quinta-feira, 29 de junho de 2017

Diretor de Homem-Aranha: De Volta ao Lar comenta sobre detalhes do uniforme do Aranha, inspirações dos quadrinhos e o easter egg de Homem de Ferro 2


Depois de passar meses em silêncio até mesmo sobre a revelação dos nomes de certos personagens coadjuvantes, o diretor de Homem-Aranha: De volta ao lar abre o jogo. Em várias conversas com veículos de imprensa nas mais recentes coletivas, Jon Watts fala sobre o personagem no universo expandido da Marvel Studios, influências nos quadrinhos e o retcon que liga o filme a Homem de Ferro 2. Confira:


"É 100% efeito prático quando estamos filmando. Tom Holland tem um traje completo que ele veste sempre que possível. E então, o que fazemos e chegar e dar meio que uma limpada na pós produção. Você tira as costuras, tira o zipper, e se tiver muitas rugas na roupa em algum canto em particular, você pinta isso fora também. Daí, o que nós fazemos mesmo é dar animação aos olhos. Eles parecem exatamente o que eles são nos filmes, só não se mexem." disse o diretor sobre a questão dos efeitos especiais usados nas cenas do herói.

"Na Marvel, eles tem realmente um bom time de desenvolvimento visual. O principal trabalho deles é desenhar os personagens. Eles fizeram a maioria do trabalho pra Guerra Civil, então isso já estava pronto, mas a inspiração deles sempre veio dos originais de Steve Dikto" comentou Watts. "Mas o chefe de conceitos artísticos deles, um cara chamado Ryan Meinerding. Isso foi antes de eu entrar no time, mas Kevin me contou essa história e eu amei. Eu acho que o Homem-Aranha é o personagem favorito do Ryan e perguntaram a ele o que ele faria se pudesse criar qualquer coisa. Digamos que Tony Stark construa um traje pro Homem-Aranha, o que você faria? E ele disse que mexeria os olhos, pois nos quadrinhos, os artistas sempre desenharam os olhos com diferentes formatos para demonstrar emoções, mas nunca conseguiram fazer isso nos filmes pois não havia razão para isso. Mas agora com esse angulo técnico da coisa, você pode de uma maneira em esquisita se aproximar desse espírito dos quadrinhos de colocar olhos expressivos" explicou o diretor.

E já que falamos nos quadrinhos, Jon Watts contou sobre suas maiores inspirações pro filme foram nos quadrinhos da fase adolescente do Peter. "Já havia muita coisa estabelecida quando cheguei, de que ele teria 15 anos e ficaria nos 15 anos. Nos outros filmes, todos eles começam com ele no colegial e rapidamente essa fase passa. Eu sempre achei que potencialmente isso era uma das partes mais fascinantes. O tempo de um herói de apenas 15 anos de idade. Então, poder explorar isso e também ter a habilidade de colocar ele no universo Marvel, isso abriu completamente uma nova perspectiva" colocou.

"Eles deram a ele uma personalidade jovem, uma perspectiva de um cara comum essencialmente nesse universo de super-heróis que eles estão construindo. Por motivos insanos de direitos, eles nunca puderam de fato fazer isso nos cinemas. O Homem-Aranha estava completamente sozinho no mundo dos super-heróis. E então,colocar ele no universo Marvel me parece, mais que qualquer coisa, a verdadeira essência do Homem-Aranha" comentou Watts e prosseguiu "Tiro inspiração de quase tudo. Eu leio o máximo possível que posso, mas eu particularmente me divirto com a fase mais inicial, quando tudo é muito novo. Eu senti que era um retorno para a perspectiva do Homem-Aranha sendo um cara comum nesse mundo de super-heróis. Foi por isso que ele foi introduzido e é o que fez dele a escolha correta. Uma das primeiras coisas que ele faz nos quadrinhos é tentar se juntar ao Quarteto Fantástico e ele acaba não fazendo isso porque eles não tem pagamento".

Jon Watts também comentou sobre a afirmação de que o garotinho em Homem de Ferro 2 poderia ser de fato Peter Parker dita dias atrás por Tom Holland. "A gente brinca com isso, mas basicamente quando eu reassisti todos os filmes da Marvel, eu assistia eles pensando em algumas coisas. 'E se esse garotinho na Stark Expo fosse Peter Parker com uma máscara de Homem de Ferro? Ele estaria na idade certa pra isso e ele ama o Tony Stark. E sobre a batalha depois dos Vingadores, quem poderia limpar tudo aquilo? Pois eles mencionam o Controle de Danos em certo ponto do filme. Então são essas coisas que, porque não estão completamente resolvidas, você pode voltar atrás e basicamente escrever um "fan fiction" desses filmes. E daí a Fan Fiction vira realidade. Um monte de easter eggs nesse filme começaram comigo reassistindo os outros" revelou. Só como curiosidade, aquele garotinho que aparece em Homem de Ferro 2, na época, foi interpretado pelo filho do diretor Jon Fraveau, Max.




Curiosamente, Tom Holland voltou a falar desse "retcon" que foi espertamente aproveitado em De volta ao lar. "Estou muito interessado nisso. E eu sei que Kevin Feige também. Eu acho importante retornar e dizer que Peter era uma pessoa no universo Marvel desde seu começo. É algo que eu gostaria de revisitar mas se vamos de fato, é uma pergunta que deve ser feita aos criadores" falou o ator. Já a produtora do lado da Sony, Amy Pascal, comentou que todo o cenário é moldado para inserir pesadamente o personagem no UCM. "O filme é desenhado para dar a sensação de que foi feito no universo da Marvel. Há detalhes nos livros de história que o Peter estuda. É o mundo que ele cresceu e é uma das ideias chaves de criar esse personagem, de que há uma coisa que ele gostaria de ser mas não fazia parte" revelou ela.

"Você tem que pensar em duas coisas grandes. Uma delas é ver o Tony Stark na TV, revelando que ele é o Homem-Aranha. Isso seria dramático. Então, sim, o evento ao final dos Vingadores que seria algo grande demais para um garoto. E eu acho que isso é algo que valerá a pena ser explorado" disse Watts. E sobre o futuro do herói? "Eu tento realmente só pensar nessas coisas apenas um filme por vez. Mas agora que eu sinto que o Homem-Aranha faz parte desse grande e maluco universo que temos muitas novas histórias pra contar" comentou.

O elenco de Homem-Aranha: De volta ao lar é imenso. Inclui nomes como o de Tom Holland, Michael Keaton, Zendaya, Donald Glover, Jacob Batalon, Laura Harrier, Tony Revolori, Tyne Daly, Bokeem Woodbine, with Marisa Tomei, Robert Downey Jr,Jon Favreau, Martin Starr, Kenneth Choi, Michael Mando, Selenis Leyva, Isabella Amara, Jorge Lendeborg, Jr., JJ Totah, eHannibal Buress. Está preparado para a estreia na semana que vem?

Coveiro

comments powered by Disqus