sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Vertentes: Cidade Fechada

Depois que tudo que podia dar errado aconteceu na cidade-prisão Pleasant Hill, uma ponta de esperança surge com a volta de Steve Roger a ser jovem e super-poderoso mais uma vez. Ele está acompanhado do reforço de Sam Wilson, o novo Capitão América, e Bucky, que também já portou o escudo. E de quebra, duas equipes diferentes de Vingadores atenderam o chamado. É com essa ofensiva que eles seguirão para retomar Pleasant Hill dos vilões.



Com seu arqui-inimigo sem retornar e sem sinal da tal garotinha Kobik, O Barão Helmult Zemo começou a matar agentes da SHIELD, que já se encontravam ateorrizados demais com dinamites presas em seus corpos. Na floresta, Kraven realmente conseguiu atrair a Kobik com sua festinha, e a inocência da garota a fez cair direto numa arapuca criada pelo Armador e Ardiloso. Realmente, a balança pendia até então para um vitória absoluta de Zemo.

Só que os heróis não estavam sozinhos nessa. Após chegar ao museu da cidade, a Agente da SHIELD Avril Kincaid descobriu que o curador do lugar era na verdade o Agente Wendell Vaughn disfarçado. E ele ainda escondia lá seu antigo objeto de poder, os braceletes quânticos. Wendell disse que entregou-os para a SHIELD porque não mais tinha forças para controlá-los, mas ele estava disposto a doar os objetos para Avril e até mesmo treiná-la para a ser a nova Quasar.



Já Steve, Bucky, Sam e as equipes de Vingadores colocaram todas as diferenças que tinham de lado para ser uma coisa só agora. E o primeiro passo foi tirar todos os Agentes da SHIELD presos antes que mais morressem. Assim, furtivamente o Mercúrio, Visão e Doutor Vodu foram esvaziando o lugar dos reféns. Depois, invadiram com força máxima o lugar e o que vemos a seguir é Daniel Acuna criando algumas páginas de ação initerrupta na história.

Mas de posse agora de Kobik, que estava numa armadilha que a colocou quase que de volta a forma de um Cubo Cósmico, Zemo criou uma barreira energética com a ajuda do Graviton e se protegeram juntamente com outros vilões do ataque dos heróis. Nada parecia quebrar aquele escudo energético, até que finalmente a nova Quasar apareceu - e com o consentimento de Maria Hill - usou o seu poder para estilhaçar a proteção dos vilões. Toda aquela pressão acabou liberando mais uma vez a Kobik. E a garotinha estava muito brava.



Quando o Soldado Invernal pensou em atirar nela, Kobik o atirou longe. Zemo e Selvig tentaram dissuadí-la a obedecer, mas ela estava de saco cheio dos dois e mandou-os para longe (Himalaia, pra ser mais exato). Em seguida, ela desapareceu. Foi quando os vilões, sem nenhuma liderança agora, fugiram em descabida carreira da cidade e foram alvo da série de aviões da SHIELD que chegaram graças ao sinal enviado por Mach VII. Os heróis entraram em ação e assim boa parte dos vilões foram de novo colocados em cárcere.

Nos desfechos finais, descobrimos que a Maria Hill perdeu seu status de Diretora da SHIELD de fato, ficando apenas como um rosto público. A partir de agora, era o Conselho que daria as ordens diretas na organização. Zemo prendeu Selvig como seu último refém e tinha planos próprios para ele. Steve Rogers acabou aceitando a ideia de Sam Wilson de ter dois Capitães Américas agora e até mesmo conseguiu um novo e bacanudo escudo. Ele foi até o Bunker onde se escondia Rick Jones e disse que tinha novos plansos para o Sussurante. Quasar continuaria seu treinamento com Wendell e Bucky acabou topando mais uma vez com Kobik e ambos deram entender que uma nova formação dos Thunderbolts estava por vir. E no fim, descobrimos que o Caveira Vermelha, apoiados por Ossos Cruzados e Pecado, tinha novos planos em mente. Mais que forçar mentalmente a lealdade dos seus novos apoiadores, ele queria de fato ter radicais americanos como seus fiéis. E já tinha um bom número para começar.



Nessa conclusão publicada em Capitão América #6, Nick Spencer de novo repete a parceria com Daniel Acuna e traz junto Angel Unzueta. No conjunto como um todo, esse microvento especial Vertentes foi pra lá de interessante para se trabalhar uma ideia de uso do cubo cósmico nunca antes pensada numa história em quadrinhos da Marvel. Foi dinâmica, autocontida na medida certa e que prende bastante a leitura. Mas no fundo, ela vai muito mais além do que isso. É a porta de entrada para uma história ainda maior do universo do Capitão América que veremos rolar por cerca de um ano até seu ato principal. Se quer um bom conselho de amigo, não deixe de acompanhar as histórias dessa parte do universo marvel por agora. É realmente parte do que há de melhor do que está saindo nos dias de hoje!

Coveiro

comments powered by Disqus