quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Poderosa Thor: Guerra Coorporativa



O ousado plano de Malekith realmente deu certo. Reunindo um conselho sombrio composto por Loki, Encantor, o minotauro Dario Agger, o Troll Ulik e o gigante do gelo Laufey, ele conseguiu ludibriar a rainha dos Elfos e orquestrar um casamento com ela. E se não bastasse essa grande frustação, a poderosa Thor tem que ainda a fúria do próprio Odin que não admite que aquela jovem misteriosa use o poder do Mjolnir no lugar de seu filho - que por sinal, encontra-se desaparecido.

Da última vez que resumimos essas histórias por aqui, a Thor e Odin estavam começando um embate de proporções titânicas. O alterego de Jane Foster lembra bem quem é Odin, o Pai Supremo que sempre se opôs ao romance entre ela e seu filho. Mais do que se defender, a Deusa do Trovão aproveita a chance para descontar um pouco sua armagura do passado com Todo-Poderoso.

Já em Asgardia, Freya está prestes a sofrer um ataque da Guarda do Trovão comandada por Cul, seu cunhado. Para defender-se, ela conta com Sif, os Três Guerreiros e ainda resolve libertar seu filho adotado Loki (preso pela Thor depois de confrontá-lo no Reino dos Elfos). A Guerra Civil estoura em Asgardia. Contudo, de forma não tão surpreendente, a Mãe Suprema sofre uma traição. Quase que se desculpando pelo que precisa fazer, Loki apunha-la sua mãe com uma adaga envenenada.



O urro de Freya foi sentido por Odin no espaço e isso interrompeu seu confronto com a Thor. Loki fugiu e a luta que acontecia a frente do palácio cessou. Freya estava com uma fagulha de vida ainda. Cul encontrou Loki mais tarde, mas deixou-o viver para dar um recado ao Conselho Sombrio e Malekith. O "tio" parecia intrigado se o fato de Loki não ter matado de vez Freya não foi proposital.

E no fim, tudo mudou em Asgardia. Odin se afastou de suas obrigações para cuidar de Freya longe dali e coube a Cul, a Serpente, servir como novo regente dos Asgardianos. E Jane Foster, ainda lutando contra o cancer, se sentia ainda mais frustada pela vitória dos outros inimigos. Em Jotunheim, Laufey se divertia com o feito de Loki e este parecia muito ressentido ainda com o ato. E por fim, temos um vislumbre de Odinson num epílogo. Ao lado do Mjolnir ultimate, o filho de Odin está preso numa estranha nave alienígena.



Então, o que temos a seguir é um baita de um interlúdio entre os próximos arcos. Duas edições em que Russell Dauterman desenha só algumas partes e quem assume é Rafa Garres, que muda radicalmente o traço da revista para algo mais rústico e europeu para contar uma história do passado. O chefe da Roxxon Dario Agger está lucrando bastante ao retirar matéria prima de vários lugares dos 10 reinos, mas ainda está receoso com o poder de Malekith. Ele quer ter seus próprios monstros.

E assim, ao conversar com Loki, ele conhece a história de Bodolf, um grande Viking que era fiel a Thor e com isso vencia todas as batalhas com o deus ao seu lado. Contudo, no dia em que seu ego foi grande demais para orar pelo Deus do Trovão, ele viu o filho de Odin surgir do outro lado e fazer com que ele conhecesse a derrota. Humilhado, Bodolf jurou vingança e foi assim que se aliou a Loki. Sob instrução do Deus da Trapaça, ele conheceu as propriedades do sangue de Dragões, que uma vez bebidos faziam o guerreiro se tornar tão monstruoso quanto um Hulk.

Bodolf então se tornou uma ameaça de igual para igual contra Thor, rivalizando-o assim como faz o Hulk pros dias de hoje. Contudo, o descontrolado Boldolf caiu no erro de desafiar também Loki. O Deus da trapaça viu que exagerou no seu feito e ajudou o irmão a deter  Bodolf. Foi este dia em que ele tombou. Contudo, a ideia de criar monstros tão fortes e descontrolados como o Hulk não precisava ser abandonada. E foi isso que Loki ofereceu a Dario Agger naquele dia - um exército desses hulks asgardianos. Em troca, bastava que Loki tivesse sua própria igreja (mas deixemos isso para outra história).


Voltemos então a centrar a história na Poderosa Thor. Russell Dauterman retorna para a arte e vemos vários feitos da heróina como protetora de Midgard. Contudo, suas recentes ações não estavam passando desapercebidas. Dois agentes da SHIELD, Kurdle e Krill, já estavam ligando os pontos e foram até a Jane Foster ter uma conversinha. De todas as maneiras, eles tentaram arrancar a verdade por trás da Thor dela, mas logo foram interrompidos pela Agente Solomon. A amiga do Thor pediu desculpas a Jane e deu carona pra ela voltar ao hospital tomar seu tratamento.

Longe dali, em Berna, na Suiça, vemos pela primeira vez uma reunião única da nata de mega-empresários inescrupulosos da Marvel. Eles se consideram o 1% do 1% dos mais ricos e não estão nada satisfeitos com algumas mudanças no jogo. São eles , o Chefe de Pesquisa da Alchemax, Sebastian Shaw das Industrias Shaw, Darren Cross da Cross Tecnologias, Ezekiel Stane da Stane International, Shingen Harada da coorporação Yashida,  Wilhelmina Kensington da empresa de Armas Kilgores, a alien Frr'Dox,  da Soluções Shiars Consolidadas e, claro, Wilson Fisk. Todos eles estão revoltados com Dario Agger que vem sozinho se beneficiando de seu acesso aos 10 reinos e tornando-se um competidor desleal no mercado.



Dario Agger é um voraz empresário e se mostra pouco intimidado com as ameaças dos colegas. Contudo, ele não esperava uma ação contra ele ali mesmo. Shingen Harada, o Samurai de Prata estava associado com ninguém menos Obliette Midas, a Exterminatrix, que estava bem revoltada por ficar de fora daquela reunião. Eles pegaram o dirigente da Roxxon de surpresa, o noucatearam e raptaram para longe dali.



O maior problema disto tudo é que se algo acontecesse com Agger, a Roxxon tinha um protocolo de criar uma grande catastrofe sobre Nova York e detonar toda Wall Street no processo. É aí que a agente Roz Solomon se une com a poderosa Thor para achar o quanto antes Dario e impedir o pior. Primeiro, as duas vão até uma base submersa da Roxxon na Antártida tentar impedir o "Imperativo Agger". Lá embaixo, as duas acabam topando com o intrépido Samurai de Prata Jr. e um combate toma proporções inesperadas ao ponto de destruir o lugar.



Em outro lugar, sobrevoando um pouco do globo em seu avião dourado, a Exterminatrix está torturando Agger para conseguir a combinação de seus cofres. Porém, o diretor da Roxxon é resistente e só faz jurar vingança. Para piorar, um esquadrão de helicopteros da empresa se aproxima e Obliette Midas resolve encará-los sozinha na base da bala (dourada). Depois de derrubá-los um a um, a Exterminatrix depara-se com o Samurai de Prata Jr voltando de sua missão e contando sobre o combate que teve com a Thor.

E para quem está se perguntando o que é exatamente esse Imperativo Agger, eis que ele se revela como sendo uma linha de comando irrefreável a partir do momento em que Agger perde contato. Com isso, a ilha flutuante da Roxxon se torna uma bomba gigante voadora rumo a Manhattan. E é justamente lá que estão os cofres que Midas e Harada querem.

Os dois vilões chegam ao lugar e terão que encarar a maior linha de defesa da Roxxon, o esquadrão BESERKER, que é formado por cinco funcionários da empresa que se voluntariaram a beber o sangue de dragão e virarem versões místicas do Hulk. Exterminatrix convoca a legião de Acéfalos de seu pai para deter os monstros da Roxxon e enquanto isso ruma em busca do dinheiro de Agger. Logo em seguida, chega a Thor e Solomon e a briga se foca neles às portas do cofre.



Como se não pudesse piorar, um reforço da SHIELD chega no lugar, mas ao invés de ajudar na luta contra os vilões, os agentes Kurdle e Krill lideram um esquadrão para deter a Thor. Eles conseguiram mandato para supervisionar os aposentos de Jane Foster em Asgardia e acreditam ter provas de que ela seja a Deusa do Trovão - Afinal, porque Foster trocaria mensagens de amor com o falcão pelo celular?

Com o tempo contado, a Thor ignora a fala dos agentes e parte pra cima de Harada e Exterminatrix. Com o colar que o prendia sobrecarregado, Dario Agger consegue a janela que precisava para virar o Minotauro e ter força pra investir contra os invasores. E numa atitude de desespero, Obliette Midas atira uma bala com o sangue de seu pai contra Agger. A Deusa do Trovão a agarra com a mão, mas os efeitos do sangue do Midas começam a transformá-la e ouro.

É então que o inusitado acontece. Surge de um portal a Jane Foster em pessoa.



Nem mesmo a poderosa Thor consegue entender o que está acontecendo, mas a médica apenas pede pra ela abrir sua mente e ajudá-la a extrair a bala antes que se transforme em estátua de ouro. Kurdle e Krill mal podem acreditar no que vêem, se lamentando pelo grave erro que cometeram.

Aproveitando a confusão, Shingen Harada e Obliette Midas tentam fugir antes que a ilha Roxxon caia. Roz Solomon convence o Minotauro a ser sensato e parar o protocolo do Imperativo Agger, mas ele acaba sendo baleado pelos atrapalhados Agentes da SHIELD. Nessa confusão, a bala que Jane Foster tirava da mão da Thor cai na ilha e a transforma toda em ouro. Tudo parecia perdido, mas a Deusa do Trovão se recupera imediatamente e consegue levantar a gigantesca peça de ouro sozinha antes que se choque com o NY.

Depois de tudo seguro, a Thor joga a Ilha Roxxon transformada em ouro no sol. Dario Agger é preso, mesmo que temporariamente já que seus advogados tem explicação para tudo e o colocam como vítima. Shingen e Obliette são presos. Os agentes Kurdle e Krill se desculpam com Jane Foster apesar de não entenderem ainda o que de fato aconteceu. E, por fim, o mistério da revelação inesperada de Jane na frente da Thor é resolvido.

Somente na frente de Roz Solomon, que a Thor considera uma amiga de fato, Jane Foster se revela uma manifestação dos poderes do Mjolnir. Nunca antes, o martelo do Deus do Trovão mostrou-se tão consciente e isso deixou a Thor com a pulga atrás da orelha. Contudo, agora, ela tinha alguém com que falar toda a verdade. Ela então contou quem era de verdade para a agente da SHIELD.



Então, seguimos para uma  curta história, porém intrigante, da Thor sendo convocada pelo próprio Mjolnir para entender sua natureza. Ela ruma guiada pelo martelo atá a grande Biblioteca dos Mundos, o Palácio de Todo o Saber, a Cidade da Onipotência, o nexo das história de todos os deuses. Lá ela conhece um velho amigo de Thor, o Sumo Mestre Bibliotecário, e este reconta de uma maneira ainda mais elaborada a origem de Mjolnir.

Com arte de Frazer Irving, nos é repetido como uma peça de metal uru foi a base para a construção do martelo nas fornalhas de Nidavellir, lar dos anões, que precisaram da energia de uma estrela nascente para ter fogo suficiente para dobrar o aço do uru. A parte nova é de onde vem o poder do "trovão". Então, descobrimos que quando a maior das tempestades caiu sobre Asgard no passado (antes mesmo de Thor nascer), Odin usou o metal ainda puro pra prendê-la. Vendo agora o potencial daquela energia no Uru, o Todo-Poderoso pediu para os anões finalmente construírem uma arma.

Assim surgiu Mjolnir, que desde o começo foi uma arma rebelde e que na época Odin sequer podia controlá-lo. Irado, Odin encheu-a de magias protetivas e fez com que a arma caísse no esquecimento em seu museu até que um dia caiu na tentação dos olhos do seu filho, Thor. Se a tempestade dentro da arma esta ainda viva ou não, nem mesmo o Mestre Bibliotecário sabe, mas pelo visto com o toque de Jane Foster, é provavel que ela de algum modo tenha voltado a ter consciência.



Resumimos aqui a história contidas nas edições 3 a 6 do Deus do Trovão lançadas pela Panini. É certamente uma revista que é impossível de se perder, um dos melhores materiais da atualidade e certamente entre os cinco melhores já feitos do Deus do Trovão. Com Russell Dauterman, Jason Aaron conseguiu a parceria certa pra contar a história a Deusa e sabe pontuar muito bem as edições em que o artista precisa ter um intervalo para recuperar o fôlego.

Pro futuro, muitas pontas abertas foram deixadas aqui. Não sabemos ainda os objetivos de Loki, que aparece em interlúdios lamentando o que fez com a Freya. Já a situação do Reino dos Elfos pode ter uma guinada surpreedente com o retorno do Mestre Tiro de Mel Marfínico reconvocando a Liga dos Reinos para salvar sua rainha. E já sabemos que a minissérie do "Indigno Thor" já pinta por aqui no próximo número.

Coveiro

comments powered by Disqus