segunda-feira, 24 de julho de 2017

Homem-Formiga: Herói local



Não é fácil ser um pai afastado da filha, microempresário de uma empresa de segurança quase sem cliente e ainda assim ser o super-herói de Miami. E tudo o que sabemos é que no fim, pelo que mostra todo prelúdio das histórias até aqui, Scott Lang acabou preso. E voltando sua história meses atrás a partir do ponto em que paramos, temos agora ninguém menos que o novo Capitão América Sam Wilson indo atrás do Homem-Formiga.

Sendo agora o herói local de Miami, Sam Wilson foi até o Homem-Formiga para convencer que ele o ajudasse numa missão secreta. Afinal, quem conhece melhor a cidade que ele e, ao mesmo tempo, é tão bem familiar com assaltos. Scott fica meio ultrajado de estar sendo convidado pelas suas habilidades furtivas, mas dá o troco zoando Wilson por não ser o "Capitão América Capitão América" e lembrar do tempo deles juntos como Vingadores em que ele era apenas o Falcão e usava pijamas temáticos. Assim, usando os recursos da sua empresa de segurança (com uma baita má vontade do Mecanus, ex-vilão do Capitão original), eles rastreiam o caminhão de carregamento que Wilson queria.



A missão era não só impedir um vilão meia-boca se passando pelo Sequestrador agora roubar o comboio, mas também tirar das mãos da SHIELD aquele carregamento que Sam achava tão perigoso para cair em mãos erradas. A missão acaba não dando lá muito certo e a carga escapa - um ovo de giganto que recém chocou e o mostrinho já sai enfurecido quebrando o centro da cidade. Scott entra em ação, usando suas partículas Pym até a criatura virar um Gigantinho. Assim, ele salva o dia, mas pede para o Capitão América não lhe dar o mérito. Ele já anda ferrado demais com sua clientela pra se expor assim.

Sam Wilson também está meio encrencado com a SHIELD e vê uma irritada Maria Hill tendo que dar os méritos a um Capitão América que vem encrencando com o governo (mas deixemos isso pra revista dele). Num prelúdio desta edição, também descobrimos junto com o Corretor do Poder que sua ideia para um aplicativo para contratar capangas online foi copiada por ninguém menos que o Fogo Cruzado e as Indústrias Cross. Eles inventaram o concorrente chamado Lacaio e o vilão enganado promete que as coisas não acabaram daquele jeito.



E voltando para a vida pouco normal do Homem-Formiga, temos então a volta da Besouro. Ela que teve apenas uma boa noite de fim de mundo com ele antes das Guerras Secretas (lembra da edição especial?), resolveu voltar para matar saudades. Scott acaba cedendo as investidas dela, mas depois se arrepende já que sua vida anda uma confusão só com uma ex-namorada como cliente, problemas na empresa e uma filha com quem não fala já faz tempo. E falando na ex, seu próximo serviço é realizar a proteção de um jogo de basquete pratrocinado por Darla. Graças a esse trabalho, ele também pode conseguir um ingresso pra sua filha assistir o jogo (apesar de ela não saber que ele era o cara que a presenteou com aquilo). E pra piorar a situação, Darla está de namorado novo, o comediante Paul Scheer.

Como nada é fácil na vida do Homem-Formiga, eis que o ginásio é atacado por outro vilão de quinta categoria - A Voz, aquele capaz de fazer as pessoas obedecerem com um comando vocal. E ao dominar a cabine de narração do jogo, o sujeito instaurou o caos pedindo para todos os presentes se estapearem até o fim. Pra resolver essa, Scott Lang contou com a ajuda da família do jogador Jalen Diggs que estava presente (e com protetores auriculares) e a Darla usando o seu uniforme portátilo de "Coisa". A confusão até que se resolveu fácil depois disso, com o Voz sendo rapidamente detido. Mas o que Lang não contava era que Cassie acabou descobrindo que ele inventou toda aquela história para ela estar ali.

Numa conversa franca que os dois acabaram tendo, Cassie também descobriu que Scott não estava sem querer falar com ela, mas sim evitando para não causar perigo a ela. Inclusive a garota achou um absurdo ele a estar espionando sempre às escondidas usando seus poderes diminutos de Homem-Formiga. Não anda sendo tempos fáceis para Lang, mas sempre pode piorar. Principalmente quando Raz Malhotra, o rapaz que ele e Hank passaram o uniforme de Gigante, anda aprontando.



A Vespa entrou em contato com Lang indignada por ele e o marido terem dado uniformes e particulas pym para alguém tão inexperiente. E na ausência do marido, Scott teria que ajudar Raz a ter mais cuidado com seus poderes ou reinaria o caos em São Francisco. Daí, temos então uma diverida sequência de cenas com Scott Lang treinado o gigante com uma maquete de LEGO. Contudo, não demorou muito para o Homem-Formiga testar as habilidades em campo de Raz e juntos foram tentar intervir numa nova reunião de apresentação do app Capanga pelo Mercador do Poder.

Os dois mal conseguiram chegar na entrada da palestra e foram abordados por uma nova versão do Chicote Negro. Pelo visto, na nova versão do aplicativo, além de contratar vilões, ele dava a oportunidade de você também se tornar um e oferecer serviços. A plateia que ouvia a novidade aplaudia efusivamente o negócio enquanto que do lado de fora o Homem-Formiga e o Gigante levavam o maior couro de uma novata. Mesmo derrotados e humilhados (com uma piadinha ridícula do Capitão Planeta) pelo Mercador do Poder, Lang não desistiria de treinar Raz. Ficou então combinado de que o novato ajudaria Lang no seu micro-laboratório herdado do Hank Pym e ele em troca receberia treinamento super-heróico nas horas vagas.

Contudo os problemas que o aplicativo Capanga podiam causar estavam só aumentando. Agora que qualquer um poderia se tornar vilão, foi com muita surpresa que o leitor deparou-se com Cassie Lang se inscrevendo no aplicativo e até mesmo tendo uma reunião pessoal com o Mercador do poder. Obviamente, que a moça não estava querendo se tornar uma malfeitora agora. Ela tinha planos para assim que voltar a ter poderes, usá-los contra o vilão inescrupuloso.

Fazia tempo que ela sentia falta de seu tempo como Estatura e ver seus outros colegas jovens vingadores em ação atualmente, lhe chateava. Ela ainda era bastanet amiga da Kate, que sempre a visitava e na última conversa a perseguiu para se intrometer na missão da Gaviã Arqueira para melar o carregamento despachado num porto pelo Império Secreto. Cassie acabou sendo só mais um problema para Kate resolver na hora da ação, já que sem poderes a garota acabou sendo facilmente rendida pelos vilões. Depois de derrotar os inimigos, Cassie viu que precisava realmente de seus dons de novo e daí veio a ideia de se associar ao Capanga. Contudo, o Mercador do Poder não era alguém fácil de se enganar e virou o jogo da manipulação ao contar para a menina as verdadeiras razões de ela ter tido uma operação cardíaca as pressas (que lhe tirou os poderes inatos) e obrigou seu pai a se afastar dela.

Cassie Lang agora estava mais que determinada a ter seus poderes de volta, ela queria também se vingar de Darren Cross e sua empresa. Era justamente a motivação que o Mercador do Poder precisava para eliminar a concorrência. Com isso, fez mais que dar de volta os poderes de alteração de tamanho da menina. Também confeccionou um capacete similar ao do pai e que a fizesse se comunicar com mais de cinco tipos diferentes de insetos. Nascia assim a versão da Ferroada no universo regular (Lembra-se dela no MC2?).



Enquanto isso, o Homem-Formiga continuava seu trabalho de instalar sistemas de segurança na casa da sua Ex-namorada, mal sabendo que na verdade Darla e sua empresária estava o usando as escondidas para um novo programa de reality show. A instalação acabou sendo bruscamente interrompida pelo chamado de sua ex-esposa, Peggy, dizendo que a Cassie havia fugido de casa. Lang logo encontrou um cartão de propaganda da Capaga no quarto da garota e deduziu todo o resto da história.

Lang foi direto ter uma conversinha com o Mercador do Poder em mais uma de sua palestras, mas foi surpreendido pelo surgimento de mais um vilão novato que chegou até ele pelo App. O jovem era o novo Homem-Planta e tinha uma diversidade de poderes muito mais espetacular que o original. A briga tava de igual para igual, mas o Mercador do Poder interviu mais uma vez e lançou raios contra o Homem-Formiga numa imitação bem porca do Imperador em Retorno de Jedi. Por fim, o vilão alertou que ele não raptou Cassie, mas sim ela o foi procurar em busca de poderes.

Se o herói já estava em desvantagem, a coisa só piora quando o Meca e o Homem-Urso pedem demissão da Seguranças Formiga ao dizer que eles aceitaram uma proposta de emprego do filho de Darren Cross. Agora, Lang precisava de um novo grupo pra lidar com aquilo e já sabia como. Com a ajuda da sua nova ficante (ou sei lá o quê) Besouro, eles usaram o próprio aplicativo capanga para contratar os vilões recém-derrotados Tufão, Mago, Voz e Sequestrador para ajudá-lo. Segue então umas páginas bem divertidas com conversas e trapalhadas de vilões que só o Nick Spencer sabe fazer até desencadear na revelação de que eles foram de fato contratados pelo cara que os derrotou faz poucos dias. Não foi fácil convencê-los de que ali era um contrato sério, mas no final eles aceitaram ouvir o plano.



E longe dali, em sua missão de sabotar as Indústrias Cross, a Ferroada é descoberta em sua primeira missão. Mas continuamos isso em outra resenha

As histórias aqui resumiddas podem ser encontradas nas edições 3 a 6 de Avante, Vingadores. Todas escritas por Nick Spencer e com o traço de Ramon Rosanas e Brent Schoonover. Mantém um lado mais leve da escrita de Nick Spencer, menos carregado do que Capitão América, mais puxando pro lado de Inimigos Superiores do Homem-Aranha. É talvez uma das melhores leituras do mix do título. E lamento apenas não ter vindo em separado com especiais pela Panini.

Coveiro

comments powered by Disqus