quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Espetacular Homem-Aranha: Uma versão diferente daquela história das Guerras Secretas...

Em um mundo que não mais existe, Augustus Roman dominava o território chamado de Regencia. Era uma parte de uma Terra dominada por Destino em que ele assumiu a alcunha de Regente e se imbuiu da missão de prender todos os superseres de seu mundo e assim extinguir todas as potenciais ameaças que eles causariam. Naquela realidade, o Regente caiu graças aos esforços da Família Parker. Contudo, na nossa realidade 616, Augustus Roman está prestes a se tornar o tirano que já foi em outro lugar.






Oito anos se passaram desde que aconteceu os eventos das Guerras Secretas pra gente. E as Indústrias Parker estão de vento em popa. O bom sinal disso é que até mesmo o Tony Stark não perdeu a oportunidade de fazer sua gracinha sobre o quão jovem e despreparado é Peter Parker para ser Presidente de tamanha multinacional. Eles estavam numa festa de galã só com grandes empresário no parque Bryant em Nova York quando foram todos atacados pelo vilão terrorista anti-megacorporações chamado o Fantasma.





Acredite ou não, Parker era hoje um alvo muito maior para o Terrorista do que Stark, que tinha atualmente decaído muito no mercado. Pode parecer maluquice (e é), mas os dois heróis acabaram deixando o problema do Fantasma de lado para ficar debatendo quem de fato tinha a maior mega-corporação que deveria ser alvo primordial do Terrorista.

 Augustus Ronan que estava na mesma festa foi atacado de tabela, mas pouca gente deve ter percebido que ele resistiu a um ataque direto do vilão. Mary Jane, atual secretária de Stark, e o Harry Osborn, que trabalhava para as Indústrias Parker o ajudaram a tirar de lá enquanto o mesmo reclamava da infantilidade do Aranha e do Homem de Ferro.





Demorou um pouco para o Aranha e o Homem de Ferro deixarem as diferenças de lado e mostrar que com a união de seus diferentes dons poderiam armar um ataque surpresa que o Fantasma não estaria preparado. O vilão acabou junto com mais tantos outros indo parar na nova prisão chamada de "Porão", que na verdade era muito mais do que uma detenção. Lá, a doutora Stilwell armazenava os malvados em tanques de contenção para roubar seus poderes e alimentar a armadura especial que Roman usava enquanto Regente. E pelo fim da primeira parte, Augustus já começava a flertar com a possibilidade de caçar heróis assim como fez em outra vida.

Para o povo de Nova York, Regente surgia cada vez mais como um herói eficaz. Em nova confusão no Porto de Nova York, capturou o Orca e encaminhou-o para ser mais uma fonte de poder imensurável na coleção. Caia nos olhos até mesmo de Harry Osborn, que teve sua família salva pelo Regente algumas edições atrás. Harry, por sinal, tinha uma reunião com velhos amigos - Betty Brant e Mary Jane - e foi no meio de um bom bate-papo ao vivo que os três acabaram usando suas mentes dedutivas para sacar que Augustus Roman e o Regente eram a mesma pessoa.

Enquanto que os velhos amigos se divertiam, Parker tinha muitas obrigações agora que era um megaempresário. Mas sempre que surgia a oportunidade, ele dava o jeito de dar uma escapadinha e se balançar pela cidade. Naquela tarde, ele fez isso para encontrar seu novo protegido, Miles Morales, também chamado de Homem-Aranha. Contudo, Miles agora também era um Vingador da equipe de Tony Stark e lá estava mais uma vez o Homem de Ferro se intrometendo na vida do Teioso.




Mais uma disputa de egos começou, principalmente por conta do Stark construir um "lançador de teias " melhor para Morales. Daí, a conversa esquentou para uma rixa de gênios que não se deixavam colocar para trás e terminaram em socos e pontapés. Aquela cena, que acabou sendo gravada e transmitida por toda a internet, irritou demais Roman e ele cruzou finalmente a linha de ir atrás dos heróis. Começou pelo Miles Morales, que foi pego desprevenido durante a confusão entre o Homem de Ferro e Homem-Aranha. De  Miles, outros jovens heróis foram desaparecendo  sem ninguém perceber e indo parar em andares desconhecidos da prisão "Porão". Depois, foi a vez da gente graúda como Capitão América, Visão e a Thor.




Homem de Ferro e Homem-Aranha mais uma vez tiveram que deixar as diferenças de lado para desvendar o destino de Miles Morales. Ambos foram juntos na casa do moleque inventar uma desculpa pros pais não dar falta do menino e depois se trancaram no novo Quartel-General dos Vingadores para rastrear o último sinal deixado pelo jovem Homem-Aranha Ultimate. Enquanto isso, Betty Brant foi por conta própria investigar a ligação do Regente com Roman e com isso acabou sendo encarcerada também no Porão.

O Asa Vermelha apareceu no QG dos Vingadores e isso mostrou que o sumiço dos heróis era muito mais extenso do que o Aranha e Homem de Ferro pensavam a principio. Os dois juntos com Jarvis e Mary Jane tentavam buscar mais pistas para localizar os heróis sem muito sucesso. Nessa parte da história, vale uma nova interessante. Dan Slott deixa bem evidente que há uma confusão mental em Tony Stark, Mary Jane, Jarvis e Homem-Aranha, com cada um deles tendo lembranças distorcidas do tempo em que Peter e Mary Jane moravam na Torre dos Vingadores. Seria uma brecha pra reverterem em algum momento o pacto com Mefisto?

Voltando ao Porão, o Regente acaba recebendo uma segunda visita indesejada no dia. Harry Osborn (ou agora, Harry Lyman) foi tratar aparentemente de negócios ali com Augustus, mas na verdade tinha rastreado o último sinal de Betty Brant até ali. Certo da identidade secreta do Sr. Roman, ele obrigou-o a revelar a identidade do Regente. Antes de ser capturado, Harry ativou uma mensagem pelo seu Webware (tipo um Parkerfone) e foi assim que ele expôs suas suspeitas para o Homem-Aranha. Caso algo acontecesse com ele, a mensagem gravada chegaria ao celular do herói.




Antes que o Homem-Aranha e Homem de Ferro chegassem ao "Porão", o Regente voou pra cima deles e usou o máximo de combinação de poderes que tinha para sobrepujar os dois heróis. Da ala secreta da prisão, a doutora Stilwell se preocupava com os sinais vitais de Roman que já extrapolavam os limites. Ainda assim, a determinação de Augustus venceu e o Regente derrubou Peter e Stark.

Sem muitos heróis para ajudar a reverter o problema, eis que Mary Jane resolveu revirar as caixas da última mudança da Torre dos Vingadores e desencavou a velha roupa do Aranha de Ferro (aquela vermelha e dourada da Guerra Civil). Corajosa como sempre e contando com suas mais muitas experiências em situações como essa, Mary Jane vestiu o traje aracnídeo e partiu para salvar o patrão e ex-namorado (é, não é ex-marido, casamento desfeito, lembra?).




Antes de ser enclausurado de vez, Harry ligou seu Webware para pedir nova ajuda ao Aranha. Ao ouvir a voz do amigo, Parker se encheu de mais determinação para se livrar da bolha em que o Regente o prendia. A Mary "Aranha de Ferro" Jane surgiu providencialmente na mesma hora pra atrapalhar o Regente e assim os dois heróis conseguiram se livrar da prisão energética que os envolvia. Junto, os três conseguiram ter uma vantagem contra o Regente e Peter e Mary Jane pareciam lembrar de eventos de outra vida como sendo uma espécie de sensação de Deja Vu.

A pedido de Jane, o Homem-Aranha deixou de lado a briga com o vilão principal e foi até o Porão salvar Harry. Ele já tinha se livrado do tubo onde ia ser encarcerado graças a uma função especial do seu fantástico celular - um dispositivo de ultrassom feito por Clayton Cole, funcionário das Industrias Parker e ex-vilão Clash. Agora juntos, eles fugiam dos guardas do "Porão" enquanto que tentavam libertar o máximo de heróis presos em tubos no caminho.  Quando a Doutora Stilwell apareceu para impedí-los de fazer um estrago maior, eis que o recém-liberto Miles Morales a ferroou e a pós pra dormir.

A medida que mais heróis iam sendo libertados, mais os poderes da armadura do Regente ia decaindo. Ainda assim, Roman se mostrava uma grande ameaça. Detonou as "patas" da armadura da Aranha de Ferro da Mary Jane e derrubou logo em seguida o Homem de Ferro. Contudo, agora ele teria que lidar com dezenas de heróis que foram libertados e estavam bem irritados com o que tinha acontecido. Não houve outra escolha a não ser se entregar.




Roman Augustus foi preso na própria prisão que criou. Homem-Aranha e Homem de Ferro virão o quão a disputa infantil deles prejudicaram eles e pareciam fazer as pazes. Miles até fez piada com a história dizendo que cabia a "nova geração" mudar essa postura dos heróis viverem se batendo vez ou outra. Mary Jane afirmou que seria a última vez que vestiria aquela armadura aranha e comemorou estar na nova posição trabalhando com o Stark. Já Peter Parker decidiu que era uma boa noite pra comemorar com sua família, amigos e pessoas ligadas a sua identidade civil. Contudo, antes do fim, uma tragédia aconteceu. O Jamenson Pai, marido atual da Tia May, passou mal e caiu no chão.

Resumimos aqui o que saiu nas edições 7 e 8 de Espetacular Homem-Aranha no Brasil, com o arco Jogo de Poder que se concluiu na quarta parte. Na época, lembro bem que Dan Slott eriçou todo mundo com a imagem da Mary Jane com o traje de Aranha de Ferro, que apesar de muito forçado, foi divertido de se ver uma vez e fez uma boa referência paralela com o que tivemos em Guerras Secretas. Contudo, diferente do que vimos no tie-in do ano passado, a "Renovação dos votos" não aconteceu e mais do que nunca Peter e Mary Jane parece que ficarão bem longe de retornar a um namoro.

A disputa entre Stark e Parker apesar de boba é bem divertida e tem uma pérola engraçadíssima no momento em que Peter decide dar o troco e convidar a Pepper Potts pra trabalhar com ele. No mais, fica aqui só a expectativa pras próximas edições. Dan Slott pode não ser o melhor roteirista atual da Marvel, mas ao menos ele vem entregando coisas muito inusitadas e divertidas nas páginas do herói. E já estou super-ansioso pra ler a futura minissérie que vem por aí.

Coveiro

comments powered by Disqus