quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

The Gifted fecha com subida de audiência, homenagem a Jack Kirby e lança teaser da segunda temporada

Essa semana a primeira temporada de The Gifted se encerrou e assim prometeu uma temporada ainda mais instigante com algumas reviravoltas inesperadas e uma potencial guerra de mais de um lado aí por vir. Teve direito a referência a Jack Kirby e um primeiro contato indireto com os X-Men, considerados aqui misteriosamente desaparecidos. Para quem tá curioso pra saber um pouco mais e não aguenta esperar o capítulo final duplo, segue um resumo dos principais pontos:



Para quem acompanhou os últimos episódios, sabe que Lorna Dane vem montando sua trajetória para seguir os caminhos do seu "sugerido pai" na série. Referências a seus problemas psicológicos foram citadas nos últimos episódios e tivemos as irmãs Cuckoos citando-a como a herdeira de um lugar por direito numa das cadeiras do Clube do Inferno. Com isso, Polaris fecha a primeira temporada na posição do "novo Magneto". Isso já era esperado. A surpresa maior fica em termos seu até então namorado, Eclipse, em contraposição sendo o favorito a Charles Xavier da Resistência Mutante.

O ponto de cisma entre os dois acontece no capítulo final, quando Eclipse implora para que Lorna não destrua o jato onde está Roderick Campbell, o criador do programa Farejadores e seu aliado anti-mutante, Senador Montez. As frases que marcam nesse momento é a de Marcos falando que "Nosso filho viverá neste mundo" em contradição a Polaris ressoando como seu antepassado e dizendo "É hora de fazer um novo mundo".



Sean Teale talvez não estivesse nos planos originais para tomar essa posição quando a série começou, mas certamente os produtores viram seu potencial não só como personagem mas também como ator (O Pássaro Trovejante de Blair Redford tem uma atuação sofrível demais para isso). Ele, junto com Amy Acker (Caitlin Stucker), é que parecem mais interessados em proteger e ensinar os mutantes ali do que torná-los soldados. Ao final, ele soa otimista dizendo que o fato de estarem vivos já é algo bom. É como uma das frases categoricas do Professor X dizendo que "o Mundo precisa de Sonhadores para ter uma alma".

É curioso que a série termine com os dois em oposição assim, quando outrora eram tão apaixonados. Certamente, renderá muita coisa pra história. Com o suposto fim da resistência mutante quando o quartel general deles é invadido pelos Farejadores, Lorna decide aceitar de vez seguir os passos de seu pai e se alia as Cuckoos, e por sua vez, entrando de vez no Clube do Inferno. Mais tarde, Lorna vai até os sobreviventes da Resistência estender a mão para o seu lado e com isso Fade, Sábia e Andy Strucker aceitam o convite e com isso temos um cisma dos novos irmãos Fenris.




Interessante é ver que a série fez questão de mostrar o primeiro contato mais próximo que da Lorna com os X-Men e como ela era uma das "escolhidas" pelo grupo que hoje em dia é tipo uma lenda urbana. Num flashback do começo do episódio duplo, somos apresentados a advogada de nome Evangeline Whedon, que na verdade esconde que é também uma mutante (nos quadrinhos conhecida como Vange, capaz de se transformar num dragão) que serve como uma representante discreta dos X-Men e que foi a que entrou em contato com a Lorna no passado para ela ser uma das cabeças da Resistência Mutante.

Obviamente, esse não é o fim da Resistência Mutante. Os irmãos Struckers tiveram que colocar abaixo o esconderijo em Atlanta para deter a invasão dos Farejadores, mas Pássaro Trovejante, Blink, Eclipse e os demais estão vivos e vão perdurar. Juntos, eles vão parar em outro lugar, mais precisamente numa estação abandonada em Nashville, Tennessee. No lugar, uma das placas tem escrito J. Kirby’s Feed Store. E é essa uma grande e evidente referência ao Rei Jack Kirby.



A série também joga no ar um nome que ficou para conhecermos na segunda temporada e que pode potencialmente estar ligado ao vindouro novo vilão que vem por aí. Quando Reed Strucker vai se informar mais sobre o trabalho do seu pai, sua mãe cita o nome da pesquisadora Madeline Risman. Ela, por si, não é ninguém nos quadrinhos, mas Matthew Risman é o nome de um líder dos Purificadores (que já apareceram na série). Provavelmente, a participação deles nessa segunda temporada deve aumentar.

E sim, uma guerra está para começar, só não sabemos de quantos lados estamos falando. O Teaser que já foi lançado na internet promete:



A série acabou crescendo seus números de audiência nesse capitulo final, o que é muito bom já que ela vinha perdendo semana a semana pontos. Teve 3,4 milhões de espectadores antenados e pontuação de 1.0 na demografico de 18-49, um aumento de 36 e 42% em relação ao penúltimo episódio lançado.

Agora, é esperar o retorno da série no segundo semestre. Devem retonar aí Stephen Moyer como Reed Strucker, Amy Acker como Caitlin Strucker, Sean Teale como Eclipse/Marcos Diaz, Jamie Chung como Blink/Clarice Fong, Coby Bell como Jace Turner, Emma Dumont como Polaris/Lorna Dane, Blair Redford como Pássaro Trovejante/John Proudstar, Natalie Alyn Lind como Lauren Strucker, Percy Hynes White como Andy Strucker e Skyler Samuels como as Irmãs Cuckoos.

Coveiro

comments powered by Disqus