terça-feira, 29 de agosto de 2017

Novíssima Wolverine e Spider Gwen: Se eu fosse você


Gabby, a clone mais nova de Laura Kinney, foi abrigada no apartamento da Novíssima Wolverine, que pertencia ao falecido Logan. A menina tem a companhia de seu próprio carcaju de estimação, Jonathan, presente da Garota-Esquilo. Infelizmente, a paz do lugar estará ameaçada de uma maneira inusitada, como veremos a seguir no roteiro de Tom Taylor, com desenhos do brasileiro Marcio Takara em All-New Wolverine Annual #1, publicado aqui em O Velho Logan #12 pela Panini.

Enquanto Gabby brinca com Jonathan, um brilho intenso vem do quarto de Laura, seguido de um grito. A menina corre para o local e se vê diante de uma Laura muito assustada, que cai pela janela. Ela faz um gesto com as mãos para evitar a queda, de resultado inócuo. Em seguida, ela cai no teto de um automóvel e começa a se regenerar devido ao seu fator de cura. Gabby chama Laura pelo nome, mas a moça responde que não se chama assim: "Meu nome é Gwen, Gwen Stacy".


Numa outra dimensão, em que Gwen Stacy é a heroína chamada Mulher-Aranha, a jovem em questão abandona o ensaio de sua banda de rock, As Mary Janes, e sai correndo do local. Até mesmo seu pai, o Capitão Stacy, que sabe de sua "vida super-heróica", estranha o comportamento da filha. Mesmo assim, eles voltam para casa.

Logo após, uma nave pousa no quintal da Família Stacy. Do seu interior, surge o jovem Reed Richards desta realidade, que parece ciente de que algo misterioso está acontecendo. Ele pede que Gwen, ou melhor, Laura no corpo de Gwen, vista seu uniforme e ambos entram no veículo do rapaz. Reed explica a Laura que a mente dela foi transferida para este corpo e vice-versa. Ele acrescenta que precisam resolver esta situação em três horas, no maximo, antes que a consciência dela seja tragado à força para sua própria realidade e se disperse por completo. Gwen, no corpo de Laura, corre o mesmo risco. Reed, então, manda Laura para sua realidade natal.

No apartamento, Gabby tenta compreender a situação. Tudo começa a fazer sentido quando Laura, no corpo de Gwen, se identifica e trava conhecimento com Gwen, no corpo de Laura. A mutante pede que Gwen utilize os sentidos aguçados do corpo que está ocupando para encontrar o responsável pela troca de corpos. Gwen consegue enxergar uma espécie de arma no prédio do lado e todas se dirigem para lá. Contudo, o apartamento está vazio. Laura pede que Gabby volte para casa e que Gwen fareje o rastro daquele que procuram.

No caminho, Laura alerta Gwen sobre as garras metálicas de suas mãos e pés em seu corpo físico, que doem muito quando são desembainhadas. Gwen, horrorizada, responde que nunca irá utilizá-las. O rastro leva para a entrada de um laboratório subterrâneo. No interior do local, Laura sente uma terrível dor de cabeça. Gwen esclarece que é o seu "sentido de aranha", que dispara diante de um perigo iminente. Surge um poderoso lança-chamas, que inflama todo o ambiente. Laura, instintivamente, se coloca entre Gwen e as chamas, mas esta avisa que o seu corpo físico não tem propriedades regenerativas. 

Passado o susto, elas se veem diante de uma jovem vestida de uma armadura voadora, que as ataca imediatamente. As duas heroínas tentam coordenar suas ações, em que uma auxilia a outra com as habilidades únicas de seus respectivos corpos físicos. Apesar do sufoco, elas derrubam sua oponente. Gwen se aproxima dela com a intenção de despedaçar sua armadura e obter as respostas que deseja, mas isso apenas faz com que ela, inadvertidamente, desembainhe as garras das mãos contra a própria cabeça do corpo físico que ocupa. 

A vilã, horrorizada com a cena, retira seu capacete, com ânsia de vômito. Ela se identifica como Vespa Vermelha e seu intuito era se vingar de Logan por este ter matado seu tio, o vilão chamado Vespa. Por ter vivido muito tempo enclausurada em seu laboratório, ela ignorava o fato de Logan ter morrido e não sabe quem são as outras moças diante dela. Ela explica que seu objetivo não era realmente matar o canadense, mas despachar a consciência dele para outra dimensão. Laura esclarece a ela os últimos acontecimentos e retira as garras de seu corpo físico. O fator de cura cuidará do resto.

Diante do engano, Vespa Vermelha reconfigura seu equipamento para desfazer o que causou. Ela sinaliza um marco no chão e pede que Laura posicione o corpo físico de Gwen acima dele. Se o dispositivo funcionar corretamente, ele será teleportado de volta para sua dimensão de origem, mas não poderá mexer nenhum músculo até que a alma de Gwen o alcance. Para que isso seja possível, o corpo físico de Laura deverá, em seguida, ocupar o mesmo espaço e o dispositivo, acionado novamente. Os dois procedimentos funcionam com êxito e Laura está de volta a seu próprio corpo físico. 

De alguma maneira, Laura parece ter simpatizado com a causadora de suas desventuras recentes e tenta encorajá-la a utilizar o seu talento científico para o bem. A moça, cujo verdadeiro nome é Melinda, responde que vai "pensar no assunto" e envia Laura de volta para casa, antes que esta possa reagir. Sua chegada é presenciada por Gabby, que não esconde a alegria pelo seu retorno.



Achei interessante essa história e, para mim, o ponto alto foi o momento em que Gwen utilizou as garras contra o próprio corpo físico que ocupava. Isso ajudou a humanizar a adversária que enfrentavam e facilitou o entendimento dela com Laura. Gabby ofereceu um momento adorável no início da história, ao colocar uma máscara em seu carcaju para esconder sua "identidade secreta". 

Quem é leitor veterano da Disney, vai achar curioso o codinome "Vespa Vermelha", que remete a um super-herói homônimo publicado por aqui em meados das décadas de 1970/1980, cuja base secreta  ficava em uma nuvem e combatia o crime ao lado de Mickey e Pateta. Ele também participou do "Clube dos Heróis", que o colocava reunido com outros super-heróis da Disney, em histórias produzidas no Brasil (a Editora Abril lançou um encadernado com algumas dessas histórias, vale à pena procurar). Abaixo, vocês podem ver uma ilustração dele.



Não me recordo de quando Logan enfrentou esse vilão chamado Vespa. Quem se lembrar, escreva nos comentários, por favor. 

C@rlos




comments powered by Disqus