quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Viúva Negra: Fechando as portas da Sala Sombria

Depois de usada e manipulada, Natasha Romanoff virou o jogo do Leão Choroso e derrotou o manipulador telepata Ilija Knezevic e seu primo grandalhão Platch Liev. Agora, nessa segunda parte do volume da Viúva Negra por Mark Waid e Chris Samnee, a Viúva Negra usará Ilija como um recurso a seu favor e era desfazer a nova versão da Sala Vermelha criada pela antiga diretora e sua filha, Reclusa, que era também uma rancorosa aluna na época em que Natasha também era treinada.



A história começa com Natasha e o Leão Choroso invadindo uma base aquática da nova Sala Sombria. No meio do caminho, revemos um flashback do passado de Ilija e Platch, em que a jovem Romanoff mata o tio de Ilija, um ioguslavo recém saído da cadeia,  fere mortalmente o primo Platch e só deixa o pobre Knezevic porque não o percebeu dormindo no banco de trás do carro. O garoto tem todos os motivos para odiar Natasha, e parece que ainda tem um ou outro ás na manga mesmo não podendo mais atingi-la telepaticamente. 

Já ao avançar no interior da base, topam com a Diretora e Reclusa. Natasha pede para Ilija roubar mentalmente todas as informações da velha sobre a Sala Sombria, mas a velha estoura a sua cabeça antes de ser totalmente invadida. O Leão Choroso só consegue poucas informações da morta, e a Reclusa é imprestável. Na verdade, ela achava que sabia de tudo, mas a Diretora não confiava de fato na filha pra dar a ela informações importantes. A Viúva deixou a mulher para trás, achava que mesmo ela a ameaçando, não era capaz de fazer muito contra ela.

Agora, a missão da Viúva Negra e do Leão Choroso era ir atrás de todas as novas garotas secretamente estavam espalhadas mundo a fora seguindo missões dadas pela Diretora antes de seu falecimento. E uma delas levou-as até a Casa Branca, onde uma excursão de escola tinha não só uma, mais três pequenas garotas treinadas e com a missão de matar o vice-presidente. Natasha invadiu o lugar com Ilija se passando como uma guia turística e quando a confusão estourou no dia, teve que se dividir em impedir que as meninas matassem civis e que elas fossem mortas pelos agentes da SHIELD convocados na hora. Acabou que as meninas foram detidas e entregues em segurança pra SHIELD afim de serem desprogramadas. Já Ilija foi levemente baleado por uma delas, mas numa das últimas páginas deste capítulos descobrimos que as outras crianças estão encarceradas e sendo controladas por seu primo Platch e sendo tudo parte de seu jogo.



Na pagina seguinte, Natasha é atraída para a afastada floresta onde seu antigo contato, Iosef, morava e o encontra assassinado. Como se não bastasse, depara-se com ninguém menos que o Soldado Invernal como prisioneiro dentro da cabana e a Reclusa como sua captora. Conhecendo todos os sistemas de segurança do lugar, Natasha consegue abrir uma alavanca que dava para um corredor subterrâneo e afasta o ferido bucky de lá rapidamente. No meio do caminho, os dois são perseguidos e confrontados pela Reclusa que dá trabalho e mostra que não deve ser ignorada como foi. No fim, ela acaba deixando-os para trás, mas não antes de deixar uma ameaça de retorno no ar. Já o Bucky veio até ali para dar um recado a ex-amante - Nick Fury, o original, quer falar com ela.

Daí, seguem para a lua numa velha nave a Nastaha, Bucky e também Ilija, que sem eles desconfiarem traz uma surpresinha na sua mala. E quando finalmente chegam na área mais desabitada do nosso satélite lunar, deparam-se com a figura decrépita, assustadora e presa a correntes do velho Nick Fury. Para quem não lembra, o Fury original se tornou o "Não Visto", uma maldição dada pelos Vigias desde que ele matou o Uatu para roubar seus olhos e segredos. Agora, Fury sabe demais, mas está condenado a não poder usufruir muito dessas informações. No começo, ele não parece querer dizer muito, o que provoca uma reação involuntária do Leão Choroso. O jovem Ilija tenta arrancar telepaticamente dele tudo o que ele sabe, mas o excesso de informações literalmente detona a cabeça do telepata.



Então, o "Não Visto" começa a escrever com os pés uma palavra em russo no solo lunar - Amizade. Apesar daquilo não significar muito para Bucky, Natasha sabe exatamente do que se trata. Nesse mesmo instante, sai da mala do falecido Ilija uma das jovem assassinas da Sala Sombria. A garota tenta decolar a nave para longe dali sem o Soldado Invernal e a Viúva. Os dois correm para impedí-la, mas também foram enganados pelo telepata agora morto ao pensar que tinham oxigênio suficiente para a viagem. Para conseguir alcançar a garota em fuga, Natasha cede parte de seu oxigênio para complementar o cilindro de Bucky e ele salva o dia.

Já na Terra, a Reclusa finalemente acha o esconderijo do Leão Choroso e vai até lá libertar as últims seis garotas. No caminho, topa com o silencioso Platch Liev e o mata junto com a ajuda das meninas. Agora, ela estava com a família de novo e seguiria finalmente os passos da mãe. E sua última missão de vingança era na secreta base da SHIELD chamada Amizade. Era o que Nick avisou a Natasha, a base de segurança máxima da organização que era capaz de deletar todas as informações secretas de posse da SHIELD com o girar de seis chaves diferentes na posse de seis encarregados.

Na penúltima parte dessa história, acompanhamos a corrida entre Natasha e as seis garotas enviadas pela Reclusa por essas chaves na base secreta. É interessante ver como as jovens em ação não olham mais a Viúva Negra como um mito, mas sim como um artigo velho e ultrapassado. Contudo, mesmo dando bastante trabalho para Natasha, a nossa heróína mostra que sua vasta experiência conta mais que tudo. Nesta caça de gatos e ratos, acabou que a Viúva foi ludibriada pela última garota de posse da chave e com a ajuda da Reclusa, auto-proclamada nova Diretora, elas conseguiram todas as chaves.



Para provocar Natasha, a nova Diretora instigou ela a matar uma das garotas antes que elas girassem a chave no minuto certo do relógio e assim impedissem a grande catástrofe na SHIELD. Romanoff sabia que aquilo era apenas um maneira de ela mexer com sua cabeça, já que a própria Reclusa poderia pegar a chave da criança morta e ela mesmo usá-la. Assim, Natasha pensou em outra maneira de usar a programação fiel das garotas a seu favor. Ela atirou no relógio, impedindo que elas conseguissem girar as chaves no minuto certo e não soubessem o que fazer. Em outro movimento, a Viúva girou uma outra chave de segurança do lugar e que causava uma inundação completa da base.

No meio do caos, todos tentavam se salvar e em meio a isso, Natasha e Reclusa tentavam convencer as jovens agentes a ficar a seu lado. Romanoff oferecia uma nova vida para todas, uma chance de serem felizes quando ainda tinham tempo. Já a Reclusa gritava ordens e exigia o respeito que deveria como nova Diretora. Acabou que a influência de Reclusa não era igual a da sua mãe e as meninas tenderam a ficar do lado da heróina. Reclusa foi presa, as garotas foram levadas para o programa de recuperação da SHIELD (e até Tony Stark ofereceu ajudá-la) e a Diretora Hill veio pessoalmente se retratar para Natasha. E no fim deu a ela uma dica, ela mesma poderia deixar de lado esse manto de Loba Solitária e confiar nas pessoas ao seu redor.

Assim, encerra-se de maneira bem bacana e redonda a passagem de Mark Waid e Chris Samnee com a Viúva Negra. Certamente, uma das histórias mais bacana da personagem, com excelente narrativa visual e que acaba se tornando bem relevante para a personagem. Apesar de ficar com um gostinho de querer mais, é evidente que foi o momento certo pra encerrar este volume. Fica redondo pra nossa coleção na estante.

Coveiro

comments powered by Disqus