terça-feira, 31 de outubro de 2017

Motoqueiro Fantasma: A origem do Motorista Fantasma.

Nada mais próprio para resenhar nesta noite de Dias das Bruxas do que uma história do Motoqueiro Fantasma. Ou melhor, do Motorista Fantasma, que apesar de a Panini não ter traduzido como tal, não há outra maneira melhor de referenciar essa nova versão do Espírito de Vingança. E no volume 2 que a Panini lançou meses atrás em bancas, finalmente temos o mistério da origem deste Corredor Fantasma resolvido e você irá se surpreender com o quão ligado ele é com o passado de seu atual hospedeiro. Robbie Reyes.



O esquema de contrabando da pílula rosa criado por Zabo acabou sendo um fiasco. Além de ter sido desmantelado pelo Motorista Fantasma, o produto mostrou-se altamente instável, e acabou hoje em dia jogado na sarjeta e espalhado entre mendigos e animais de rua. Ratos e gatos turbinados tem atacado ao léu pelas ruas de Los Angeles e saído como manchete nos noticiários. Mas isso não é mais problema para Robbie, que só pensa em arrumar mais dinheiro, mais corridas e sair o quanto antes do bairro com seu irmão caçula Gabe. Já Guero e seu bando, os colegas que mais dão trabalho no colégio a Robbie, mais uma vez estão se metendo com as drogas e estão completamente envolvidos no novo esquema de tráfico do Zabo, a pílula azul. Era inevitável os caminhos dele e de Reyes se cruzarem de novo.

Noutra noite, enquanto competia numa corrida por uma grana alta que poderia ajudar pra valer seus problemas, Robbie foi surpreendido por um ataque de ratos contaminados com a pílula vermelha e destroçaram seu carro. Reyes perdeu a corrida e teve que pagar uma nota por isso. Provocado pelo espírito psicopata de Eli Morrow que o tornava o Motorista Fantasma, Robbie decidiu ir atrás do vencedor reaver seu dinheiro e foi aí que foi surpreendido por outro guerreiro das estradas de cabeça flamejante, o Motoqueiro Fantasma original, Johnny Blaze. De cara, Blaze percebeu que aquele novo Motoqueiro era algo maligno, mas foi surpreendido ao usar seu olhar de penitência e perceber que haviam duas almas ali ao invés de uma. E uma delas era boa, a de Reyes. Acabou que deu chance para o garoto fugir e postergou o encontro definitivo para outro dia.



No outro dia, enquanto jogava basquete no Colégio Lincoln, Guero e sua turma  turbinada pela pílula azul acabou destruindo a quadra no meio do jogo e feriu pra valer Reyes. Foi a oportunidade que o espírito de Eli Morrow teve para assumir pra valer o controle de seu corpo e dar início a sua vingança pessoal. Destratou o pequeno Gabe quando chegou em casa e revirou o lugar até achar um baú escondido no chão que tinha os nomes dos antigos chefes do crime pra quem Morrow trabalhava. E eis que um deles,  o russo Yegor Ivanov, que mandou matar Eli no passado, era sua primeira vítima.

O possuído Robbie foi até West Hollywood causar num bar que pertencia ao russo e começou  a detonar todos os seus homens. Era o primeiro aviso dado ao seu ex-contratante. Pra piorar pro lado de Yegor, Zabo e seu exército batizado de Brigada Azul do Hyde começaram a ameaça-lo por não aceitar se juntar ao seu esquema de tráfico da nova pílula. Em dado momento no Clube Paraíso, quartel-general de Ivanov, os lados dessas forças opostas se cruzaram. O possuído Reyes invadiu o lugar pra encarar o mafioso e só não o matou porque surgiu ali o Motoqueiro Fantasma original mais uma vez e eles começaram a tretar. O Motoqueiro de Johnny Blaze conseguiu usar desta vez o olhar de penitência sobre o Motorista e isso fez o espírito de Eli Morrow agonizar. E no meio da confusão, a Brigada Azul raptou Yegor.

Depois do olhar de penitência, Robbie Reyes finalmente voltou a si e teve a chance de conversar melhor com Johnny Blaze, que enxergou diferenças e similaridades entre os dois "Espíritos de Vingança".  Ciente de que Robbie é a maior vítima ali, Johnny vê que a única coisa que pode fazer pelo garoto é aconselhar como ele deve dominar a situação e usar aquele poder - que a princípio é maligno - a seu favor. Para tal, ele deve ser forte e lutar pra não perder sua humanidade. Após o papo com Blaze, Reyes lembra que seu irmão ficou sozinho e casa e volta correndo para lá. Acaba encontrando o Gabriel um pouco traumatizado e distante. A relação deles depois deste dia nunca mais seria a mesma, como veremos mais adiante neste volume. E pra piorar a situação do garoto, Guero tem agora certeza de que Reyes e o Motorista Fantasma é a mesma pessoa depois da confusão no clube.



Já o raptado Yegor parece pouco impressionado com Zabo e sua gangue de homens da pílula azul. O russo está bem preocupado com o "Golem de Fogo" que invadiu sua casa. Quando Guero fala que Reyes e o Motorista são a mesma pessoal, o mafioso russo parece entender melhor a relação do espírito de Eli com a do garoto Reyes. Yegor e Zabo começam a bolar um plano juntos para deter esse novo Espírito de Vingança. Já na escola, após novamente ser atacado pela turma de Guero, Eli voltou a dominar o corpo de Robbie e rolou uma baita briga feia por lá, ferindo até um professor de tabela. A partir daí, o possuído Reyes volta pra casa, mas agora percebe-se que tem uma briga interna pelo controle do corpo. Quando o professor da escola vai até sua casa tomar satisfação, ao invés de matar o sujeito, Reyes consegue controlar Eli no último instante. E mais uma vez, Gabe vê seu irmão mais estranho do que nunca.

Na parte final deste arco, na edição #10 deste volume, o russo convoca Eli para um encontro num bairro obscuro de Los Angeles. Era uma armadilha, obviamente, que culminou com um impaciente Guero tomando a pílula azul antes da hora e atacando sozinho o Motorista Fantasma. Eli acabou jogando o rapaz de uma altura que seria sua morte certa, mas acabou que Robbie dominou o corpo no último instante e tentou salvar o rapaz. Ao usar suas correntes, no entanto, acabou impensadamente quebrando a coluna de Guero, praticamente repetindo um paralelo macabro com a história de Reyes e do Homem-Aranha. O restante da Brigada Azul avançou imediatamente, e desta vez o Motorista Fantasma deteve todos eles com golpes não letais. Chega então Johnny Blaze para ajudar no conflito final e assim os planos dos vilões vai por terra, com o russo e Zabo fugindo.

E os paralelos deste Motorista Fantasma com o Homem-Aranha vão mais além e é revelada com mais da origem do personagem nas últimas histórias desse volume. Yegor já tinha deixado no ar que Eli Morrow tinha alguma ligação com a família de Robbie e descobrimos que ele na verdade era o Tio Elias, um irmão de seu pai que sua mãe sempre se apavorava. E ela tinha suas razões, já que Eli sugere que a deficiência do irmão caçula de Rob é culpa dele ao provocar o acidente da escada de sua mãe quando ela estava grávida.

Mesmo sem conseguir mais controlar Robbie, Eli Morrow conseguiu afetá-lo diretamente atingindo seu irmão. Desde os incidentes do arco anterior, a relação dos irmãos estava degringolada. Gabe começou a fazer fisioterapia e passou a usar muletas, tendo sessões de terapia e passando pelo começo da adolescência. Já o irmão, que sempre passou a se dedicar 100% ao caçula, começou um relacionamento com uma garota chamada Lisa. Distante, foi a oportunidade de Eli aparecer para Gabriel na forma de um amigo invisível e mexer com sua cabeça.

Instigando o lado mais heróico e fantasioso do menino, Eli o provocava a correr riscos como a personificação real de seu herói de infância, o Lobo Ninja. Quando Robbie percebeu o que estava de fato acontecendo, já era tarde demais. Morrow transformou o garoto numa espécie de monstro lupino com patas dianteiras de metal e tentou levá-lo para matar Yegor e ter sua vingança. Transformado no Motorista Fantasma, Reyes deteu o irmão e começou a convencê-lo a lutar pela controle de seu corpo. Após um momento tocante, Gabe expulsa Eli do corpo e ele volta para Robbie.



Com o menino livre  e vulnerável, Yegor tenta usar ele como refém para se safar e o Motorista Fantasma então o engolfa em fogo e enlaça em suas correntes, tragando para debaixo da terra. Robbie e Eli decidem entrar em um acordo no final, ele daria ao tio a sede de morte que ele tanto queria contanto que apenas caçassem a escória da humanidade. Por hora, eles tinham um acordo.



Toda essa fase que vimos até aqui antecede as Guerras Secretas, e é totalmente assinada pelo criador do personagem, Felipe Smith. Os desenhistas Damion Scott e Kris Anka o acompanham nestes dois arcos deste encadernado. E nova vida ao personagem veio após a série de TV nos EUA, com um  novo volume do personagem vindo aí com desenhos de Danilo Beyruth. Espero que a Panini não demore em trazer essa história pra cá.

Coveiro

comments powered by Disqus