quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Justiceiro: Ataque a Condor



O segundo encadernado do Justiceiro lançado no último mês de agosto traz o restante da história que durou praticamente um ano da caçada de Frank Castle contra o Condor, os traficantes da droga que parece turbinar os usuários ao ponto de se acharem indestrutíveis. Na busca pelos produtores da droga, o Justiceiro acabou num sanatório onde o produto era feito e estava seguindo em túneis subterrâneos do lugar quando uma grande explosão aconteceu. Muitas davam o Justiceiro como morto, mas como bem observou os agentes Ortiz e Anders, isso é algo que já foi muitas vezes dito sobre Castle.

Fuça, o mais voraz assassino da organização, acreditando que sua missão estava concluída ao aparentemente eliminar Castle, iria rumar para o norte. No caminho, sob efeito da droga ainda, ele acabou massacrando todo um ônibus de turismo só pra ter um veículo para sua viagem. Isso logo chamou atenção das autoridades e principalmente da Agente Ortiz, que viu a chance de ela vingar seu parceiro. Já Castle realmente não morreu. Saiu do outro lado da floresta perto do Sanatório Exeter e rumou pra o primeiro bar onde tinha alguns homens que trabalhavam para o Condor. Novamente os capangas fizeram uso do EMC pra atacar Frank, mas o Justiceiro mostrou porque ele era de fato tão temido - Não precisava daquela droga pra fazer o que fez.

Ferido, Castle acabou encontrando abrigo na fazenda de uma velha e viúva enfermeira que morava perto. Em troca de ele ajudar com alguns trabalhos domésticos, a senhora Ethel o ajudou com os ferimentos e o escondeu pelo tempo que precisava. Contudo, não demorou muito para a Condor encontrá-lo e mandar mais assassinos a seu encalço. Só que eles não esperavam que a velha Ethel tivesse algumas proteções pessoais e bem destrutivas nos arredores de sua fazenda. Após a primeira armadilha detonar, ela e Frank fugiram na velha moto do seu marido e a inusitada dupla deu um baita trabalho pros assassinos. Ethel acabou falecendo no caminho após abusar do coração e restou a Frank pegar o único sobrevivente dos capangas e extrair dele a localização do Quartel-General do Condor.



O desequilibrado Fuça acabou encontrando uma barreira policial no meio do caminho e isso o obrigou a mudar os planos. Quando o ônibus foi detonado, ele deu um jeito de escapar antes dos policiais chegarem perto e se escondeu numa ambulância. Coincidentemente, a Agente Ortiz estava no veículo para pegar depoimento do único sobrevivente do massacre e deparou-se com um cara morto e um lunático Fuça fugindo desenfreadamente pela estrada. Por conta do EMC, Fuça estava completamente fora de controle e capotou a ambulância. O homem fez Ortiz de refém, mas não consegui se manter integro por muito tempo. A overdose de EMC estava o deixando completamente transformado e perdendo a sanidade. Foi a vantagem que Ortiz teve para virar o jogo e prendê-lo. Agora, ela queria saber onde era o quartel-general da Condor e arrastou o assassino insano junto até finalmente eles acharem precisamente o lugar no Canadá.



Outro personagem que no meio desse encardernado volta a ganhar atenção na história é o Olaf. Ao descobrir que sua mulher e filho abriram a porta de seu escritório secreto em casa após a visita dos Agentes da DEA, o ex-militar não tinha mais nada que o segurasse. Já não se dando muito bem com o chefe da Condor, Olaf mata-o na frente de seus homens no porto e decide que a organização a partir de agora deveria voltar a ser uma força a ser temida e não apenas uma produtora da EMC sob a tutela de farmacêuticos.

Nesse meio tempo, o Justiceiro estava matando mais mercenários da Condor pelos arredores até finalmente chegar perto o suficiente do porto onde o maior carregamento da EMC até então estava sendo liberado. No meio da invasão, acabou sendo enganado por uma das mercenárias que acabou desfigurada no ataque da fazenda da Ethel e foi dopado. Agora, Castle estava a mercê do bando e Olaf quis dar a ele uma morte digna pelos tempos em que ambos serviram o exército. Com isso, deixou que ele enfrentasse seus homens de mãos limpas até a morte. Porém, como Castle mesmo disse, ele era temido por ser quem é mesmo sem dose de EMC e acabou detonando uma a um os homens da Condor.

No meio da briga, algumas caixas de EMC foram destruídas e o pó inalado pelos mercenários acabou dando overdose em alguns homens. Castle tapou o rosto para se proteger e montou no navio mesmo suas novas emboscadas. Olaf acabou fugindo do navio, mas não sem antes também se injetar com a EMC. Castle o seguiu de imediato e ambos tiveram uma briga medonha em cima de um bloco de gelo naquele mar gelado. A agente Ortiz chegou nesse meio tempo, após prender o descontrolado Fuça num lugar perto. Ela atirou em Olaf em um momento em que ele tinha vantagem na luta, mas também impediu que Castle executasse o sujeito em desvantagem. Por mais mal que eles tenham trazido, a agente Ortiz os levaria para a Justiça.



Olaf foi preso. Fuça acabou esquecido em algum lugar piorando sob efeito da droga. E Castle voltou pra Nova York fazendo o que faz de melhor. E se sentindo mais vivo do que nunca. Com isso fecha-se o grande arco escrito por Becky Cloonan. Aqui temos também um dos últimos trabalhos de Steve Dillon antes de morrer ano passado. Infelizmente, ele não pode terminar toda a história e coube aos desenhistas Matt Horak, Laura Braga e Iolanda Zanfardino concluir esse mega arco. É uma história bem bacana, com antagonistas que rapidamente chama sua atenção e entregando uma história acima da média quando comparado ao que tem saído na mensal do personagem recentemente.

Na edição brazuca, temos ainda a Justiceiro Anual de 2017, que conta uma história que se passa no Halloween. É escrita pelo criador do personagem, Gerry Conway com ilustrações de Felix Ruiz. Traz tanto Castle quanto um filho de um policial morto atrás de uma gangue. A busca os leva a uma festa de Halloween num Instituto de Artes onde ocorreria mais uma assalto, mas o Justiceiro aparece ali para acabar com a festa da bandidagem. Castle consegue a informação sobre o verdadeiro cabeça da gangue e isso o leva pra um bairro da periféria onde outra festa de Halloween rolava. Na confusão, uma das crianças é feita refém mas Castle resolve a situação do seu jeito. O filho do policial morto chega a tempo de ter sua vingança, mas Frank Castle o impede de matar o cara para que ele valorize os principios que seu pai honrava. E quando ele concorda em não ceder a vingança, Castle mata o bandido. Afinal, os outros acreditam na Justiça, mas o Justiceiro acredita apenas na Punição. E é aqui que a tradução do nome do personagem se perde um pouco na história.

Coveiro

comments powered by Disqus