quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Extraordinários X-Men: Amigos... ou inimigos?

Já é um clichê nas equipes de super-heróis que, em algum momento, um integrante vai acabar passando "para o lado negro da Força", gerando drama e dúvidas entre seus antigos colegas. Os X-Men, particularmente, têm ampla experiência nesses casos - e mesmo assim, nunca é fácil se acostumar com isso. Mal detiveram o Senhor Sinistro nos Estados Unidos e uma invasão demoníaca ao Abrigo-X no Limbo, os Extraordinários X-Men já terão que lidar com aliados que podem mudar de lado... e também com os que já mudaram!



Um deles é Kurt Wagner, o Noturno: apesar de ter sido resgatado dos Carrascos e com sua cauda reimplantada com sucesso, ele continuava fechado, sem responder qualquer estímulo externo. Assim, enquanto os demais X-Men partiam para uma missão de resgate (mais sobre ela alguns parágrafos abaixo), Tempestade e Jean Grey decidiram se conectar à mente de Kurt para entender o que aconteceu com seu amigo. As cenas no plano psíquico são, na minha opinião, as mais interessantes desse arco, mostrando de formas abstratas e perigosas como Noturno estava profundamente abalado. Também, pudera: não bastasse ainda ser assombrado por imagens das perseguições sofridas no passado, ele ainda descobriu que, com o medo da varíola-M, vigilantes na sua terra de origem estão executando todos os mutantes que encontram, como num campo de concentração.

É possível superar algo assim? Talvez nunca. Mas Jean convence seu novo amigo de que agora ele está em família. E os X-Men nunca mais vão deixar que isso aconteça com ele.



Enquanto as duas cuidavam de Kurt, os demais Extraordinários X-Men foram ao Mundo Bizarro - uma anomalia na Terra pós-Guerras Secretas - investigar o desaparecimento de um grupo de mutantes que fugia da Ásia. Lá, eles enfrentaram monstros gigantescos, fantasmas, um feiticeiro insano (ou talvez bem lúcido?)... e um incêndio tremendo. O incêndio, descobriram, foi causado por outro velho amigo: Solaris, o líder dos mutantes desaparecidos. Só que, ao contrário do Noturno, Shiro não anda bem-visto por seus antigos colegas, vários dos quais o veem como um terrorista que ajudou Ciclope a... fazer... alguma coisa terrível, aparentemente, que inflamou o ódio dos humanos contra os mutantes. Apesar de tudo, os mutantes perdidos da Ásia acabam sendo aceitos como novos refugiados no Abrigo-X, onde Colossus recentemente decidiu se tornar tutor de Anole, Glob Herman, Ernst e Não-Garota (isso, veremos em breve, será extremamente importante para o futuro da equipe).



Se Noturno e Solaris foram os personagens misteriosos nesse segundo arco da série, publicado na edição 6 de X-Men, uma terceira figura começou a se destacar nessa mesma história e ganhou novos mistérios na edição 7 da revista: trata-se de Sapna, a pequena mutante resgatada por Magia. Illyana se interessou pela garotinha, que acabou abandonada por seus pais pelo seu dom de controlar demônios. Para Illyana, acostumada com o Limbo, isso não parecia nada assustador - pelo menos até ela descobrir que os dons de Sapna vão muito além do que ela pensava, podendo ver portais para outras realidades. Isso levou as duas a visitarem a mansão do Doutor Estranho (olha ele aí, novamente...), que descobriu que os poderes da jovem não são necessariamente místicos, mas linguísticos - como a magia também é uma linguagem, ela acabou absorvendo-a, e isso foi bem útil para ajudar a banir uma criatura que se manifestou no local.

Magia garantiu que protegerá Sapna de perigos como esse. O problema é que a criatura não estava atrás de Sapna, mas dela mesma... e o feiticeiro que Illyana matou no Mundo Bizarro indicou que a criança pode ser uma peça chave para o futuro dos X-Men. Como? Ainda não sabemos...



Todas essas histórias tiveram roteiro de Jeff Lemire e arte de Victor Ibanez. Aparentemente, eles têm grandes planos para os X-Men, mas por ora tudo ainda é nebuloso, com muito espaço para a ação (o que não é exatamente ruim) e poucas revelações em comparação às muitas perguntas que continuam aparecendo. Também falta um pouco mais de interação entre os heróis, mas felizmente isso parece que será resolvido logo, com Colossus se aproximando dos jovens alunos, Homem de Gelo tentando aprender com Anole como "sair do armário" e Magia ajudando Sapna a aprender mais sobre seus poderes (enquanto também os investiga).

Claro que o caos sempre ronda os X-Men, e isso ficará claro nas Guerras Apocalípticas! Não percam!

comments powered by Disqus