quarta-feira, 28 de junho de 2017

Supremos: Não se deve brincar com o espaço-tempo



Para lidar com questões improváveis de níveis cósmicos, não há outra equipe a se pensar senão a nova formação de Supremos da Marvel. Encabeçado por mentes brilhantes como a do Marvel Azul e Pantera Negra, contando com o poder de fogo sem limites da Miss América e da Espectro e apoiados pela líder da nova Tropa Alfa, a Capitã Marvel, os Supremos são de fato uma equipe singular e que já chamou a atenção por logo no seu primeiro ato mudar uma constante cósmica - Galactus, o Devorador de Mundos passou a ser uma força benéfica, o Portador da Vida. Esse feito, no entanto, nem sempre é bom visto e já gerou uma situação delicada entre Carol Danvers e o Majestor do Império Shiar.

Porém críticas sem razão aparente não vão parar a Capitã Marvel e seu time. Por sinal, Adam Brashear e T'Challa já tem um novo problema a ser consertado pela frente, a linha do tempo. Algo que os heróis da Marvel nunca se preocuparam muito em não abusar praticamente está fraturada hoje em dia - quem acompanhou a Era de Ultron e viu a confusão com os Novíssimos X-Men sabe do que estamos falando. Para solucionar essa questão delicada, talvez fosse necessário manipular mais uma vez o tempo e quem sabe impedir que o principal responsável por essas mudanças, Victor Von Doom, jamais criasse sua máquina e a tecnologia das Trava Destinos. É uma situação realmente delicada e para começar a estudar essas ideias Marvel Azul e Pantera Negra propõem uma expedição para fora do nosso espaço-tempo - A externalidade.



Os gênios da equipe criaram uma nave que junto com tecnologia Pym de manipular eixos de tamanho, força e densidade pode sobreviver aos rigores da externalidade. O novo gigante, Raz Malhotra (das histórias do Homem-Formiga), ajudou-os a desenvolver uma formula de hiperdensidade e atracou-a ao casco do veículo. Uma vez prontos, coube a Miss America Chavez criar seus portais estelares para cruzar as mais distantes partes do cosmo em instantes até alcançarem o nada. Numa das última camadas, no entanto, no que o Marvel Azul batizou ser a Zona Neutra, os Supremos se depararam com o Anti-homem.

Conner Sims, o Anti-homem, aparece pela primeira vez nas páginas Marvel aqui, mas é um verlho conhecido de Adam Brashear. Conheceram-se na Guerra da Coréia em 1951, viraram irmãos de Armas enquanto Fuzileiros Navais e juraram nunca deixar um ao outro para trás. A coisa mudou anos depois quando no mesmo acidente que deu os poderes ao Marvel Azul, Conner se viu embebido em um outro tipo de energia que o transformaria em um vilão bastante perturbado chamado Anti-homem. Num dos ataques a Nova York, seu poder sem controles vitimou dezenas de pessoas, incluindo a mulher de Brashear.



Hoje, o Anti-homem parecia alguém perdido e precisando de ajuda na Zona Neutra. Marvel Azul vestiu o traje de resistência e foi junto com a Capitã Marvel e Espectro lidar com o vilão de perto. Adam ainda sentia muita raiva do ex-companheiro de guerra pelo que fez com sua esposa e o atacou sem pensar duas vezes. Conner ainda estava confuso, mas parecia agora se lembrar do que fez e até mesmo se ressentir muito. Em meio a briga dos dois, Monica Rambeau e Carol Danvers buscavam colocar um pouco de razão na cabeça de Brashear, mas foi somente a chegada de Kevin Brashear, primeiro filho de Adam e que se vinculou totalmente a Zona Neutra, que parou a briga. Kevin lembrou que por questões menos pessoais, Adam conseguiu reverter o pior de Galactus e questionou se não poderia fazer o mesmo pelo perturbado Conner Sims. Assim, apesar de prisioneiro, o Anti-homem acabou se tornando o sexto membro da expedição rumo a Externalidade.

Seguindo viagem para a última camada do espaço-tempo, a aeronave dos Supremos cruzou o espaço vazio onde aquela que parecia ser a essência de Thanos, flutuando no nada e sobrevivente do fim do Mundo de Batalhas, viu no portal estrelado da America Chavez uma possibilidade de retornar. Por sinal, America já estava esgotada com todo esforço que fez até chegar ali. Desmaiando por um breve momento, vemos alguns flashbacks da garota com sua namorada, Lisa Halloran. Elas conversam sobre o comportamento fechado de Chavez, que afirma vez ou outra desejar se afastar das pessoas desde a morte de seus pais quando tinha não mais que seis anos de idade. Já no presente, America não podia ter muito ajuda já que estando no limite, ela não pode aguentar mais e a nave onde estavam simplesmente se desfez.



Poderia ser esse o dia do fim dos Supremos, mas eles agora estavam apadrinhados pela nova versão de Galactus, o Portador da Vida, que apareceu ali para salvá-los envolvendo todos num globo de energia. Galactus repreendeu eles pela ousadia de ir tão longe e relembrou de seu tempo quando era apenas Galan, o cientista da sexta interação do cosmo e cuja chama por conhecimento o levou para muito longe e além -no novo universo que se criou, tornou-se o amaldiçoado Galactus. O gigante cósmico revelou para ele verdades até então desconhecidas sobre o fluxo do tempo, afirmando que não só o futuro era fluido, mas também nosso passado muda. Segundo Galactus, o tempo não se fragmento, mas flui de acordo com a necessidade e ele afirma que Adam Brashear mais que todos deveria saber disso.

No meio da conversa, Conner Sims teve mais um de seus delírios, alegando que Galactus sabia da "Jaula" que estava ao redor de tudo e o atacou. O Portador da Vida perdeu a paciência e fez todos dormirem, mas afirmou que o Anti-homem de fato alcançou o estado de consciência hipercósmica, mas certamente seria tratado como louco. Galactus afirmou que só mostrou uma faceta do fluxo do tempo, sendo o conhecimento total impossível pra compreensão deles. Mas será que Galactus também tinha uma visão mais ampla? Eternidade, que se revelou a ele páginas antes, agora mostrou que estava acorrentado, preso, enjaulado.



Galactus decide que cabe a ele descobrir quem encarcerou o cosmo e decide partir para dentro da Eternidade realizar sua busca, mal percebendo que era observado pela essência de Thanos ao longe. E foi com esse novo buraco aberto que o Titã finalmente voltou a existir na nossa realidade. Na história que se segue, após devolver os Supremos em segurança para a estação cósmica da Tropa Alfa, o gigante roxo cósmico partiu para o superfluxo em busca de respostas para a condição de Eternidade. No meio do caminho, no entanto, topou com Lorde Caos e Mestre Ordem, os irmãos que nunca se conciliavam em nada, estavam juntos na ideia de desfazer o que Galactus se tornou, o que para eles era uma mudança de Status quo perigosa e descuidada.

Na base da força bruta, Galactus deteve as duas entidades cósmicas, mas uma nova porta que se abriu exigiria dele mais cuidado. Ela levava-o para a sala no meio do nada de Owen Reece, o Homem-Molecular, alguém que Galactus certamente sabia do que era capaz desde a primeira Guerras Secretas. Owen se declara agora alguém além de manipulador das moléculas, era o Homem das Narrativas. Reece aponta que o universo anterior se desfez e ressurgiu como oitava interação, mas muitas formas de vidas que existiam anteriormente estão aqui e questionam a implicância disto. A ordem, lei, as coisas devem mudar a partir de agora neste novo universo assim como mudou Galactus? Reece avisa que nem todos serão favoráveis as mudanças e aponta que haverá resistência. Owen faz referência a uma parábola de um homem empurrando uma pedra até o cume da montanha como uma constante e deixa Galactus intrigado se aquela ideia se aplicaria a ele. O gigante cósmico prefere se despedir e seguir sua missão.

De volta à órbita da Terra, a Capitã Marvel mais uma vez se vê em maus lençóis quando o comandante M'Korr dos Shiars alega estar recebendo informações de que mais uma vez a terra está manipulando energias similares ao de um cubo cósmico. Mesmo irritada por descobrir que M'Korr está bisbilhotando nosso planeta sem autorização, a Coronel Danvers decide investigar e espera mesmo que mais uma vez não seja coisa da SHIELD (Calma que você vai entender tudo ao ler o crossover Vertentes).

Já no Triskélion, Adam criou uma cela para Conner até ele controlar melhor seus poderes e parar de ter suas pertubadoras visões. Conner ainda terá que passar também por um julgamento por todo o genocídio que causou no passado. T'Challa já acredita que o caso do Anti-homem requeira algo mais drástico e cita execução como uma opção, o que coloca os dois em certa indisposição. O Pantera Negra, no entanto, seguirá o protocolo dos EUA e aguardará o julgamento, mas avisa que estará acompanhando tudo com cuidado.

De volta a Terra, Carol Danvers vai realizar um visita ao Projeto Pégaso e acaba conhecendo mais uma filha de Adam, Adrienne Brashear. A jovem cientista é responsável pelo novo experimento do lugar, a Câmara Iso, local em que um cristal iso-8 está sendo manipulado de tal forma que pareça ser de fato um cubo cósmico. Há semelhanças entre os dois e por isso Adrielle pediu fragmentos do último cubo cósmico usado pela SHIELD para estudar melhor essas relações. Irritada, Carol Danvers ordena a cientista a parar com as experimentações e alerta da indisposição que seus testes andam causando na diplomacia com os Shiars. Depois de resolvida a questão, Carol voa de volta para a Estação Espacial e em contato com o Pigmeu, ouve mais uma novidade - Os Inumanos, a pedido da Rainha Medusa, querem colocar um agente de ligação deles com a Tropa Alfa e os Supremos.

Por fim, antes dessa história se encerrar, a estação shiar do Comandante M'Korr sofre um ataque antes mesmo que ele próprio ponha em prática seus planos de invadir a Terra. Sua tripulação é rapidamente destroçada pelo invasor. Ele, que veio direto do buraco de minhoca ali próximo que dava no Exoespaço, se apresenta como Thanos e quer ouvir mais sobre o que M'Korr falou sobre um tal cubo cósmico na Terra.



No seu trabalho de reconstruir um novo universo cósmico para a Marvel, Al Ewing mais uma vez mostra sua criatividade mesclada a muita subjetividade, tentando se colocar para nosso tempo o que Jim Starlin foi no seu. Não deixa de ser algo divertido de se ler e aguça muito a curiosidade para saber até onde ele vai. A arte é muito bem servida com Kenneth Rocafort e Christian Ward e já temos tudo traçado para a vindoura Guerra Civil II nas próximas páginas.

Coveiro

comments powered by Disqus