quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O Espetacular Homem-Aranha: De volta da Terra dos Mortos



Peter Parker está vivendo o auge de sua vida. Com as Indústrias Parker se tornando uma coorporação global, muitos ousam dizer que ele conquistou mais do que Tony Stark fez na mesma idade. Contudo, como estamos falando do Peter, podemos dizer que nem tudo são flores nessa maré. E desta vez, não se trata de mais um vilão atrapalhando. O mais recente baque na vida de Parker é algo que foge à suas mãos heroicas - a saúde de Jota Jamenson, marido da Tia May, está por um fio.

Nas quatro partes dessa história que serve de prelúdio para mais uma saga marcante do Homem-Aranha que vem por aí, eis que temos perspectivas diferentes para a dramática situação em torno da vida do velho Jamenson. E tudo gira em torno de uma oferta de um misteriosa mulher chamada Clarkson, que diz ter criado o tratamento revolucionário para não só criar novos órgãos artificialmente para transplante, mas como fazê-los diferentes, sem os erros genéticos, completamente livre de perigos, perfeito. E tal oferta sempre vem com um custo, algo que já deixa o filho, J. Jonah Jamenson, irritado e saindo sem ouvir o resto do que a cientista tem a dizer.



Já Peter aceita escutar o que a mulher tem a dizer, contanto que uma amostra do tratamento seja entregue para avaliação de profissionais especializados das Indústrias Parker. Contudo, enquanto discutia por videochamada os maravilhosos benefícios do tratamento da VC Tecnologias com Ana Maria, um acidente aconteceu nas IP em Oklahoma e levou um dos funcionários feridos a empresa a correr sério risco de vida. Sem pestanejar, Peter Parker entrou em contato com a Doutora Clarkson e pediu uma amostra de testes do produto para salvar a vida do seu empregado Jerry. Mal sabia Parker que do outro lado da linha, o Chacal é quem puxava as cordinhas da Doutora, e viu ali uma oportunidade de ter a confiança de Peter de imediato.  Mais pra frente, após recuperar seu funcionário da eminente morte, Peter sente seu "Sentido de Aranha" disparar como nunca. Apesar de vivo, havia algo de muito errado com o Jerry.

Como vimos em outros interlúdios por aí, uma versão repaginada do Chacal vem usando a mesma tecnologia de tratamento da VC para ressuscitar parente mortos de vilões e assim conquistar a lealdade deles. Seu último feito foi trazer de volta uma menina chamada Francine, uma amante do Elektro que morreu após ele perder controle dos poderes alguns meses atrás. E não é só ela que andou saindo da lista de mortos recentemente. Para convencer J. Jonah Jamenson, eis que a Doutora Clarkson revela ao ex-dono do Clarim Diário que ressuscitou sua falecida esposa Marla afim de comprovar a eficácia de seu produto.



Numa outra edição que faz parte deste prelúdio, temos a perspectiva de Hobbie Brown, o dublê de Homem-Aranha que já foi o vilão chamado Gatuno, fazendo um favor para o seu chefe Peter Parker. Usando seu antigo traje de bandido, ele foi direcionado para invadir a sede das VC Tecnologias só para averiguar a índole daquela nova empresa. E para surpresa de Hobbie, ao invés de encontrar comuns laboratórios de testes biológicos, o Gatuno deparou-se com uma câmara de tortura onde o Elektro era fustigado por raios sem sinal de voltar com seus poderes. Lá também estavam o Lagarto e sua esposa viva mais uma vez servindo de ajudante. No fundo, o Chacal liderava tudo.

A coisa desanda de vez quando a recém-ressuscitada Francine sente que as descargas que deveriam ser absorvidas por Max Dillon estão indo para seu corpo. O Chacal logo compreende que com uma possível contaminação da amostra que a construiu tinha também células do Elektro e foi assim que ela ganhou os mesmos poderes de Dillon. Ainda com rancor por ele tê-la matado, Francine vai para cima do Elektro e o beija, e com isso suga o restinho de sua força vital. Foi fatal para o vilão e isso fez o Gatuno involuntariamente sair das sombras.



A Fuga do Gatuno não foi das melhores e quando saltava pelos prédios da cidade para escapar dali, acabou alvejado duramente por Francine. Hobbie não resistiu, o que tirou o Chacal do sério. Nas últimas partes dessa revista, nos deparamos com Francine trajando a roupa como sendo a nova Elektron, a volta do Rino, uma legião de clones do Professor Miles Warren e Hobbie Brown sendo o próximo ressuscitado do Chacal. Agora, o Gatuno era mais um completamente obediente a ele e só sobrevivendo graças aos efeitos de uma miraculosa pílula que se deve tomar diariamente.

A terceira parte dessa história revisita tudo que aconteceu com Otto Octavius até a a consciência dele ir parar no robô chamado Cérebro Vivo. Dos planos de contingência que criou quando voltou do Aranhaverso para sobreviver ao fatídico destino até os dias mais recentes em que tenta tomar um corpo humano mais uma vez, acompanhamos a versão ainda pedante do Doutor, que esqueceu completamente a lição que aprendeu depois do combate com o Duende Verde. É uma narrativa interessante e divertida onde acompanhamos Otto tentando tomar o lugar de novos potenciais namorados da Anna Maria e até mesmo se descontrolar quando ouve que foi seu "eu" (agora apagado) que decidiu abandonar o plano de continuar como Homem-Aranha Superior e reconhecer que o Parker de verdade era um ser melhor que ele.



Num rompante de fúria, após ouvir as falhas que levaram seu eu do passado a desistir de tudo de forma tão altruísta, Otto queimou o disfarce do cérebro vivo. O robô acabou ativando a sua auto-destruição e esse seria seu fim levando parte do laboratório foi pelos ares. Mas Otto tinha mais um plano de contingência e uma aranha formada a partir do seu antigo disparador de teia some pelas ruínas do lugar. Certamente, com toda essa história de superclonagem da VC Tecnologias, não deve demorar muito para vermos o velho Doutor por aí de novo.

E a última parte deste prelúdio tem o J. Jonah Jamenson como protagonista. Depois de ver o que a VC Tecnologias fez com a Marla, Jamenson estava disposto a fazer de tudo pra promover a empresa e assim fazer com que eles ajudassem a salvar seu pai. Peter, por outro lado, estava relutante com o tratamento da VC depois do que pressentiu ao visitar seu funcionário. E como não podia ainda explicar porque estava tão receoso com esse tratamento, entrava em conflito com Jonah pra variar. Jota também estava receoso com o novo tratamento e concordou com Peter pra seguir o protocolo normal até o tratamento da VC ser melhor estudado.

A parte mais dramática dessa história acontece quando Jota abre-se com Peter de que sabe que não vai durar muito e pede pro jovem Parker pegar um relógio passado por tradição para gerações da família Jamenson. Ele queria ter uma conversa com Jonah assim como teve com seu pai no passado. Esse papo, contudo, nunca aconteceu. No caminho de volta pra o hospital, ocorreu um acidente e Peter teve que ajudar. Sem atender o telefone, o velho Jota morreu sem ter qualquer chance com o tratamento alternativo da VC. Quando Peter chega, com o relógio trincado em parte do vidro, o silêncio é sepulcral. Se já não fosse ruim o bastante, a relação dele com Jonah, agora tendia a só piorar.



Por fim, duas curtas histórias paralelas trazem a participação do Rei do Crime. O Chacal tentou trazê-lo para seu lado ressuscitando a esposa dele, Vanessa, mas Wilson Fisk achou aquilo tudo muito desrespeitoso. Matou o clone da mulher e isso fez com que virasse alvo da fúria do vilão clonador. E o Chacal mandou o Rino pra cima dele, que pra felicidade de Fisk, não completou com sucesso sua missão. É nessas histórias também que vemos que o Chacal clonou (mais uma vez) a Gwen Stacy.

Dan Slott matou a pau nessas histórias, criando uma trama única que dividida em vários pedaços se complementa de tal maneira que torna as revelações em torno do tratamento da VC Tecnologias e das pessoas responsáveis por ele bem interessantes. São histórias que impactam, e deixam a expectativa bem alta pra o que vem aí na Conspiração dos Clones. Quando se trata de eventos especiais, Slott parece sempre se esforçar e se superar cada vez mais. A arte ficou dividida entre R.B Silva e Giuseppe Camuncoli.

Coveiro

comments powered by Disqus