quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Novos Vingadores: Vertentes

De todas as equipes de Vingadores, certamente a que é controlada por Roberto da Costa é a que é mais fora dos padrões. Além de operar completamente independente em uma ilha particular comprada pelo mutante brasileiro, ela basicamente funciona em cima das ruínas daquilo que já foi a organização criminosa IMA (mudou só o significado da sigla, na verdade, para "Ideias Mecânicas Avante". Por esses e outros fatores, o time prefere ficar de fora do território americano e deixar isso pra os outros times. Contudo, com os problemas que aconteceram em Pleasant Hill, talvez seja a hora de eles furarem essa condição.



Tudo começou quando um pedido de ajuda de Rick Jones chegou até a Ilha dos Vingadores. Sendo agora um foragido chamado Sussurante, Jones tinha preparado uma mensagem de socorro caso acabasse preso ou desacordado. Coube ao time de Roberto da Costa atender ao chamado, já que todos os outros estavam indisponíveis. Mas da Costa só tomaria tal atitude polêmica após uma votação. E eis que de todos, incluindo sua equipe técnica, apenas a Garota-Esquilo, Billy Kaplan e Hulking foram contra a missão. Todo o restante, inclusive o Gavião Arqueiro que operava como representante oficial da SHIELD, decidiu que preferia estar ao lado dos amigos (incluindo resgatar o velho conhecido Rick Jones) a aceitar tudo de obscuro que a SHIELD vem fazendo.



Estava então decidido eles finalmente baterem de frente com os EUA, mas Roberto não queria prejudicar aqueles que foram contra. Assim, usando o seu "robô de champagne", o brasileiro drogou e teleportou Teddy, Billy e Doreen para o grande deserto no centro dos EUA. E eles não deveriam considerar isso uma expulsão, já que os três deveriam continuar a sendo os Novos Vingadores. Já o restante do time funcionaria fora dos registros, não merecia tal alcunha mais. E assim, com um equipe formada por Poderoso, Tigresa Branca, Pod e Soprano, partiram para o Aeroencouraçado da SHIELD onde Rick Jones era prisioneiro.

Essa trecho da história seria melhor compreendido caso estivessemos com as histórias dos Agentes da SHIELD em dia publicados pela Panini. Mas o que importa saber de fato é que a nova equipe criada por Coulson e que incluem também a Tremor e o Deathlock foram responsáveis por prender o sussurrante e parte dela era a linha de defesa contra aqueles Vingadores. Com nítida vantagem de poder, não demorou muito para o time de Roberto (com uma ajuda surpresa do Gavião Arqueiro) conseguir resgatar Rick Jones. A maior surpresa aqui fica por conta de no final a Soprano deixar escapar para Daisy Johnson um codigo bem especifico. O significado dele era que ela era uma agente infiltrada na Ilha dos Vingadores.

Obviamente, aquela ação ilegal dos Vingadores de Roberto da Costa não passaria desapercebida pelo governo americano. E antes mesmo da SHIELD pensar em tomar uma atitude, eis que o próprio exército americano aproveita a situação pra por em prática um de seus maiores planos de salva-guarda contra super-seres - o projeto Kaiju Americano. Um breve flashback com a participação do General Robert L. Maverick (alguém que até o Thunderbolts Ross acha que é meio maluco de pedra) conta como experimentações malucas com um mistura de soro de super-soldado, particulas Pym, Raios Gama e soro do lagarto geraram uma versão turbinada e patriota de "Godzillomen Patriota".



Uma vez na Ilha dos Vingadores, Rick Jones continuava muito com o pé atrás com aquele time de heróis que ele mal conhecia estar malcomunado com a IMA, que para ele sempre foi uma organização malvada. Isso acabou gerando alguns conflitos com Victor Alvarez, que por sua vez também não estava se dando nada bem com Ava Ayala desde o incidente em que ela perdeu os poderes. Mas as confusões foram colocadas de lado quando os operativos da IMA detectaram a chegada de três helicopteros e algo muito grande submerso no oceano se aproximando. Faltando algumas centenas de metros para chegar na ilha, eis que o Kaiju Americano surge.

Qualquer um ficaria muito impressionado com aquilo, mas Roberto da Costa sempre parecia muito preparado. Junto com sua equipe técnica formada por Max Branshear e Toni Ho, eles revelam o projeto Vingador Cinco. Era preciso cinco membros da equipe que unidos numa só mente que seria intermediado pela POD para controlar um robozão gigante no melhor estilo seriado japonês mesclado com Círculo de Fogo. E enquanto o robô partia para atrasar o lagartão gigante, o restante da Ilha deveria cuidar da evacuação para a Vingador Dois. Gavião Arqueiro, Rick Jones e Soprano ficaram na linha de defesa para ajudar na proteção da ilha enquanto a fuga ocorria em massa.



Nesse ponto da história é legal destacar a arte de Marcus To, um nome ainda bem desconhecido da industria, que deve ter se divertido com as cenas de um robozão batendo num superlagartão com a bandeira americana na testa. A história inclusive não deixa de remontar aos tempos em que a Marvel tinha os direitos sobre o Godzilla e criou o Ronin Vermelho pra lutar contra ele. E em dado momento da história, vemos que Roberto da Costa passa mal devido a sua infecção da Varíola Mutante e com isso todo mundo dos cinco conectados perde o controle do Vingador Cinco.

Já do lado da evacuação, a Soprano finalmente se revela como a infiltrada da SHIELD na equipe e ataca o Gavião Arqueiro. O próprio Rick Jones aparece pra se meter no meio da briga, portando alguns objetos que colecionou durante sua vida como capanga de herói - braço da armadura do Coisa, Escudo do Treinador e Arna Alquímica do Quemistro. Dado momento, a equipe teve a chance de fugir para o portal criado pela IMA e que os levaria para a Vingador 2. Contudo, ao ouvir as palavras de um Agente da IMA um tanto fanático, Rick Jones desistiu. Clint tentou correr atrás dele, e topou com mais agentes da SHIELD. O Gavião Arqueiro ficou atrás como pode para deter os caras e dar tempo de Jones fugir.



A história termina com Roberto da Costa voltando a si no último instante e o robô Vingador 5 tomando vantagem.  O brasileiro então detonou o reator gama do robozão em cima do Kaiju e ele voltou a ser o pobre Cabo Ziller. Quando o General Maverick e seu pelotão chegou no local para tomar o robô, Roberto da Costa e sua equipe já tinham se teleportado para longe dali. Só quem ficou para trás foi Clint Barton, que mal podia olhar na cara da Soprano depois da traição.

Muito longe dali, na Terra Selvagem, descobrimos finalmente que a Vingadores Dois é uma base ainda mais secreta que fica na Terra Selvagem. Nela, enquanto relaxa sobre o sol, Beto encontro o velho amigo Sam Gunthrie para discutir os seus planos de uma equipe de Vingadores Secretos.

Diferente das outras revistas que ficaram mais próximas do que foi visto dentro da parte principal de Vertentes, o escritor Al Ewing aproveitou um gancho pouco trabalhado com a prisão de Rick Jones para criar assim o inevitavel incidente que colocaria a sua equipe como algo contra o governo americano. Assim, acabou tirando pequenos plots já lançados desde a visão do futuro profetizada na primera edição - colocando a história do Kaiju no meio, revelando quem era seu traidor e trazendo de volta o favorito dos fãs Sam Gunthrie. E antes da Guerra Civil II chegar, ainda teremos mais uma curta história para acompanhar o destino da Garota-Esquilo, Wiccano e Hulking.

Coveiro

comments powered by Disqus