sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Deadpool Extra: Fração de Segundo

Estamos retomando alguns dos resumos de publicações nacionais (há muito tempo parados) aqui no site e não podíamos deixar passar algumas das edições fechadas de Maio, principalmente quando remete a uma história que reúne uma das minhas prediletas equipes criativas de Deadpool. A história de Deadpool Extra 5 foi originalmente publicada como um gibi digital em sete capítulos la fora, e praticamente foi uma ode que Fabian Nicieza e Reilly Brown fizeram para uma das mais inusitadas parcerias de todos os tempos da Marvel (e que se repetirá nos cinemas ano que vem) - Cable e Deadpool:




Após resgatar um cientista especializado em estudos de viagens temporais das mãos da HIDRA, Deadpool se meteu num verdadeiro imbróglio temporal sem fim. Aquele foi o ponto crucial no tempo que fez com que tirasse um velho Cable de onde quer que ele estivesse para impedir o Mercenário Tagarela de matar o tal Doutor Carl Weathers. Mas porque Deadpool iria matar um sujeito que acabara de salvar do cativeiro de uma organização criminosa? Cable não sabia e por isso se uniu mais uma vez a Deadpool para desvendar esse mistério (ao mesmo tempo que ficava de olho bem perto nele).


Parte do mistério da morte de Weathers se revelou quando um misterioso agente temporal (de roupa azul) aparece do nada para atirar contra o Doutor. Deadpool e Cable imediatamente tentam impedir o ataque, mas a intervenção deles acaba causando a morte do filho de Weathers ao invés do próprio Doutor. No meio da confusão em que o misterioso viajante do tempo tenta fugir, Cable e Deadpool acabam sendo puxados minutos no tempo antes do ataque para reverter a situação. Mas de novo fazem uma outra vítima aleatória. E assim, vai uma nova viagem no tempo e se repete a fatalidade. A coisa segue com um humor negro que só Nicieza poderia fazer de um jeito divertido e sutil até que Deadpool surpreende a todos (decorando o cenário repetitivo com seus inúmeros erros anteriores) e detém o viajante do tempo sem vítimas colaterais. Todavia, ao danificar a armadura do sujeito, uma descarga temporal atinge os dois parceiros e muda tudo no tempo.

Levados a um futuro distante, Cable ficou seriamente afetado pelas mudanças temporais mais recentes e eis que surge um novo viajante do tempo (de roupas vermelhas agora) pretendendo matar o Soldado do Futuro para salvar o fluxo cronológico. Deadpool se vira como pode para salvar seu parceiro, chegando até mesmo a pedir ajuda a versão futurística da sua esposa Shiklah e lá conseguindo a pista de como encarar o tal novo viajante do tempo. Ao encontrá-lo mais uma vez, Deadpool é surpreendido pelo sujeito que se revela sendo ele mesmo (do futuro) e servindo de agente temporal da empresa do futuro fundada por Carl Weathers. O doutor estudioso do tempo agora era só um holograma e decidiu convocar o(s) Deadpool(s) para impedir as constantes viagens temporais de Cable que causaram uma ruptura no espaço-tempo.

Deapool aceitou o cargo, mas não fez exatamente o que o holograma de Weathers queria. Ao invés de eliminar, Cable acabou salvando o amigo Cable em diferentes momentos importantes da sua vida - seja como um guerrilheiro do futuro, um jovem do clã Askani ou mesmo um já experiente mercenário na fase da Matilha nos anos 90. Fãs do Soldado Mutante do Futuro certamente vão se deleitar com cada momento revivido aqui nessas páginas. Mas pra história, o importante é que os vários salvamentos feitos por Deadpool tiveram um efeito similar em consertar o espaço-tempo. Mas agora para alinhar as coisas, Deadpool precisava saber quem estava tentando na verdade matar Cable naqueles momentos específicos do tempo.

Eis que o causador dos vários atentados é o primeiro viajante do tempo que eles toparam (o de roupa Azul). Ao atirar nele no primeiro ataque que impediu, Deadpool acaba sendo jogado de volta para o presente e acaba descobrindo que aquele Agente Temporal na verdade é Daryll, o segundo filho de Weathers que queria vingar a morte aleatória do seu irmão por um viajante do tempo (e pra isso iria matar seu pai que criou a tecnologia que permitiu isso), mal sabendo que ele próprio era o principal causador do incidente (sim, deu um nó na cabeça, mas a história tem sentido).



Quando tudo parecia resolvido, eis que uma velha versão do Cable vinda do futuro surge e transporta para longe Daryll Weathers pois uma versão dele era quem iria tentar matá-lo eternamente no espaço tempo. Eis então que Deadpool precisa entrar em contato com o jovem Carl Weathers do presente, pedir pra ele terminar de desenvolver a tecnologia de viagem temporal que iria criar no futuro e assim jogá-lo em outro pronto crítico temporal para salvar a vida de Cable. Desta vez, quem tenta matar o jovem Cable no futuro é a versão mais velha de Nathan Dayspring, que não sabia ainda que tudo já seria resolvido por Deadpool em algum momento no tempo (Sim, é confuso, mas ainda faz sentido, acredite).

Como é de praxe, os dois eternos companheiros que se amam e odeiam brigam como nunca, até que o Cable - que recuperou em certo grau sua telepatia ali - consegue entrar na cabeça confusa do Deadpool e entender a coisa por dentro. No fim, Cable acaba desacordado, e Deadpool usa o restolho de sua armadura temporal em Cable para unificar os diferentes vestígios de outra linhas temporais em um só corpo do Cable e assim resolver a pendenga (ok, essa parte já não fica mais tão lógica). No fim, Cable volta a ser uno de novo, mais próximo do viajante do tempo que conhecíamos. Está do jeitinho pronto que vimos em Fabulosos Vingadores e resolveu as maluquices que antecederam essa história nas páginas da X-Force.

Pra mim, essa é uma história cheia de nostalgia pra quem curtiu a fase da revista Cable & Deadpool. É legal ver os dois em um momento da velha "broderagem" quando Deadpool conta como mudou tanto sua vida - agora um cara casado (tudo bem que com uma demônia) e tendo responsabilidades com sua filha recém descoberta. Como de praxe ao escritor, Nicieza não descarta nenhum fato mesmo que incômodo da atual fase dos dois personagens e honra a cronologia como ninguém. E essa história ainda coloca um ponto curioso - ela deixa uma sugestão de que no fim Cable já conhecia mesmo o Deadpool em seu primeiro encontro (consequência dessas viagens malucas temporais dessa história).



Quanto ao humor que eu tanto gosto do escritor argentino, destaco as piadas inusitadas como as das repetições e repetições de vítimas aleatórias do primeiro ataque do viajante do tempo. Numa delas, vemos aquela assinatura de humor levemente non-sense como é do caso inusitado do garotinho acidentalmente morto com uma barra de cereal com recheio de amendoim. E por fim, a edição #5 de Deadpool Extra ainda vem com duas outras histórias (bem fracas) de Team ups do Deadpool. Desta vez, conta com participação do X e da Tigresa em Madripoor em uma história e uma parceria doida com o Homem-Máquina contra o Mestre dos Bonecos em outra.

Coveiro

comments powered by Disqus