segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Vertentes: Bem-Vindos a Pleasant Hill



Algo não está cheirando bem dentro da SHIELD. E quem acompanha as histórias mensais do Capitão América de Sam Wilson sabe que a Maria Hill está sendo acusada de trabalhar em um novo projeto envolvendo um cubo cósmico. E isso é algo que Steve Rogers não permitiria nunca acontecer. Hill nega veementemente, dizendo que é apenas uma ideia que não foi pra frente. Contudo, não é bem o que a investigação recente do Soldado Invernal nos mostrou.

Na edição #8 da nova revista dos Vingadores, acompanhamos Bucky - que até então atuava na função de Homem da Muralha no lugar de Nick Fury - voltar a Terra para saber a verdade sobre algo potencialmente ainda mais perigoso que qualquer invasão alienigena. E isso o leva a uma instalação da SHIELD em que após repassar a gravação de segurança 3D do lugar descobrimos que uma experimentação com o cubo cósmico não deu muito certo. Tudo foi pelo ares, e uma estranha garotinha que parecia estar realmente vendo Buck era a única sobrevivente. Então, a simulação acaba e eis que soldados da SHIELD chegam pra prender Bucky.



A cena corta para um rapaz loiro com memórias confusas acordando na mata. A xerife Eva aparece para auxiliá-lo e o leva até a cidade de Pleasant Hill, um lugar sempre hospitaleiro para desconhecidos (mesmo os desmemoriados). O rapaz - que depois começa a ser chamado de Jim - é levado para ser atendido pelo Doutor Erik Selvig (nome até familiar pra quem assiste os filmes do Thor) e fica muito desconfiado ao ouvir parte da conversa do médico com a enfermeira. Ao tentar escapar, Jim é alvejado por agentes da SHIELD e cai no chão.



O jovem loiro desperta já na pousada de Dorothy Bixby e - agora mais relaxado - passa a ver mais a pacata cidade. O clima é sempre agradável e insistentemente um rádio local pede para as pessoas relaxarem e serem felizes. Tudo soa estranho demais para Jim, que mais uma vez tenta uma fuga roubando um carro de um civil e fugindo rodovia a fora.  Quando capota nos limites da cidade, o jovem corre mata a  fora até topar com uma barreira energética invisível. O gerador tem a marca das indústrias Starks e antes que possa pensar no que fazer, Jim é alvejado por homens da SHIELD de novo.



Após inúmeras tentativas de fuga, Jim finalmente parece satisfeito onde está. Ao menos, é isso que fala ao seu psicólogo Bruce (alguém que disse ter problemas de comportamento no passado). Contudo, alguns eventos começaram a fazer o rapaz duvidar do lugar onde estava de novo. Primeiro, topou com uma estranha garotinha que falava sobre oferecer recomeços as pessoas e capaz até mesmo de ressuscitar pássaros. Sem entender muito, acabou sendo interrompido pelo Doutor Selvig que pegou a criança e a afastou dele. O segundo fato aconteceu durante um incêndio na casa de uma moradora chamada Patrícia. Jim foi resgatar a filha dela nas chamas e acabou topando com um homem misterioso la dentro que cutucou suas dúvidas mais uma vez sobre a veracidade do lugar.

O homem misterioso afirmou que a bebê não existia de fato, como muita coisa em Pleasant Hill. Para saber mais, Jim teria que ir a determinado lugar da cidade que o homem misterioso disse que era o menos vigiado pelos "agentes". O incidente do incêndio não passou desapercebido pelos grandões de Pleasant Hill. Jim foi chamado para o gabinete da prefeita, que era ninguém menos que Maria Hill em pessoa. A diretora da SHIELD, agora prefeita da cidade, tentou de todas as formas arrancar de Jim o que ele viu no incêndio, mas sem sucesso.

Desconfiado por completo, quando a noite caiu, Jim foi até o lugar marcado pelo homem misterioso. E eis que ele finalmente revelou a verdade para o jovem loiro. Uma fita roubada mostrava que na verdade a cidade de Pleasant Hill era um super-prisão da SHIELD que recriava  a realidade para tornar super-vilões produtivos. Quem não era prisioneiro, era um agente da SHIELD disfarçado para por o mecanismo da cidade na linha. Percebendo a farsa, Jim pediu para o homem misterioso usar um equipamento que reverteria a lavagem cerebral da SHIELD. E eis que se descortina a verdade.



Jim na verdade era Helmult Zemo, o Barão. E o homem misterioso era o Armador, ex-colega dos Thunderbolts. Juntos, eram os únicos cientes de toda a verdade por trás da ilusão de Pleasant Hill. Eles juraram por a cidade abaixo e queriam saber mais quem era na verdade a misteriosa e poderosa criança que todos os agentes tinham receio de ver por aí.

Com uma baita premissa interessante, Vertentes abre esse evento-crossover do Capitão América e Vingadores de um jeito bem instigante. Aqui, podemos dizer que começa a longa estrada que nos levará para o Império Secreto e ela foi muito bem executada. Mark Bagley está com sua arte caprichada aqui e Nick Spencer cria uma narrativa super densa e que nos leva a acreditar que Jim seja na verdade o Bucky, mas no fim nos somos supreendidos com algo mais. E vamos ver como tudo se desenrola nas mensais envolvidas.

Coveiro

comments powered by Disqus