quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Drax, O Destruidor: O incrível exército de Brancaleone


Drax, o Destruidor, se afastou temporariamente dos Guardiões da Galáxia para retomar sua cruzada pessoal contra Thanos. O destino, porém, tinha outros planos. A espaçonave que pegou emprestada de Rocky Racum, a Tranqueira Espacial, deu defeito e caiu em um planeta inóspito onde encontrou a mecânica, "bartender" e ex-caçadora de recompensas Ora, o robô guerreiro Torgo, Terrax, o Indomável e uma cabeça de robô falante.

Neste lugar, várias crianças eram sequestradas a mando do dragão Fing Fang Foom para que este pudesse incubar seus ovos. A tentativa falhou e as crianças foram resgatas, mas agora Drax se vê diante da insólita missão de devolver todas elas para os seus pais, em seus planetas de origem. Porém, muitas surpresas aguardam por ele e seus aliados, como irá nos contar os escritores CM Punk e Cullen Bunn e o desenhista Scott Hepburn na conclusão das desventuras espaciais do Destruidor em sua série "solo", publicadas originalmente em Drax #6 a #11 e aqui em Guardiões da Galáxia #6 a #11 pela Panini.

A missão de restituir as crianças está quase no fim. Porém, Drax e seus amigos são interceptados por uma ex-aliada de Ora, a insana caçadora de recompensas de poderes psíquicos e telecinéticos chamada Viagem Matadora. Ela está acompanhada de um pequeno exército de piratas espaciais.


A refrega causa uma devastação no planeta pacífico em que se encontram. Drax ordena que todos voltem para a Tranqueira Espacial para atrair os agressores para fora dali. O estratagema dá certo e Ora consegue se livrar dos perseguidores ao pilotar a nave. Ela descobre que a cabeça de Drax está a prêmio e tenta descobrir quem fez isso. Drax não parece muito preocupado, quando a nave é invadida por mais duas pessoas interessadas em sua captura: sua velha amiga Cammi e seu insuportável aliado, Asterói.

Drax diz a Cammi que não vai a lugar nenhum antes de devolver as crianças para seus pais. Ela e Asterói se teleportam pra fora da nave para que uma bomba criogênica congele os demais. Drax não fica preso por muito tempo e tenta se entender com Cammi, mas não dá certo. Eles se atiram em queda livre para fora da nave. Asterói resgata a menina e Drax se esborracha no chão. Felizmente a nave não estava muito distante do solo, mas quando Drax se levanta, ele se vê diante do responsável pela recompensa por sua captura, outro ex-aliado, Pip, o troll.


Pip esclarece que uma das crianças pertence a algum tipo de realeza, com uma recompensa maior ainda pelo seu retorno. Curiosamente, há ainda uma outra pela cabeça do Destruidor, mas Pip não sabe de mais detalhes a respeito. À distância, Viagem Matadora acompanha o diálogo e se livra de um concorrente que atrapalharia os seus planos de matar Drax.

A Tranqueira Espacial parte novamente, cada vez mais lotada. Eles são interceptados pelos piratas de Viagem Matadora, mas a nave consegue escapar. Porém, não a tempo de impedir que a vilã se esgueire pelo seu interior. Em seguida, a criança da realeza é restituída à sua família, mas sem nenhuma recompensa material por isso.

Sozinha, em outro ponto da nave, Ora se vê diante de Viagem Matadora, que revela não estar interessada em nenhuma criança, mas em algo muito mais significativo: "eu quero o ovo", ela diz. Na ponte de comando da nave, um dos ovos natimortos de Fing Fang Foom surpreendentemente se choca e um filhote sai do seu interior.


O filhote parece ter gostado de Drax. Torgo anuncia que uma batalha se desenrola em outro canto da nave: trata-se de Ora contra Viagem Matadora. Durante a briga, Ora tenta jogá-la em uma cápsula de fuga, mas a insana vilã dispõe de um braço arbóreo, semelhante ao de Groot, que se expande e traz a moça para perto de si. A cápsula é ejetada em direção a um planeta nas proximidades e Ora recebe uma surra inapelável no caminho, que a deixa gravemente ferida.

Drax e os demais não tardam a chegar ao encalço delas, mas a vilã subjuga Pip psiquicamente e utiliza seus poderes de teleporte para escapar com ele. Infelizmente, eles têm problemas maiores ainda para se preocupar: os responsáveis pela recompensa da captura do filhote estão bem diante deles, os irmãos de Fing Fang Foom, que o querem para criá-lo para um legado de destruição. Drax, apesar da gravidade do momento, não consegue deixar de esboçar um sorriso ao se ver diante da expectativa de lutar contra uma família de dragões.



O combate começa. Drax não está disposto a deixar o filhote com seus parentes, para que ele não se torne perverso. Durante a confusão, Viagem Matadora escapa com o filhote. Quando os heróis estão prestes a serem derrotados pelos dragões, chega a cavalaria: o próprio Fing Fang Foom e Terrax, que haviam abandonado suas vidas pregressas para se tornarem fazendeiros. O dragão percebeu que o ovo havia chocado, mesmo a uma distância inimaginável e resolveu intervir.

Diante destes acontecimentos, os outros dragões batem em retirada. Resta, ainda, cuidar de Ora, cujo estado piora cada vez mais. Além disso, o filhote precisa ser resgatado o quanto antes para que este não seja exposto à violência, o que é desejado por seu próprio genitor. É claro que Viagem Matadora quer exatamente o contrário.



Torgo e Terrax prestam socorro a Oro no improvisado laboratório médico da Tranqueira Espacial. A nave acompanha Fing Fang Foom, que fareja a localização de seu filhote. 

Diante do confronto iminente, Terrax e Ora pedem que Drax seja misericordioso com a vilã. Ora acrescenta que "ela não foi uma matadora psicótica a vida toda". "Eu não posso prometer nada", responde o Destruidor.

A trilha chega ao fim numa espécie de "planeta cemitério". Seus desafortunados habitantes são obrigados pela vilã a atacar os recém-chegados. Drax se desvencilha deles e parte pra cima de sua inimiga. Viagem Matadora utiliza seu braço arbóreo para arremessar seu oponente para bem longe, mas ele retorna e, com um salto preciso, aterrissa bem em cima dela.



Ao longe, o filhote percebe a batalha que está acontecendo e se livra da gaiola que o aprisionava com um hálito congelante. Ele se dirige de encontro a Drax e a vilã. É o momento dele fazer sua escolha e ele escolhe ficar ao lado de Drax, congelando a mulher que o aprisionava.

"Eu deveria te decepar pelo que fez, mas fui aconselhado a demonstrar misericórdia", ele diz para Viagem Matadora, que não esconde sua decepção. "Mas tem uma coisa, acrescenta você não é Groot!" e arranca o braço arbóreo da vilã.

O filhote de dragão quer ficar com Drax, que não aceita a incumbência. Tampouco ele acha uma boa ideia deixar o filhote com seu genitor. Terrax apoia Drax, que decide deixar o filhote com a única pessoa sensata de um grupo tão disfuncional: Ora. Em seguida, ele decide voltar pros Guardiões e deixar de lado, por ora, sua cruzada pessoal contra Thanos. Ele também decide deixar a Tranqueira Espacial com seus amigos, pois "a galáxia sempre pode precisar de mais uma equipe de Guardiões", ele diz. 

Uma pena que esta série do Drax tenha terminado. Foi uma agradável surpresa para mim. Eram histórias melhores, até, do que as dos Guardiões. Os escritores conseguiram reunir um grupo de personagens bem interessantes, cuja maioria já existia antes, com a característica em comum de serem pessoas desgarradas, como salientou Pip em outra ocasião. Os ganchos de encerramento foram muito bem executados e criavam uma ótima expectativa para os capítulos seguintes.


Era esse choque de personalidades tão heterogêneas que faziam as histórias das décadas de 1970 e 1980 dos X-Men serem tão interessantes, algo que acabou se perdendo um pouco. Espero que tenhamos notícias desta nova equipe de Guardiões em breve. De preferência, com esta mesma equipe criativa.

O desenhista Scott Hepburn fez um bom trabalho, coerente com o estilo da história, movimentada e cheia de sequências de ação.

Pra terminar, o título desta resenha se refere a um antigo filme, cujo protagonista era um mendigo que reunia um grupo de desajustados em torno dele, durante a Idade Média. Tem no YouTube pra quem quiser assistir. 

C@rlos
 


comments powered by Disqus