quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Pantera Negra: Detalhes do Figurino e ideias de design das locações.



Tem muita coisa a se elogiar de fato no filme do Pantera Negra, mas algo que decididamente vai na frente é o cuidado que eles tiveram com o figurino e o designer de ambientação da produção. Para tal, a Marvel contratou a nomeada ao oscar Ruth E. Carter que se inpirou de fato em tribos e na história africana para dar vida aos modelos de roupa de Wakanda. Já a designer de produção Hannah Beachler voltou a falar ao ComicBook sobre outras inspirações visuais do filme.

"Eu queria trazer essa estética aos seus figurinos para que soubéssemos quando os vissemos que são da África", disse Ruth E. Carter ao Entertainment Weekly. Pegue, por exemplo, Nakia vivida Lupita Nyongo. No filme, ela usa um vestido verde durante uma missão em um cassino. De acordo com Carter, o tecido de seu vestido é inspirado pelo pano africano kente, e graças à sua natureza flexível, ele permite que ele brigue sem se preocupar em se restringir. Carter projetou o vestido para que Nakia tivesse algo que permitisse que ela se misturasse enquanto passava a sensação de uma "atmosfera de James Bond", ao mesmo tempo em que iria conectá-la à idéia de ser uma princesa da África ... o verde vem da parte do tribo do rio que ela pertencia ".



Já a Rainha-Mãe Ramonda (Angela Bassett) usa um ornamento na cabeça que lembra os tradicionais chapéus Zulu. Como Wakanda é a maior nação tecnológica do mundo, a realeza precisa parecer moderna, futurística. Assim, Carter disse a revista que usou uma impressora 3D da Bélgica para criar a peça com uma tecnologia que foi capaz de torná-la flexível e perfeitamente simétrica. "Senti que haveriam pessoas que fariam peças bonitas para ela, e imaginei que seriam as peças mais avançadas do universo - porque ela é uma Rainha" disse a figurinista.



"Com relação à Dora Milaje, queríamos fazer com que elas tivessem mais presença. Mais uma força de autoridade que elas possuem. Elas são garotas maldosas", explicou Ruth Carter. "Elas estão protegendo o rei. E além disso, T'Challa sendo a Pantera Negra e andando com esse uniforme colado na pele, nós não queríamos que o cara de uniforme apertado caminhasse com as meninas usando trajes de banho. Nós a desenvolvemos mais como uma guerreira real seria desenvolvida. Guerreiras de verdade precisam de seus braços protegidos e precisam ter escudos e armaduras e armamentos e sapatos - como se elas realmente realmente fossem à batalha".

Além dos aspectos filosóficos e políticos , reinventar as Dora Milaje teria algo mais a ser considerado. "Os figurinos realmente não funcionam da maneira que as roupas reais fazem", admitiu ela. "O Dora Milaje está caminhando no meio da estrada com um sarong e um vestido top tubo, tatuagens. Quer dizer, elas parecem realmente ótimas. Moicanos e lindos óculos de sol pequenos e minúsculos. Nós sabemos que, no mundo dos dublês, esse tipo de roupa não vai funcionar.

Ruth também justificou em conversa ao ComicBook sobre a mudança dos uniformes do Pantera Negra. "Eu gostava do uniforme original do Pantera Negra. Eu gostava do elmo e gostava das botas. Eu gostava de muitas coisas nele mas nós queríamos levá-lo ao novo milênio. Uma nova atitude e uma nova tecnologia. Queríamos deixá-lo de novo excitante" disse ela e comentou no final que "Algumas vezes, culturas podem andar juntas com super-heróis. Termino aqui com essa".



Já Hannah Beachler também sentiu que deveria unir tecnologia com a tradição e com isso criou uma constante no visual de tudo que são a incorporação desses círculos e desenhos circulares. "Eu fiz muita pesquisa sobre o que as projeções circulares significam tanto para quem a percebe na Stonehenge, como também em muitos destes antigos desenhos, e descobri que foram realmente baseados na idéia de serem encanamento, não elétricos, mas afins de usar a água como uma forma para criar uma eletricidade, como Roma fez, tudo baseado nesses círculos" disse a designer ao Comicbook. "A idéia por trás disso era que havia sempre esses círculos, e isso tem a ver com vibração e som e muitas coisas que estamos fazendo são sonoras e baseadas em som e vibração. Vibranium tem haver com a vibração e ressoar essa vibração. Começamos com o Salão dos Reis com um círculo por causa disso e foi interessante, em um ponto em que eu estava fazendo o Salão e encontrei uma estrutura antiga na África do Sul. Você vai ter que me desculpar, eu não me lembro do nome dela agora no momento, mas eles fizeram um layout de exibição de planta. Peguei isso depois de ter feito o layout do Salão dos Reis e coloquei em cima literalmente da nossa planta, vi que era idêntico. Esse era um daqueles momentos em que eu estava tipo: "Meu Deus, isso é kismet, não sei o que está acontecendo". "Então nós começamos a levar isso como uma linguagem de design e muitas sociedades são baseadas nessa vibração, com som como comunicação, e soa como vida, bem como água e ar. Trazer isso realmente foi parte da criação em cima da sua própria tradição" disse Hannah.

Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong’o, Danai Guira, Letitia Wright, Winston Duke, Martin Freeman, Daniel Kaluuya, Forest Whitaker, Andy Serkis, e Angela Bassett são parte do elenco do filme do Pantera Negra. O filme que foi dirigido por Ryan Coogler estria dia 15 deste mês.

Coveiro

comments powered by Disqus