quinta-feira, 8 de junho de 2017

Fabulosos Vingadores: Aquele que veio do futuro para nos salvar

Um novo Esquadrão Unidade foi montado pelo velho Steve Rogers e agora, além de colocar os mutantes em foco, terá também que lidar com a ascensão inumana nos diversos cantos do planeta. E se de um lado eles alistaram Emily Guerrero, a Sinapse, para seu time como representante da raça, terão que lidar com uma nova ameaça poderosíssima, o Homem-Retalho.



Criando um bioma de natureza vegetal (mesmo tendo criaturas parecendo animais) sob seu controle, o Homem-Retalho era praticamente invencível. Mesmo o velocista Mercúrio foi capturado, salvo da morte graças ao dons do Doutor Vodu. Do outro lado, Deadpool e Vampira tentavam proteger sem muito sucesso os nervosos cidadãos sitiados num canto do centro. Uma matilha de cãos-negros-vegetais avançava contra eles e foi a providencial chegada de Cable que salvou a todos.

O Soldado mutante do futuro certamente era uma vantagem a mais para lutar contra o Homem-Retalho, mas por outro lado era um problema para uma equipe praticamente desunida. Vampira não admitia o recém chegado dando logo ordens de cara sem nenhuma explicação. Cable tentou se respaldar seu conhecimento do futuro e maior noção deste momento do passado em peculiar para salvar o planeta, mas Deadpool lembrou que desta vez eles não eram um jovem grupos de mutantes experientes para baixar a cabeça. Eles eram Vingadores e iriam combater de igual pra igual o Homem-Retalho.

Cable aceita os termos, entregando sem demora uma espécie de antidoto contra os efeitos do bioma para Pietro levar aos especialistas do MIT afim de duplicar mais amostras. Em seguida, o Homem-Retalho chega até o grupo lançando Neurotoxinas e Esporos psicotrópicos contra os Fabulosos Vingadores. Somente Cable usando uma máscara e Sinapse (que parecia imune) ficaram de pé. Nathan então decide ficar para salvar os demais do venenoso ataque do vilão enquanto Sinapse sozinha foi correr atrás do inimigo.



Então, ao se deparar com o Homem-Retalho, a Inumana o desmascara e ele revela sendo seu avô, Ivan. Um flashback remonta a cenas do passado (que vimos também na primeira edição), em que Ivan e seus netos foram transformados pela névoa terrígena. Ivan passou a ter o dom de controlar e moldar vidas com base vegetal. Já Emily controlava mentalmente qualquer animal. O seu irmão permaneceu no casulo e é um mistério ainda pra história. Ivan era um ecoativista e seus dons começaram a por em prática um plano mirabolante de salvar o planeta eliminando os humanos, tendo os mutantes como baixa colateral e deixando o mundo só para os Inumanos (justamente o futuro que Cable previu).

Depois de recuperar o resto da equipe e todos Fabulosos Vingadores voltarem a briga, Cable vai atrás da Sinapse para impedir o pior. Enquanto isso, o Tocha após se auto-testar com o antídoto, entrega as amostras pra Mercúrio salvar todos os infectados o quanto antes. Para impedir que o futuro acontecesse, Cable detém Sinapse antes que ela mate o avó. No lugar disto, Cable simula uma ataque a neta. Ao tentar salvar a menina, Ivan Guerrero ouve que ela prefere morrer ao sentir a vergonha que tinha do avô agora. Com isso, o Homem-Retalho abandona seu plano às lagrimas, seu corpo se desfaz e ele promete que no próximo encontro não será mais misericordioso com Emily. Sua família acabou ali.



Com o mundo salvo agora, Emily pede segredo sobre sua origem a Cable. O Soldado do Futuro decide ficar mais tempo e ajudar o velho Rogers no seu plano de recuperar o cérebro do Xavier do corpo do foragido Caveira Vermelha. E assim, o Esquadrão Unidade termina esse arco mais unido como equipe.

E em meio a essa história, temos ainda publicado uma edição anual que mais serve de apoio as aventuras da Feiticeira Escalarte do que ao time. Remontando ao passado, James Robinson conta a história de uma equipe especializada em Magia formada por Agatha Harkness, o Dançarino Fantasma, Dakor e um novo personagem chamado Feiticeiro Esmeralda que junto com os Invasores na época em que Jeffrey Mace era o Capitão América lutaram contra remanescentes nazistas e deteram a bruxa Von Fúria. Nos dias de hoje, apesar de parte da equipe não estar mais disponível, Steve Rogers convoca um envelhecido e aposentado Dançarino Fantasma e o ainda jovem Feiticeiro Esmeralda para deter o que se achava ser a volta de Hilda, ressurgindo com ela uma leva de pessoas contaminadas com efeito de sua dominação zumbi. Dançarino e Esmeralda descobriram que quem estava atacando desta vez era um demônio mais antigo que dominou Hilda na época e juntos eles deteram e englobaram para si o poder da criatura. Contudo, a história acaba de modo imprevisível quando o Feiticeiro Esmeralda mata mais tarde o Dançarino Fantasma e sua esposa para ficar com o poder descomunal só para si. Na última página, descobrimos que ele tem todas as más intenções contra Wanda Maximoff.




As histórias aqui resumidas estão contidas nas edições 4 a 6 de Vingadores. Gerry Duggan conseguiu finalmente tornar Deadpool um Vingador, mas seu maior advento aqui é dar ares completamente inusitados e irreverentes a uma versão dos Vingadores. A história se constroi de forma confusa, principalmente porque a arte de Ryan Stegman está de doer, mas dá pra ver elementos interessantes ainda a serem trabalhados pelo autor. Há potencial.

A edição anual é assinada por James Robinson (que escreve a mensal da Feiticeira Escarlate) e tem Marc Laming e Jose Giles na arte. Parece completamente deslocada do contexto da equipe, mas considerando que o Feiticeiro Esmeralda surge como potencial vilão pra ser usado no futuro, devemos considerar isso aqui apenas como um prelúdio. Resta saber quando e como a Panini irá publicar as aventuras da Wanda.

Coveiro

comments powered by Disqus