terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Designer de Figurino fala sobre suas inspirações no filme do Pantera Negra

Uma das coisas que certamente vai mais nos impressionar no filme do Pantera Negra é a parte visual. E para tal, o filme contou com a designer de figurino Ruth Carter (Do the Right Thing, Malcolm X e Selma), que recentemente foi o foco de uma matéria do The Hollywood Reporter revelando suas inspirações para fazer mais de 700 roupas misturando futurismo, adereços nativos e alta moda.


Para esse trabalho, Ruth Carter disse ter trabalhado com cinco ilustradores, 14 designers e modeladores, além de pintores de tecido e joalheiros para imaginar como se vestem os cidadãos de Wakanda. Para tal, ela andou conversando com um mestre em designer Issey Miyake, com Yves Saint Laurent que é especializada em peças vintage de estilo africano e Donna karan, que usa moldes de cerâmica com imagens de vestimentas africanas de povoados do Maasai, Tuareg, Turkana, Xhosa, Zulu, Suri e Dinka, além do usar de exemplos abstratos de cortinas, bordados, piercings e artes corporais.

"Não é questão apenas de acertar um só personagem. é questão de acertar um monte em apenas um personagem" disse Carter. No caso da personagem de Lupita Nyong'o, as roupas tem tons de verde, e ela veste isso apenas uma vez". A atriz comentou que "Ruth, Coogler e eu queríamos que Nakia parecesse mais elevada e realista em seu trabalho como espiã e cada uma de suas roupas reflete isso. Nem a estética e nem a funcionalidade foram comprometidas nisso".

Já as personagens Okoye e Ayo (Danai Gurira e Florence Kasumba) são parte da Dora Milaje, usando uma espécie de armadura mais colorida lembrando joias. Foi explorado lugares em Gana e África do Sul em busca de artefatos reais, tecidos e joias para usarem como protótipos dos acessórios dessas mulheres, com Carter tendo que fazer alguns colares Nbebele de borracha pra segurança das atrizes.




Zuri (Forrester Whitaker) é o líder espiritual de Wakanda e guardião das ervas místicas que dão ao pantera seus poderes. Ele usa uns mantos roxos e microplessado. Já Ramonda (Angela Basset), Mãe de T'Challa e Shuri, usa uma roupa com uma inspiração mais distante dos demais. "Eu uso algo que foi inspierado na tribo Dogon da Africa, que será usado para definir tudo dos Jabari" disse a atriz.

Carter complementou: "Os Jabari vestem essas fenomenais skrirts de grama que o Ryan Google se apaixonou e quis usar. Eu tenho um video dela chegando a uma festa de aniversário na África do Sul vestindo essa tradicional oupa de uma cerimonialista Zulu e esse chapéu que é tão bonito". Ryan Coogler disse ainda que a vestimenta de Ramonda apesar de ser inspirada em uma tribo específica é um visual criado inteiramente único".

É, o filme tem tudo pra ser fabuloso mesmo. Será que não ganha um oscar de figurino em 2019?

Coveiro

comments powered by Disqus