segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Novíssimos X-Men: Velhos inimigos, novos perigos

Após um vídeo gravado com o discurso do jovem Scott Summers viralizar na Internet, os Novíssimos X-Men se tornaram populares no mundo todo e decidiram usar essa fama a favor da paz entre humanos e mutantes, rodando o mundo para ajudar as pessoas. Mas será que eles estão preparados para essa nova vida com o "pé na estrada"? E o que alguns de seus "conhecidos" pensam sobre eles?



Logo de cara, vemos que nem só de momentos alegres e emocionantes é feita a vida dos jovens mutantes: Oya, conhecida por ser católica fervorosa, pareceu entrar em crise com Deus por Ele permitir toda a dor e tragédia sofridas pelos mutantes, enquanto o Homem de Gelo (ou seria Menino de Gelo?) não sabe a melhor forma de interagir com seus colegas desde que assumiu ser homossexual. Por sua vez, o namoro do jovem Anjo e da Novíssima Wolverine começou a azedar por Warren não aprovar a forma com que Laura leva sua vida, se jogando de cabeça nos perigos sem pensar nos ferimentos e riscos que ela sofre com isso. Para sorte (ou seria azar?) deles, a "DR" foi interrompida à força durante a passagem do grupo em Paris - cortesia do Blob, causando caos em um restaurante local.

Os X-Men do passado já enfrentaram o Blob várias vezes, então vencê-lo mais uma vez seria fácil, certo? Errado! Mesmo com sete contra um, foi preciso muito esforço de todas as partes envolvidas para deter o criminoso. E mesmo assim, só depois que o Anjo, irritado com a postura de sua namorada e em esforço constante para conter seu recente poder cósmico, atacou Blob com todo o seu potencial. Mas o que parecia ser uma noite longa... acabou sendo uma noite ainda mais longa.



Isso porque, durante a batalha, os X-Men acabaram separados. E outro velho inimigo dos X-Men, o Groxo, aproveitou a oportunidade para atropelar Ciclope e levá-lo para seu esconderijo nas catacumbas de Paris. Mas tudo bem, porque o Groxo nunca foi perigoso, certo? Errado novamente! Mortimer culpa Scott Summers por todo o ódio aos mutantes nos dias atuais (o que o Scott adulto fez, ainda não sabemos, mas parece ter sido sério), por isso ele decidiu que a solução é matar a versão do passado do antigo herói - afinal, se o Scott do passado morrer, o Scott do presente não terá vivido pra causar a tragédia que causou, né? Mas, primeiro, ele aproveitou a oportunidade pra descontar sua raiva espancando e torturando o jovem herói.

Scott só conseguiu sobreviver a muito custo, usando suas rajadas ópticas primeiro para atordoar Groxo e, depois, ao se arrastar às cegas sem seu visor e acabar em um beco sem saída, como uma medida desesperada. Resultado: Scott em estado grave no hospital, e o Fera cada vez mais desiludido com o presente e disposto a voltar ao passado de qualquer jeito. Como a ciência não foi capaz disso, ele decidiu procurar o Dr. Estranho para tentar a sorte com a magia. Pena que a ideia veio justamente quando Strange estava ocupado contendo um problema na realidade das sombras.



Mas o que poderia ser azar, acabou se revelando uma experiência e tanto para Hank: antes tendo preconceito pela magia, ele acabou percebendo que a linha entre ela e a ciência é mais tênue do que ele pensava - e que ele, homem da ciência, pode ter mais talento para as artes místicas do que o próprio Stephen pensaria antes de ambos unirem forças para resolver o problema e salvar o mundo. O feiticeiro o aconselha a procurar ele mesmo uma saída para seu dilema, dizendo ter certeza de que ninguém seria melhor para atingir esse objetivo: e, para ajudá-lo, deixou o Terceiro Olho de Hórus (uma máscara capaz de despertar as percepções místicas) com Fera. Com isso, o último X-Man do passado começa a ser mudado pelo presente...



Todas essas histórias foram publicadas nas edições 4 a 8 de X-Men, com roteiro de Dennis Hopeless e arte de Mark Bagley (exceto a história do Fera, que traz Paco Diaz nos desenhos). E sinceramente, essa segunda série dos Novíssimos X-Men tem sido uma grata surpresa, leve e divertida mas com tensões nos momentos certos (vide o espancamento do Ciclope, ou a fúria de Idie com sua fé - que continua firme e forte, apesar disso) e espaço para caracterização e desenvolvimento de todos os personagens. Das três séries de equipes de X-Men, Novíssimos X-Men talvez seja a que menos importa para o cenário amplo do universo mutante (e do universo Marvel como um todo). Mas talvez seja também a mais agradável de acompanhar. Esperemos que continue assim para as próximas edições, quando ela entrará nas Guerras Apocalípticas.

O que são as Guerras Apocalípticas? Aguardem e vejam!

comments powered by Disqus