terça-feira, 3 de outubro de 2017

Novíssimos Vingadores & Fabulosos Vingadores: Vertentes

Em teoria, a ideia de uma prisão emulando uma cidade pacata no meio dos EUA em que seus prisioneiros eram enganados e reacondicionados na socidade com outros alteregos parecia uma boa para a diretora da SHIELD, Maria Hill. Contudo, reunir um bando de mal elementos num só lugar e contar que nada vai dar errado talvez seja pura ingenuidade. Assim, enquanto Steve Rogers inspencionava Pleasant Hill, uma insurreição de presos que se livraram da enganação mental estourou. E foi por alguns segundos que o velho Capitão América conseguiu enviar um pedido de ajuda para sua equipe de Fabulosos Vingadores, o Esquadrão Unidade.



A equipe ainda tem muitos problemas pessoais a resolver. Mércurio anda afastado de sua irmã, mas não deixa de observá-la a distância sempre que pode. O Doutor Vodu também não está na melhor fase com o fantasma do seu irmão, que ao invés de querer seguir o caminho para a luz, pensa agora em dar um jeito de ressuscitar - afinal, ele não ressuscitou o Mercúrio na aventura anterior? Já a Sinapse anda sendo treinada por Cable para usar de forma mais prática seus poderes. Experiente em telepatia e treinar jovens para atingir seu potencial, o Soldado do Futuro acabou de mostrar uma aplicação dos dons da inumana para ser um detector de mentiras. Então, Deadpool interrompe o treinamento para avisar que eles encontraram o carro que estava em fuga em Connecticut.

Num veículo blindado, o Destruidor (da Gangue da Demolição) estava confuso e sem saber se vivia a realidade ou mais uma ilusão. Seu carro estava sem freios e foi preciso a Vampira se meter e tombar o veículo para não lhe causar mais acidentes. De algum modo, o Destruidor queria volta para a prisão para ajudar um amigo, Jim Curry, mas ao invés de ir pra cadeia comum, o levaram para o tal lugar chamado Pleasant Hill. Jim acabou morrendo (assim confirmou o Doutor Vodu) e agora Destruidor culpava a SHIELD por tudo. A história do bandido parecia uma grande maluquice, mas Sinapse confirmou com seu novo aprendizado que era pura verdade.



Mesmo sendo as palavras de um vilão, o time acabou percebendo que havia algo errado. Do carro blindado, saiu então Maria Hill confirmando a história e dizendo que até mesmo ela se tornou uma presa permanente do lugar. Assim, quando surgiram veículos e robôs da SHIELD pra recapturar Dirk Garthwaite e Maria Hill, os Vingadores não viram outra alternativa a não ser lutar contra os agentes do governo. Agora, após despachar o Destruidor, eles partiram para Connecticut para reencontrar Mercúrio e o Tocha Humana e desvendar todo o mistério por trás do lugar.

Foi nesse momento que surgiu um quinjet com OUTRA Maria Hill atirando contra eles.



Calma! Para entender esse outro lado da história, voltaremos um pouco no tempo para conhecer alguns eventos recentes da equipe dos Novíssimos Vingadores. Assim como os Fabulosos, a nova equipe ainda estava se conhecendo melhor. O Capitão América Sam Wilson e a Poderosa Thor começaram a enlaçar um romance e foi assim que ele descobriu que a identidade civil dela era a de Jane Foster. Sam parecia preocupado com ela. Por mais que ela lhe dissesse que fazia aquilo para fazer o bem, não deixava de pensar se ela na verdade não queria morrer como um guerreira ao invés de apenas ceder a doença.

Visão e Ms Marvel ainda tinham problemas de desconfiança depois do último arco. O sintozóide até mesmo se passou como professor substituto dela para se aproximar dela e assegurar que não estava mais dominado pelo Kang e ela poderia voltar a confiar nele. Ciente de que a menina era uma verdadeira fangirl do time de Mais Poderosos Heróis da Terra, Visão a presenteou com um óculos de realidade virtual que passava as memórias dos grandes acontecimentos da equipe e dava a impressão que ela estava lá em primeira pessoa. Emocionada com o mimo, a garota abraçou o colega Vingador.



Então, passamos para os problemas que ligam esta história com a anterior de fato. O vilão de quinta categoria chamado Fantasma da Noite estava causando problemas em Nova York e completamente confuso, citando mais uma vez a enigmática cidade de Pleasant Hill. Depois de finalmente detido pela Thor, chega Maria Hill e uma equipe da SHIELD para levar o vilão. Só que o Homem de Ferro não a impede. O Ferroso acabou de receber um alerta de Sam Wilson convocando o time e citando justamente a cidade de Pleasant Hill como mais uma sujeirada da SHIELD. Maria Hill não teve outra opção a não ser levá-los para lá.

No meio do caminho, enquanto dirigia o Quinjet, Maria Hill explicava para os Vingadores do Stark o que era de fato Pleasant Hill e sua funcionalidade como uma mega prisão de superpoderosos. Mas antes de chegar lá, perceberam no morro que havia uma outra equipe de Vingadores por lá e com eles uma OUTRA Maria Hill. Sem pestanejar, a Hill que pilotava o avião atira na sua outra versão e é aí que as histórias se cruzam.

O conflito entre as duas Marias Hill acabou inevitavelmente se extendendo para uma briga entre as duas equipes. E enquanto os dois times se trocavam nos limites da pequena cidade-prisão, a poderosa Thor e o Homem de Ferro perceberam que havia uma redoma envolvendo o lugar. Os conflitos internos se encerraram dando lugar para as duas equipes tentarem quebrar a parede invisível do lugar. Mal sabiam eles que já estavam sendo peças de uma grande brincadeira de uma garotinha omnipotente chamada Kobik.

Foi quando tudo mudou para os membros das duas equipes. Tony Stark virou mecânico de uma oficina e tinha o Miles Morales como seu ajudante. Deadpool virou um bombeiro bombadão, Doutor Vodu era dono de uma funerária. Mercúrio e Sinapse viviam treinando numa academia. Cable era um senho sem um braço e um olho, provavelmente perdidos numa guerra do seu passado. E de todos ali, era justamente a Vampira que levava a vida mais normal que começou a resistir a mentira em que vivia.

Vampira foi treinada desde cedo a resistir a invasões e manipulações mentais pelo Professor X. E agora inconscientemente trazia a lembrança do seu velho tutor ali para livrá-la daquela farsa em Pleasant Hill. Acabou percebendo de quebra que pode ter sido enganada também recentemente, remontando assim a história anterior onde topou com um falso Gambit. Decidida a virar o jogo, a menina foi topar com cada um de seus antigos colegas de equipe e quebrar a ilusão deles nem que fosse a base da força. Começou pelo seu vizinho, o Tocha Humana, praticamente ateando fogo nele pra comprovar seu ponto. Em seguida, topara com a Ms Marvel, que após muita resistência acabou se dando conta de quem verdadeiramente era.

Na sequência, libertaram cada um dos membros do Esquadrão Unidade e Novíssimos Vingadores estimulando-os com memórias pessoais de suas outras vidas. Um dos últimos foi o Visão, que se passava como um pianista dedicado e que a Vampira percebeu que era incapaz de errar um nota sequer. Quando estavam finalmente juntos, eis que a Kobik surgiu e estava se preparando para por todos para dormir mais uma vez.



Graças ao Mercúrio, que não tinha perdido suas habilidades mesmo após as manipulações mentais, que todos foram retirados para longe da Kobik e postos em segurança. As duas equipes foram redivididas em duas por segurança e uma delas que ficou numa fazenda, topou com as duas versões de Maria Hill. As duas agora tinham ciência de que também foram transformadas e manipuladas, sendo na verdade as vilãs lá do fundo do alfabeto da lista chamadas Rajada Mental e Sanguinária. Mas antes que pudessem explicar mais sobre a situação, as duas simplesmente desapareceram no ar e Kobik surgiu mais uma vez.

A garotinha reforçou que sua intenção era só fazer de Pleasant Hill um lugar calmo, mas algo deu muito errado e as "pessoas más" estão acordando. É quando somos surpreendidos pelos muitos vilões daquela cidade surgindo de todos os lugares e atacando os recém despertos Vingadores. Kobik parecia tão aturdida quanto os heróis, que lutavam com o que podiam contra a enxurrada de vilões. Foi quando depois de uma tentativa falha de Miles e Kamala de alcançar a criança, Deadpool em pessoa chegou até ela e passou a orientá-la. Por mais maluco que pareça receber conselhos do Mercenário Tagarela, Kobik acabou entendo o que precisava fazer. Usou seus poderes para conceder de volta os heróis ao que eram antes e assim eles podiam mais facilmente dar o troco nos vilões.



Mas a história não se encerra por aqui. Enquanto Kobik some da vista de todos, eis que os Vingadores recebem o chamado dos seus respectivos Capitães América. E essa história continua na revista mensal do bandeiroso que vem cheio de novidades.

Esse crossover de equipes dentro do evento maior se resumiu aqui nas edições 8 a 10 de Vingadores. Mark Waid e Gerry Duggan escreveram essa história que foi desenhada por Adam Kubert e Ryan Stegman. Mas o conflito principal vai ficar a cargo de Nick Sppencer. Voltamos em breve pra falar disto!


Coveiro

comments powered by Disqus