domingo, 10 de dezembro de 2017

CCXP2017: Masterclass - Arthur Adams


Para aqueles que são curiosos para saberem como é o formato de uma Masterclass com artistas numa comic con, eu passarei para você o que seria esse formato e por que ele são interessantes para quem são fãs dessas pessoas que fazem artes que muitas vezes nos fascinam! Foram duas que participei: a do Carlos Pacheco e do Arthur Adams. Ambos compartilharam um pouco de suas vidas e experiência, porém, cada um a sua maneira! Enquanto o formato do Arthur Adams foi mais um bate-papo e histórias engraçadas sobre como ele se tornou o que é, Carlos Pacheco nos fez mergulhar no seu mundo visual de referências de outros mestres dos quadrinhos e compartilhando o que ele entende o que é de fato histórias em quadrinhos e como isso o fez crescer como o artista que é hoje. Como o assunto será longo, eu dividirei esse tópico em duas partes. Essa primeira focada no Arthur Adams e a segunda focado no Pacheco. A mediação de ambos os Masterclass foi realizado pelo artista brasileiro, agenciado pela Chiaroscuro, Márcio Fiorito. Fotos foram tiradas pelo redator presente, Marcus Pedro.


Masterclass Arthur Adams

Começou com o bate-papo com o artista já dizendo como ele ingressou para o mercado de quadrinhos e que nos dissesse um pouco de sua história antes da Marvel. Ele começou dizendo que antes dele entrar para a Marvel, ele trabalhava como pizzaiolo e que estava indo até bem. E que, entre uma folguinha e outra, ele procurava fazer umas artes e páginas testes e procurava sempre enviar para Marvel. Teve um dado momento que alguém da Marvel abordou ele e mostrou uma página simples, do Colossus e Noturno lavando louças! Isso foi o suficiente para atiçar a curiosidade do representante da Marvel para ver como se sairia o possível mais novo promissor artista da Casa das Ideias. Mesmo ele, com o tempo que já estava na pizzaria, que estava pra ser promovido para um cargo melhor, ele preferiu pedir demissão e arriscar de vez o mundo dos quadrinhos. Foi assim que surgiu o fenômeno Arthur Adams. Seu primeiro maior sucesso foi com o título do Longshot e daí partiu para títulos mutantes, onde ele se consolidou como um grande nome na empresa.


Dentre as coisas boas de sua carreira, ele destacou que adorou trabalhar no título dos mutantes, que ele pode pirar do jeito dele. Entretanto, como todo profissional, ele também teve seus momentos de frustração. Quando ele foi convidado pra fazer o título do Quarteto, ele já estava imaginando altas loucuras e todo empolgado pra trabalhar com a família mais querida da Marvel. Porém, ao receber o roteiro, não foi bem assim. A história era sobre a formação de um outro Quarteto, cuja a formação era Wolverine, Sr. Tira-Teima, Motoqueiro Fantasma (Danny Ketch) e Homem-Aranha.


Após um tempo, onde ele ficou fora da Marvel, participando em outros projetos, um deles de monstro que ele gostou muito, o Monkeyman and O'Brien, para a Legend, ele voltou sendo capista para a Marvel onde teve um destaque absurdo! Devido o tempo grande que ele gasta pra produzir uma edição, ficou muito mais interessante ele desenvolver capas, onde ele tem um pouco mais de liberdade pra criar e desenvolver seu trabalho. As vezes, é arriscado ele fazer uma edição, como foi o caso de uma das edições de Guardiões da Galáxia, que teve a colorização direta em seu lápis.

Após ele explicar um pouco sobre seu método de trabalho, como ele recebe o briefing da editora, passa as rafes para a editora escolher, trabalhar em cima e entregar pronta, o mediador iniciou uma sessão de interação com fãs, onde poderiam fazer perguntas para o Art Adams.

Eu havia perguntado pra ele como foi o briefing para fazer as capas alternativas para a minissérie Phoenix Resurrection e o que ele achou de desenvolver isso, já que ele disse que adorava os mutantes. A primeira coisa que disse foi que não gostou muito, pois o briefing que ele recebeu não especificava que a Jean estaria na capa era a velha Jean. Ele tinha feito primeiro a jovem Jean com o cabelo curto e ele disse que sempre gostou da outra por ela ter cabelos grandes e ele sempre gostou de brincar com as formas do cabelo dela. Só na hora do feedback do editor, é que ele soube que se tratava da outra Jean e da outra personagem, a Fênix. A partir disso ele trabalhou as outras variantes.


Respondendo a um fã, ele disse que como ele agora produz as capas, ele não necessariamente trabalha mais só o lápis da arte. Agora ele tem liberdade de arte-finalizar ele mesmo, o que ele achou mais confortável. Um outro detalhe interessante, respondendo a um outro fã, é que ele disse que, ao fazer o tutorial de Como desenhar para a revista Wizard, que ele ficou surpreso ao receber o assunto do seu tutorial, que era sobre texturas. E ele ainda brincou dizendo que a mulher dele acha ele um péssimo professor, ainda mais motivacional, porque todo mundo que vai para ele perguntar qual o segredo para saber fazer o que ele faz, ele só vira e diz "pegue um papel, um lapis e desenhe! Só isso!" (nota do redator: eu iria xingar muito se fosse comigo! Hehe!)


Outra curiosidade que ele colocou, respondendo uma pergunta de fã e do próprio mediador, é que ele admira a arte de pessoas que ele não consegue copiar o estilo (outra nota do redator: @$&*%@!#$$%#$%¨#$!!! Isso foi muito eu!) Que ele uma vez, procurando testar mudar seu estilo, que ele estava estando o estilo de Alex Toth, que ele chegou a mostrar para um amigo para ver o que
achava e o amigo respondeu "está a mesma coisa que você desenha"! Imaginem a cara que ele fez no palco expressando a sua reação ao comentário desse amigo! 

Atualmente, ele havia dito no painel que ele estava desenvolvendo um projeto autoral, baseado em monstros. Entretanto, não deu detalhes sobre o projeto. E assim, nós temos o fim de um painel bem divertido e descontraído do grande e carismático artista Art Adams! Pelas palavras dele, ele adorou estar conosco e que ele é fã de muitos artistas brasileiros, como Rafael Grampá e que passou rapidinho pelo beco dos artistas e disse que ficou maravilhado com o tanto de diversidade de trabalhos e que ele gostaria muito de imitar muitas das coisas que viu!

Masterclass fantástico e com muito carisma. O artista saiu da sala recebendo todo o carinho do público! Acompanhe no próximo artigo, o Masterclass com o Carlos Pacheco, que promete um aula de como entender a mente do Capitão Referência!

Marcus Pedro

comments powered by Disqus