto pelo Venom tinha ressuscitado meio que mesclado as propriedades do simbionte. Com seus novos supreendentes poderes, pode não só derrotar Sam como o usou para realizar mais um dos seus testes. O resultado final foi mais uma versão do "Capitão lobo dos anos 90" (que pra você que só lia coisas no Brasil, é inédito).



Mais uma vez Sam Wilson foi resgatado por sua companheira de equipe Misty Knight, que a esse ponto já estava querendo reivindicar o escudo e ela mesma ser o Capitão América. Juntos, os dois imediatamente seguiram a pista de onde estava Malus e encontraram-no num apartamento ainda para ser alugado. Para se proteger, o cientista simbionte liberou um batalhão de seus humanos-animalizados contra  Sam e Misty. Os pobres experimentos puderam ser derrubados com socos e chutes, mas o problema ainda era Malus. O Capitão Sam Lobisomen América então usou seu contato mental com o velho companheiro, Asa Vermelha, para ele usar seu amplificador sônico e ao mesmo tempo revelar onde estava preso.

O falcão de estimação grita com o som amplificado no meio da confusão e ajuda a derrotar Karl Malus. Contudo, para surpresa de Sam e Misty, não só estava lá o Asa Vermelha detido numa câmara como também o jovem Joaquim Torres, agora um humanoide com uma mescla  do DNA do Asa Vermelha. O jovem estava finalmente a salvo e sua avó teria ao menos uma boa notícia aquela noite. Já o Capitão América e sua equipe teria outro problema maior para resolver depois de mais um contato do informante anônimo chamado Sussurante - o grande financiador dos experimentos de Malus, a Indústria de Cósmeticos, agora sobre a orientação da Soluções Serpentes.



Você de fato não leu errado. Soluções Serpentes é a nova versão da Sociedade das Serpentes, desta vez usando as habilidades publicitárias de seu líder, Jordan Stryke, o Víbora. Com a proposta de que um "pequeno mal" a alguns poderia revolucionar a industria não só de cosméticos como a farmaceutica, química, até mesmo armamentista, Víbora estava angariando muitos financiadores para seus planos de servir como intermediador de cientistas loucos e outros vilões do tipo. Eles se comprometiam com a "parte suja" enquanto que as grandes empresas ficariam com o produto. E quando algum acionista da empresa não concordava com os planos, a própria Soluções Serpentes resolvi o "caso" rapidamente.

Certamente, esse era um inimigo muito maior do que o Sam estava acostumado a enfrentar sozinho. Fora isso, ele estava cheio de problema com seu novo estado atual - literalmente ladrando para entregadores do correio, revirando instintivamente lixos , uivando à noite, fora o problema com as pulgas. Para analisar isso, o herói convocou para o seu time a agora doutora Claire Temple (sim, a própria de volta aos quadrinhos) para analisar seu caso e também do Joaquin Torres. No caso, o problema de Wilson era só temporário, já o de Torres não. Devido a recente natureza vampírica do Asa Vermelha, a mudança no garoto seria para sempre.

Afim de conseguir mais pistas do Víbora, Sam foi atrás de uma antiga parceira regenerada da Sociedade da Serpente. Rachel Leighton estava ganhando a vida agora como dançarina de um clube e dizia que a vida de vigilante hoje em dia estava complicada para ela. A conversa dos dois foi interrompida repentinamente por outros membros da Soluções Serpentes - Helicops, Serpente Negra e Mocassino. No meio do combate, Rachel foi ferida e isso promoveu o lado lobisomen do capitão a entrar em fúria. Contudo, aquilo não passou de mais um engodo  e traição. A Cascavel se revelou do lado deles (que mais pra frente entenderemos que sua razões são mais altruístas do que parece agora), envenenou ele com um diamante e o levou para a nova sala de conferência de todos que já foram parte do Esquadrão ou Sociedade das Serpentes.

O resgate de Sam Wilson foi no entanto mais dramático que das outras vezes. Enquanto Misty Knight invadia o saguão do prédio detonando uma leva gigantescas de capangas, o Víbora arremessou o Capitão América da janela sem direito a suas asas artificiais. No último instante foi salvo por ninguém menos que Joaquim Torres, que devido ao DNA do Asa Vermelha, estava agora ligado telepaticamente a Sam Wilson também. Essa edição acabou detalhando mais sobre as mudanças que o jovem Torres passava agora que era um meio-falcão-vampírico ao mesmo tempo que resume o desespero da Cascavel ao tentar arrumar dinheiro para salvar seu namorado, Frank Payne, o Constrictor, que estava muito doente agora.



Mesmo muito verde nessa ramo de super-heróis, Joaquim Torres se virou muito bem contra os muito membros da Sociedade da Serpente. Apenas usando o link mental com o Capitão América, pode ter um pouco de noção de como aperfeiçoar suas manobras e golpes contra o grupo. E mesmo quando foi atingido certa hora, o seu acelerado fator de cura o fez levantar-se imediatamente. Antes da confusão ter um fim, Torres pode contar ainda com o reforço da equipe de apoio do Capitão América, Misty Knighty e o Demolição. Além deles, Cascavel acabou se arrependendo e mudando de lado para apoiar Sam e fazer frente aos inimigos.

Depois de recuperado, Sam Wilson levou o corpo desacordado do Víbora até um local onde os empresários que negociavam com ele se reunião. Contudo, ao anunciar a prisão deles, Sam se viu coagido a mudar de ideia em prol de uma mudança repentina nas empresas daqueles senhores quebrar o mercado e gerar um onde de desempregos em massa. Acabou se contentando em prender apenas um deles em prol de servir de exemplo pros outros entrarem na linha. Era uma vitória pequena em comparação a tudo, mas ao menos uma vitória.

No fim, Sam finalmente voltou ao seu estado normal deixando sua parte lupina de lado. Cascavel simplesmente desapareceu da vista de todos. Mas a sua equipe agora ganhou um novo herói de reforço, Joaquim Torres como o novo Falcão.



A história que continuamos a resumir aqui encontra-se nas edições 2 e 3 de Capitão América lançada pela Panini. É certamente um dos principais títulos da Marvel atualmente e ao ter essas páginas em mãos você entende o porquê. Tem um retrato bem atual do mundo sendo bem colocado nos planos dos vilões, que inclusivem mostram de um jeito divertido como eram os clichés do passado. O tom do humor é escrachado de um forma inteligente e as cenas de ação são realmente cheias de tensão. A arte aqui é excelente mesmo com a rotatividade grande de desenhista. Temos Daniel Acuna, Mike Choi,Joe Bennett e Paul Renaud. É certamente o título indispensável pro fã e importante pro que vem a seguir.

E que venha a novo crossover batizado por aqui de Vertentes.

Coveiro

comments powered by Disqus