terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Conheça quem realmente inspirou a criação das Dora Milaje nas histórias do Pantera Negra



Quem achou que a ideia das Dora Milaje era algo muito fantasioso ou inspirado em ideias da concorrência, provavelmente caiu do cavalo. As personagens dos quadrinhos criadas por Christopher Priest em 1998 são baseadas em figuras bastante reais, conhecidas em algumas materias como as Amazonas Dahomey ou Ahosi, que significa "As esposas do Rei", que na lingua nativa dos Fon, ou "Mino" que significa "Nossas Mães" em Fon.

As Ahosi ou Mino eram protetoras do Reino Africano de Dahomey ou Daomé, que era localizado onde hoje é a Republica de Benin. As Guerreiras Amazonas foram descritas por gregos assim porque elas lembravam as figuras mitologicas, mas pelo visto eram bastante reais. Segundo a Wikipedia, o terceiro rei do Daomé chamado Houegbadja, lá pra idos dos século XVII começou o treinamento militar de mulheres ao formar um grupo de caçadoras de elefantes chamado gbeto. Durante o século XVIII, algumas das esposas reais foram treinadas para atuar com guarda-costas do rei. Logo, o grupo expandiu para qualquer mulher poder participar. O regimento tinha um status semi-sagrado, entrelaçado com a crença Fon nos Vodunsn



O sucessor Agadja, filho de Houegbadja, armou as Minos com mosquetes de pederneira, na luta contra o Reino de Savi, em 1727. Nos anos que se seguiram, mesmo raramente lutassem, eram reconhecidas como lutadoras afiadas em batalha. No século XIX, com o rei Ghezo, Daomé tornou-se cada vez mais militarista e as Minos só aumentava o rigor de seu treinamento, recebendo uniformes e armas dinamarquesas. Chegaram a ter nessa época um regimento de 4.000 a 6.000 mulheres, cerca de um terço de todo o exército do Daomé.

Ainda segundo a Wikipedia, em 1890, sob o governo do rei Béhanzin, ocorreu a primeira Primeira Guerra Franco-Daomeana e muitos soldados franceses temiam combater as Ahosi pela fama delas e essa hesitação resultou em muitas baixas francesas. Foi somente com o reforço da Legião Estrangeira e utilizando armamento superior, incluindo metralhadoras, cavalaria e a infantaria da Marinha, que os franceses superaram os daomeano. Ainda assim, ficou registrado na história que os legionários descreviam com destaque "incrível coragem e audácia" das Ahosi. Desde então, o grupo simplesmente deixou de ser mantido, exitindo apenas alguns registros fotográficos das sobreviventes e a última Ahosi remanescente do Reino do Daomé morreu em 1979.



No Universo Marvel, as Dora Milaje, ou as Adoradas, foram criadas por Christopher Priest no seu run do Pantera Negra em 1998. Eram tidas como "Esposas em Treinamento" do Pantera Negra, que selecionavam uma garota em cada tribo de Wakanda para aprender a lutar, defender e assim andar com seu Rei em diversas missões do mundo. Essencialmente, eram figuras criadas para manter a paz entre as muitas tribos de Wakanda, serviam como guarda-costas e companheiras. Em vários momentos, Priest deixou claro que o termo "Esposas em Treinamento" era uma questão cerimonial e que necessariamente elas não estariam vinculadas a ele num matrimônio. Em dado momento, as Dora Milaje eram liberadas de seus votos pelo Rei e poderiam seguir suas vidas enquanto outras novas a substituiam. Nos quadrinhos mais recentes, um grupo dissidente de Dora Milaje, chamadas de Anjo da Meia Noite, se rebelaram e fundaram um reino próprio nas Terras Jabari onde recebiam apenas mulheres, principalmente as que sofreram com abuso ou eram oprimidas em meio às tribos que fazem parte do Reino de Wakanda.

Ficou bem evidente essa inspirações depois do texto acima né?

Coveiro

comments powered by Disqus