segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Vertentes: A revolta em Pleasant Hill

Quando foi exposta por um hacker chamado Sussurante, a SHIELD tinha prometido em público que interromperia qualquer experimentação com fragmentos de cubo cósmico que sequer pudesse ter em suas mãos. A pedido do próprio velho Steve Rogers, que serve como Chefe de Supervisão Civil da SHIELD, Maria Hill destruiu todo e qualquer fragmento de posse da organização. Mas não foi bem isso que aconteceu. A Diretora da SHIELD tinha outros planos para aqueles pedaços de infinito poder e assim nasceu a cidade de Pleasant Hill.



Como vimos na primeira parte de Vertentes, Bucky estava investigando o que havia de podre na SHIELD e descobriu que ela estava mexendo com coisa séria - Fragmentos do Cubo Cósmico. Seu paradeiro ficou incógnito desde então, mas agora o Soldado Invernal voltou a dar as caras, invadiu o aeroportaviões ilíada e ainda forçou o melhor técnico de informática de lá a hackear informações secretas para ele. Já era a quarta base da organização internacional que o Soldado Invernal atacava, só que desta vez ele deixou um sinal para o velho amigo Steve Rogers - um guardanapo.

Já em Nova York, o novo Capitão América, Sam Wilson, detia a ameaça eco-terrorista do Caveira Verde. Mesmo atacando um ambientalista extremista, sua fama com o público ia de mal a pior. Contudo, havia algo mais importante naquele dia para Sam. Um chamado do Sussurrante marcava o primeiro encontro pessoal entre eles dois, o que denotava que algo sério aconteceu. E eis que em um apartamento pequeno e sujo de Nova York, descobrimos que o Sussurante era ninguém menos que Rick Jones.



Depois de perder os poderes do Bomba-A, Jones ficou por um breve momento capaz de adquirir informações muito rápido e se dedicou ao que originalmente foi conhecido - meios de comunicação. Só que diferente de radio amador, Jones se empenhou em descobrir os segredos da internet e se tornou um baita hacker até perder sua capacidade de aprendizado rápido. Daí, coube a ele fazer valer ao que aprendeu e ajudar da melhor maneira possível a humanidade - ajudando o novo Capitão América sendo sua fonte de informações primordial.



E eis que de um quarto de um Hacker numa das maiores cidades do mundo e de uma lanchonete do meio do século passado que serviu de ponto de encontro entre Bucky e Steve Rogers,o maior segredo da SHIELD foi exposto. Os fragmentos do cubo cósmico não foram destruídos, mas sim usados para ser uma nova "arma" da SHIELD contra super-vilões. A conversa de Rick Jones foi interrompida pela chegada de Agentes da SHIELD no lugar e ele e Sam tiveram que fugir. Em dado momento, se separam, já que era prioridade do novo Capitão América convocar os Vingadores e partir pra Pleasant Hill. Do outro lado, o papo entre Bucky e Steve não durou muito e o Soldado Invernal teve que vazar. Maria Hill chegou logo depois com uma guarnição da SHIELD e sabia que tinha que se explicar muito pra o Super-Soldado.

Então, somos levado mais uma vez a Pleasant Hill, a super-prisão mais bem equilibrada já criada, graças a tecnólogia que os fragmentos do Cubo Cósmico forneceram. Steve Rogers observou com cautela tudo, abismado como a SHIELD ousou reunir num só lugar membros tão periculosos como o Homem-Absorvente e outros mais. E mesmo que a ideia fosse segura e sem risco de falhas, Rogers não podia aceitar tanta manipulação e segredos escondidos como aqueles. Mesmo que as vítimas fossem os piores vilões do planeta.

Rogers exigia que os fragmentos fossem imediatamente destruídos, e é então o momento que Maria Hill faz a segunda grande revelação - a menina Kobik. A criança sob os cuidados do Dr. Erik Selvig foi o resultado da fusão dos vários fragmentos de diferentes cubos cósmicos que ficaram sencientes. Assim como Beyonder foi no passado, Kobik é um cubo cósmico omnipotente, vivo e inteligente.



Rogers fica absorto com a informação. Nunca poderia exigir a morte de um ser vivo, ainda mais aquela inocente criança. Kobik em dado momento toca a estrela de Steve Rogers e profetiza - "está errado, as estrelas deveriam ter raios redondos como um sol". Revoltado, Rogers quer que o programa pare e deixe de ser a "Baía de Guantánamo das realidades alternativas".  Já Maria Hill insistia nos benefícios que sua ideia teve, comparado a tantas mais crueis.

Contudo, aquele era um dia fadado a Pleasant Hill deixar de existir. Como vimos no resumo anterior, Zemo e o Armador se livraram da influência causada pela alteração de realidade de Kobik. E como prometido, reunião cerca de dezesseis outros supervilões e os tiraram de suas vidas mentirosas e todo aquele transe. E com a chegada de Rogers ali, Helmult Zemo viu que seria o momento certo para agir.

Tudo começou com um estopim do Nitro, e seguiu com homens comuns e até mesmo bichos revelando sua verdadeira forma. O exército de Zemo consistia do Garra Sônica, Incineador, Rocha Lunar,  Tubarão-Tigre, Atlas e muitos outros. Pleasant Hill estava prestes a ser libertada.

Essa história está contida na edição 4 da nova revista do Capitão América. Ela traz a chegada de um baita desenhista a Casa das Ideias, Jesus Saiz, que realmente é uma grande promessa, com narrativa de traço bonito e expressivo. É a partir daqui que a história se expande para as demais mensais contindas nas revistas do Capitão e dos Vingadores. E de quebra, esse número 4 traz uma curta história do Capitão América feita por Tim Sale.

Coveiro

comments powered by Disqus