quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Cavaleiro da Lua: Confusão de Personalidades

Depois de entrar numa aventura psicodélica dentro de sua mente para evitar que fosse completamente dominado pela entidade mística Konshu, o nosso lunático vigilante decide que a melhor chance contra tal ser divino seria se desfazer do seu corpo e se sacrificou. Contudo, tentar se livrar do corpo físico que serviria de hospedeiro pra entidade, Marc Spector desperta em outra realidade, reassumindo uma identidade há muito tempo não usada por ele - Steve Grant.



Numa bela jogada de metalinguagem, o escritor Jeff Lemire coloca o empreendedor Steve Grant como um produtor de cinema trabalhando para a Marvel Studios e elaborando um filme para o Cavaleiro da Lua. Portanto, tudo que conhecemos sobre a mitologia do herói, seria naquele caso fruto de um roteiro criado pela mente criativa de Grant. Meticuloso, qualquer erro na gravação incomodava Steve, mas havia algo mais naquela realidade o incomodava. Algo ali não parecia certo para ele. E assim, como num virar de páginas, a mente dele entra em devaneio e ele se torna Jake Lockey.

Jake Lockey era um taxista que circulava pelos bairros mais pesados da cidade. Quando largava seu carro de lado, descobríamos que era uma fachada para dar lugar ao verdadeiro vigilante, o Cavaleiro da Lua. Numa dessas andanças, ele topou com um velho conhecido, Crawley, que o alerta que aquela vida dele não era real e que em outro mundo ele se sacrificou para que o Cavaleiro da Lua pudesse combater Anúbis e sua farsa no hospital psiquiátrico. Jake não lembrava de nada daquilo, mas não deixou de ficar levemente incomodado com as lembranças de Crawley.



Por fim, a história se divide em um terceira história com uma personalidade de Marc Spector que não conhecíamos. Num mundo pra lá de fantasioso, ele e o Francês eram Cavaleiros da Lua, um tipo de guerreiro espacial que combatia uma raça de lobisomens espaciais. No meio da fantasiosa batalha, o Cavaleiro Lunar Marc acaba mordido e teme que tenha pouco tempo para não sofrer a maldição de virar uma criatura das trevas.

As três diferentes histórias que pareciam tão distante vão começando a ficar mais complicadas e se cruzar cada vez mais. Jake Lockey ao entrar no restaurante de uma antiga amiga e personagem coadjuvante de suas história, Geena, encontra todo o lugar revirado e os clientes mortos. Ele foge dos policiais, veste-se como Cavaleiro da Lua e vai de encontro a seu arqui-inimgo mais suspeito - o Homem da Meia-Noite. Quando finalmente iam se confrontar, eis que tudo para e descobrimos que estavam dentro das gravações do filme de Steve Grant. Já o produtor Grant começou a passar mal, repentinamente acreditando que foi mordido por um Lobisomen. Quando foge dos sets de filmagens, acaba topando numa esquina com uma briga real entre o Cavaleiro da Lua e o vilão que antes se pensava estar em seu filme.



Naquela balbúrdia, eis que as três versões do nosso protagonista saem por portas de seu mundo e vão se deparar na realidade em que o Marc Spector era o dominante e os aguardava para esclarescer os fatos. Ao negar ser dominado por Konshu no arco de histórias anterior, Marc Spenctor acabou consciente e livre de sua dominação. Restava a ele apenas englobar de novo suas múltiplas personalidades e ser um só mais uma vez. A versão fictícia de Cavaleiro Lunar era algo novo, resgatado de algum sonho de criança, e foi a primeira a ser incorporada. Jake era o lado que sempre foi o mais violento dele e não desistiu de sua individualidade sem uma boa luta. Já Steve Grant era a que mais tinha memórias reais e demorou para ser convencido por Spector de que eles eram de muitas maneiras um só. Antes de se despedir e ser englobado, Grant apenas exigiu que sua personalidade Spector encontrasse um jeito de ser feliz.

Agora que era mais uma vez um só, Marc Spector pegou a máscara no chão e voltou a ser o Sr. da Lua. Agora que era mais uma vez inteiro, voltaria ao Hospital Psiquiátrico e definitivamente matar Konshu.

Bem menor, porém muito mais complicado que o encadernado anterior, essa edição 2 do encadernado do Cavaleiro da Lua traz uma coletânea de artistas que acompanha Jeff Lemire na narrativa. Cada um deles ficou a cargo de cuidar de uma das personalidades - Wilfredo Torres, Francesco Francavilla, James Stokoe e Greg Smallwood. De certo modo, continua sendo uma extensão da homenagem as fases anteriores do herói, mas pode ter um ar de fill-in muito esticado quando é basicamente só nisso que gira esse encadernado. Contudo, pra compensar, uma história do primeiro volume do Cavaleiro da Lua traz os tempos aureos da fase "Jake" com Crawley e Geena como coadjuvantes.

Coveiro

comments powered by Disqus