terça-feira, 28 de novembro de 2017

Joe Quesada volta a dar mais atenção aos quadrinhos



Pra quem acompanhou as notícias mais recentes dos quadrinhos, sabe que neste fim de ano a Marvel está passando por uma grande mudança com a troca de seu Editor-Chefe. Sai Axel Alonso que serviu por mais de cinco anos a empresa e entra C.B. Cebulski, um velho conhecido e dedicado nome da Marvel. Mas essa mudança não se aterá apenas a uma simples troca, o também ex-Editor-Che e atual Chefe do Escritório de Criação Geral da Marvel, o todo-poderoso Joe Quesada estará a partir de agora muito mais envolvido na parte de quadrinhos. E contou como será seu novo papel em entrevista ao Newsarama. Veja os principais pontos discutidos

Sobre o novo Editor-Chefe e seu maior envolvimento nos quadrinhos:

"Como todo Editor-Chefe, o C.B. está vendo como um nova e distinta voz editorial. Ele é um sábio qualificado, não tem paralelos pro C.B. e ele fez de tudo por essa empresa e fora dela desde editar revistas a lidar com divisões como agora em que está trabalhando na Asia para fazer da Marvel uma marca ainda maior internacionalmente. Ele entende de tantos aspectos desse trabalho..."

"Há muitas facetas que são parte da Marvel e como Chefe de Escritório Criativo meu foco primário nos últimos anos tem sido a TV e alguns projetos secretos que eu realmente não posso falar. Eu também estou trabalhando com outras divisões da Disney, como no elenco de engenharia de imaginação dos Parques Temáticos. Mas publicações sobre foi meu primeiro amor verdadeiro e eu direcionei mais meu foco pra essa direção no último  mês e meio"

"Eu já estava conversando com alguns caras da Marvel e contei a eles que queria mudar mais meu foco para que eu pudesse cuidar mais de publicações, assim como eu quero ajudar o C.B. a se estabelecer nessa sua corrida ao mesmo tempo que quero estar disponível para ele pra qualquer coisa que ele precisar. Então, sim, foi por meio do começo de outubro que eu comecei a mudar meu foco um pouco.  Nós temos um corpo editorial jovem e essas crianças são super brilhantes e determinadas a aprender muito sobre a Marvel e a indústria o quanto for possível, então comecei a fazer alguns seminários sobre capas, design, processos, etc. Tem sido demais retornar a esses rumos".

"Também em meu tempo como Editor-Chefe, eu fui espetacularmente agracidado por ter caras como Axel e C.B. e os editores Tom Brevoort e Steve Wacker e Nick Lowe com o parte do time. Se eu não podia estar numa convenção, o C.B. estava lá. Se eu não podia estar numa análise de talentos, Steve Wacker estava lá por mim. Eu tive um grupo espetacular, erámos amigáveis entre siu e sempre cobríamos um ao outro. C.B estava lá para me ajudar a construir nossa divisão de publicações e torná-la o que é hoje, então eu quero estar lá por eles em qualquer instância que eles precisem de mim" colocou.



Sobre novas direções e conselhos para o cargo:

"Eu não serei o Editor-Chefe, então do mesmo jeito que eu não gostaria de ninguém falando por mim sobre qual será o meu focus desde o primeiro dia - E C.B. está voando da Asia pra cá agora mesmo - mas acho que essa é uma conversa que eu acho que o C.B. terá que ter com seu time quando chegar aqui. Se ele quiser que eu esteja nela também, ele pode me ter. Mas com todo respeito ao nosso novo Editor-Chefe, seria o melhor ele falar sobre essas coisas".

"Eu daria a ele o mesmo conselho que recebi do Editor-Chefe Tom DeFalco quando peguei este emprego. E na verdade, eu nem preciso dar esse conselho porque o C.B. já conhece essa história. Mas foi num dia que Tom foi até meu escritório e me deu o melhor conselho do mundo. Ele disse 'Joey, você tem que ter sangue de barata pra esse trabalho. Tudo que acontece de agora em diante, as coisas boas, coisas ruins e todos as pedradas e flechadas serão pra cima de você. Seja honesto consigo mesmo. Pergunte a si mesmo se você tem esse sangue de barata. Se não tiver, pense direito, desista agora, pelo seu bem, pela sua sanidade e pela sanidade de sua família. É um trabalho duro. E a parte mais dura dele é que tudo vai pra suas costas" contou Quesada.

"E ele estava certo. Foi um grande conselho! Se fizéssemos uma história pobre, apanhávamos, o que significava que eu apanhava. Se fizéssemos uma grande história , nós ainda apanhávamos, porque nunca se agrada todo mundo. E essas pedradas e flechadas só se amplificaram hoje com as redes sociais. Não importa o que você faça, ou não faça, sempre haverá alguém que odeio você profundamente pelo que está fazendo. Mas no final do dia, não podemos dar ouvidos a isso. Não podemos publicar sob o medo. Temos que nos focar nas grandes histórias, voltar a ter artes fantásticas. É uma lição do ex-Presidente da Marvel Bill Jemas que ainda se aplica"



Sobre o atual estado da industria dos quadrinhos:

"Não, a casa não está pegando fogo. Essas subidas e descidas nos quadrinhos que estão acontecendo existem desde o crepúsculo do tempo. Tem anos bons e anos ruins. Tem meses bons e meses ruins. E também excelentes anos e meses. E essa é a única indústria que eu conheço, desde meus - eu estou trabalhando profissionalmente por 27 a 28 anos nos quadrinhos - e essa é a única industria que eu conheço que esta consistentemente prevendo seu próprio fim todo ano. Todo ano tem esa coisa de 'É isso! É o fim dos quadrinhos!".

"O que eu acho inacreditável é que enquanto algumas pessoas acham que a casa está pegando fogo, nossas vendas estão ainda melhores do que os outros competidores, nossos filmes ainda são um sucesso, e ainda somos os líderes da industria. É insano pra mim, mas as pessoas vem o que as pessoas querem ver. Eles viram alguns tropeços na estrada? Absolutamente. Mas sempre haverá tropeços na estrada. Minha filosofia sempre foi a mesma. Se você aprender com seus erros, então eles serão grandes oportunidades não apenas para corrigir problemas como também para fazer melhor aquilo que você está fazendo. Houve uma série de erros recentes, e perdemos um grande talento que é o Brian Bendis. E apesar de eu sentir profundamente a falta dele, isso será uma oportunidade pra gente também".

"Se há uma queda no mercado agora... está pra todos nós. Está pra Marvel, DC e todas as editoras.  Quando peguei esse emprego anos atrás, as pessoas me diziam que era um perda de tempo porque os quadrinhos eram uma mídia morrendo. Bem, só é uma mídia morrendo se não melhorarmos o produto constantemente. Temos que dar uma olhada ao redor, olhar pra nós mesmos. Vamos analisar que tipo de produto estamos colocando aí, e como estamos fazendo o marketing dele. Talvez estejamos fazendo o marketing de um jeito que não é revelante pra o público de hoje. Sempre achei que fossemos um negócio moldável, e tudo isso é parte desse modelamento, dessa mudança. Somos incrivelmente maleáveis, então tudo pode mudar da noite pro dia. Tudo que precisamos é de uma boa ideia. Então, se te parecer que estou vislumbrado e incrivelmente positivo agora... é porque estou"

"Eu tive uma tonelada de adversidades em meu tempo como Editor-Chefe e sempre retornei mais forte, batendo mais duro. Então, para os fãs da Marvel por aí que estão preocupados, eu entendo suas preocupações. Eu amo o fato de que vocês estão preocupados. O fato de vocês serem apaixonados pelos quadrinhos da Marvel mostra que todos temos um pouco dessa preocupação como é comigo e com o C.B. e qualquer um no escritório. Esperem pelo que está por vir. É um pouco um processo de reconstrução? Sim. Mas eu acho que somos um time de campeões e ficaremos por aqui por um bom tempo.

Então, é isso. Com nova mudança de ares e com Joe Quesada prestando mais atenção de novo ao mercado editorial, não há como não ficar mais esperançoso. Por hora, a Marvel soltou nota que C.B. Cebulski não irá dar entrevistas até se reunir com sua equipe e acertar a casa. Mas quem andou lendo as mais recentes histórias sabe que as coisas já estavam melhorando a olhos vistos.

Coveiro

comments powered by Disqus