segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Surfista Prateado: Nossa verdadeira casa

Depois de sobreviver ao fim do tempos, como bem vimos na edição especial ligada as Guerras Secretas, o Surfista Prateado e  Dawn Greenwood estão rumando de volta a Terra e bem a tempo de impedir uma potencial ameaça na forma dos alienígenas verdes esquisitos chamado de Hordax. Mas eles parecem ser apenas o primeiro dos problemas que a dupla terá que confrontar.



O primeiro contato com o Hordax veio com um alerta numa transmissão pirata direto do espaço invadindo todos os nossos canais de TV. Enquanto eles alertavam que iriam tomar a maior riqueza do nosso mundo, chega o Surfista Prateado pra dar uns sopapos neles. Aproveitando a transmissão, Dawn usa o canal para dar um recado a seu pai e sua irmã em Anchor Bay (e de tabela todo o nosso planeta) de que ela e Norrin Radd estão retornando. E muita coisa mudou desde a última viagem deles. Dawn perdeu várias festividades terráquea, seu próprio aniversário e uma grande novidade - sua irmã Eve estava grávida e casada com um brasileiro chamado Costas Prado (é, esse nome pouco brasileiro aí).

Atualizados de todas as novidades, o Surfista e Dawn tem pouco tempo de descanso na pousada a beira mar dos Greenwood. Os Hordax, que não desistiram de seu plano, começaram a roubar o que tinham prometido - toda a nossa cultura, arte e conhecimento, aquilo que consideram nossa maior riqueza. A aventureira dupla cósmica logo chega a nave deles para por fim aquele assalto e topa com uma série de Hordax transformados em personagens da nossa literatura e agindo como tais. Motivados pelas palavras de Dawn, eis que os aliens decidem ser honrados como aqueles personagens heróicos dos livros e cessam as agressões. Eles devolvem a cultura de volta ao nosso planeta e alertam que estavam ali pra preservar o conhecimento e não apenas parasitá-lo.

Então, somos surpreendidos com uma verdadeira ameaça que estava chegando a Terra. Perto dali, no planeta Elanis, o Coisa se depara com uma bola de energia imensa que transforma todo o planeta. Quando chega perto dele, transforma o pedregoso também. Ele é agora o arauto daquela que se chama a Atalaia da Grande Verdade. E esse título é algo que Norrin Radd conhece muito bem, pois fazia parte da vasta e rica cultura de Zenn-La. E quando uma imensa bola de energia chega a terra, o que ele reconhece como Illuminatrix, o Surfista Prateado voa até Nova York para pedir ajuda aos amigos heróis. Contudo, depois das Guerras Secretas, não temos Quarteto, não temos Vingadores na clássica mansão onde Radd sempre visitou quando precisou e poucos heróis estava disponíveis.

Aproveitando que estava na cidade, Norrin foi até a casa de uma velha conhecida sua, a primeira pessoa que lhe ensinou sobre a humanidade -Alicia Masters. Obviamente, Dawn ficou com ciúmes, ainda mais quando Norrin deu uma anel para Alicia se comunicar quando precisasse. O mesmo foi dado para Dawn, mas isso não deixou a moça menos cabreira. Depois, sozinho, rumou para agrande esfera zenn-lariana que sobrevoava o planeta e topou com a Atalaia e seu arauto, o Coisa. Obviamente, um quebra pau aconteceu entre os dois, impedindo assim que o Surfista detesse os planos da Atalaia - mudar a cultura da Terra (assim como fez com outros mundos) para absorver a cultura Zenn-lariana. No fim, a Atalaia se revelou como alguém diferente da época de Norrin Radd no planeta. Ela era a sua ex-amante, Shalla-Bal.



O Surfista desde o começo decidiu qual era o seu lado naquela disputa, lutaria pra preservar a cultura da Terra. Em parte, algumas mudanças pareciam promissoras, como o fato de pessoas com doenças incuráveis voltar a andar graças ao conhecimento alienígena, contudo muito de nossas músicas, dança, literatura e desenhos sumiria. Foi quando Alicia e Dawn decidiram ajudar, as únicas que não foram transformadas graças ao anel dado pelo Surfista mais cedo. No meio da confusão, Shalla-bal tentou matar Alicia e isso fez instintivamente o Coisa se jogar na frente dela. Foi o tempo do Surfista dar um anel pra Benjamin Grimm e ganhar mais um aliado. Mas eram poucos contra muitos. Até mesmo os Vingadores quando surgiram foram transformados pela cultura zenn-lariana e se tornaram uma ameaça.

O Surfista sabia como deter isso, mas era uma ação drástica. Para tal, atacou a esfera Illuminatrix e assim acabou com toda a cultura zenn-lariana. Shalla-Bal e todo o seu povo virou uma casca vazia, usando roupas brancas e apáticas. Com isso, os outros mundos voltaram a ter sua cultura original, mas o Surfista, sendo também um nativo de Zenn-la ficou enfraquecido e caiu praticamente morto. Quando Dawn se aproximou, o anel foi reabsorvido, lhe dando mais um suspiro de vida. O Coisa e Alicia também devolveram seu anel e assim seu corpo se restabeleceu. Enfraquecido ainda, Norrin foi levado a uma enfermaria  sob os cuidados dos heróis, numa cena que lembrou muito a Morte do Capitão Marvel.



Contudo, naquela noite, os heróis teriam muito trabalho a fazer, pois os Zenn-larianos, agora um povo sem cultura, atacaram Nova York em busca de vingança. Todos os heróis tiveram que entrar em ação, deixando o Surfista aos cuidados apenas de Dawn e Alicia. Quando Shalla-bal invadiu o quarto onde ele repousava, Alicia mostrou que sabia se defender muito bem mesmo sendo uma cega. Contudo, antes que a ex-namorada alien do Surfista a atacasse pra valer, Norrin acorda e pede para a moça se vingue dele apenas e deixe as outras em paz. Shalla-Bal decidiu deixar Norrin em paz, mas o expatriou como cidadão de Zenn-La, ele seria conhecido apenas como aquele que condenou a cultura de seu povo.

O Surfista pareceu abalado a princípio, mas todas as nações da Terra responderam de imediato naquele dia e o aclamaram cidadão de seus respectivos países. Agora, definitivamente mais do que nunca, o Surfista tinha a terra como seu verdadeiro lar. Daí por diante, o planeta inteiro viveu uma Surfistamania. Todos o adoravam e acalantavam por onde passava. Era uma sensação bem diferente de seus primórdios na Terra quando todos tinham medo dele na fase de Lee e Buscema. Até a pousada Greenwood se beneficiou disto, tendo reservar lotadas para todos os dias por mais cinco anos.

Contudo, suas últimas ações ainda tinham um pouco de repercussão pessoal. Quando se "desprateava", Norrin Radd agora tinha roupas brancas e seu cultura zenn-lariana. Até mesmo um garotinho da pousada mostrou que os antigos gibis do Quarteto Fantástico foram alterados e o povo Zenn-lariano era sempre representado com algo sem cor, um branco vazio. Radd passou a vestir roupas da Terra, bem esquisitas por sinal, assumindo ainda mais ela como seu lar. Contudo, ele precisava saber se poderia salvar a cultura zenn-lariana ainda e com isso foi até a lua bater um papo com o Vigia.

Lá, pela primeira vez desde então, Norrin Radd sobre da fatídica morte do Vigia e encontrou com o Não Visto, a versão condenada do Velho Nick Fury preso por correntes a seu novo destino. O Não Visto aconselhou Radd a deixar de lado seu passado e olhar a partir de agora pra seu futuro. Se o passado não pode ser ajeitado, o futuro pode ter grandes feitos ainda para ele. E sob essa orientação, Norrin volta e divide seus conhecimentos com Dawn. 

Dawn leva então Norrin até o porão da pousada e mostra as últimas coisa que a garota tinha de sua mãe. De posse da escova de cabelo dela, Radd então consegue rastrear por todo o planeta o destino de Libby Greenwood e isso os leva para São Francisco. Só que Dawn não parece pronta para ter esse papo com sua mãe e ela fica altamente incomodada. Contudo, agora que está ali, ela decide conversar com Libby e pede um tempo a Norrin. Quando bate a porta, Libby se assusta com a presença da filha, parece bem resiliente em atendê-la, mas logo fica maravilhada com as grandes aventuras que a menina viveu ao lado do Surfista Prateado.



E enquanto a conversa rola entre mãe e filha, o Surfista tem que lidar com outros problema grandes na cidade. Um achado das Industrias Parker, lulas das profundezas do nosso oceano, surgem após o ataque dos Zenn-larianos e elas tem uma capacidade incomum de assumir forma dos nossos maiores inimigos. Logo, o Surfista e o Aranha tem que se juntar pra lutar contra versões transformadas de Magus, Doutor Destino, Duende Verde, Super-Skrull e tantos outros vilões da Terra. E eles estavam atrás realmente da energia liberada pelo Surfista.

A conversa de Dawn e Libby parece boa, mas desanda quando a filha fala que sua irmã gêmea agora terá um bebê. Libby não gosta nem um pouco quando ouve que será avó. Ela aparentemente nunca quis ser mãe. E quando a briga dos heróis e lulas transmorfas chega a porta de seu apartamento, Dawn vai para o lado de fora e acaba ferida. Após satisfeitas em consumir parte da energia vital de Norrin, as lulas vão embora, mas Dawn está muito fraca e precisa de uma transfusão sanguinea. Sua mãe que assiste tudo perto, não quer ajudar e dá as costas para filha. Minutos depois, Dawn acorda em Anchor Bay ao lado da sua irmã gêmea, que lhe cedeu o sangue.

Dawn guarda para si os detalhes da conversa de sua mãe, provavelmente um tanto decepcionada com o encontro. Ela acha que chegou a hora de ir para o espaço de novo e assim volta a viver as aventuras com o Surfista como antes. Para trás, deixa apenas uma lágrima que logo se congela no espaço.

Quem acompanhava e gostava das histórias do volume anterior, vai sentir a mesma vibe sendo mantida aqui. Dan Slott e Michael Allred sabem bem a fórmula que conquistou seu público, complementam essas páginas com alguns easter eggs legais que o pessoal das antigas vai gostar, mas não ousado como outrora já foram as histórias do personagem. Dawn continua sendo uma personagem legal e funciona muito bem dentro da função. Minha única preocupação seria algumas coisas voluptuosas sendo feitas como não fossem nada demais. Acabar com toda a história de Zenn-la é algo drástico demais para uma história tão pequena, ao meu ver. É de fato um quadrinho experimental curioso de se ler, mas as vezes beira a algo tão de fora que a gente se pergunta se deve levar a sério na cronologia mainstream da editora.

Coveiro

comments powered by Disqus