quarta-feira, 7 de março de 2018

Gwen-Aranha: Poderes limitados

Muita coisa mudou pra Gwen-Aranha depois do crossover com a Teia de Seda e Mulher-Aranha. Se não bastasse uma ameaça de sua realidade ter invadido a Terra-616, ela acabou tendo seu poderes retirados e agora sobrou algumas "doses" para serem usadas em caso de necessidade. E se isso tudo já não fosse ruim o suficiente, eis que o obsecado detetive Frank Castle está na sua cola.



Frank está desconfiado da filha do Capitão Stacy já faz algumas edições, mas agora a observa a todo momento. Ela sem poderes, é obrigada a seguir como uma pessoa comum no seu dia a dia. Pega ônibus cheios, sobe um mundaréu de escadas até o andar que precisa estar. Perdeu um pouco de sua vontade pras coisas desde que seus poderes foram retirados pelo Cindy-65. Não responde as mensagens das amigas da banda e está bem desanimada nas festas. Ainda assim, as colegas dão um jeito sempre de alegrá-la um pouquinho. Ainda assim, viu que alguns lugares que foram atacados naquela última história das Mulheres-Aranhas prejudicou certas pessoas conhecidas. Chegou ao ponto em que ia jogar de vez todas as "doses" que lhe dariam poderes, mas um assalto a fez mudar de ideia.



Só que quando ia entrar em ação, eis que o Detetive Frank Castle aparece e detona sozinho o bandido. Seu alvo ali, no entanto, é a Gwendolyne. Suas amigas da banda tentam intervir, mas Castle não está nem um pouco sensibilizado e joga Gwen longe. É quando os poderes da garota voltame e ela reage institivamente lançando o detetive longe. Em seguida ela corre e deixa a maioria das amigas desconfiadas. Mary Jane mais tarde afirma que não tem mais suspeitas de que Gwen é a Mulher-Aranha (a da Terra-65, vale lembrar). Já Castle, quando volta a si, decide contratar um profissional e vai falar com o mercenário Kraven de sua realidade.

Uma vez que se inoculou com a dose naquele dia, Gwen não quis perder a oportunidade e patrulhou as ruas e bateu em alguns bandidos da cidade. Quando a dose acabou, ela estava exausta e acabou pegando carona de volta pra casa com um entregador de pizza. Mal sabia ela que depois do pouco descanso que tirou, teria que confrontar um novo vilão. Kraven cercou a casa com serpentes, enviou um orangotango bater na porta para lidar com o pai dela e cercou os fundos da casa com uma Pantera Negra. Sua vizinha, May Parker, chegou bem na hora pra ajudá-la a desviar a atenção da fera e fugir. Todavia, Kraven estava logo ali perto com sua lança para atacá-la



Kraven logo atacou-a direto no pulso, desativando seu disparador de teias que também servia para ajudá-la a inocular as doses no organismo. Um dos frascos acabou com ele. Em seguida, a agarrou e ela não conseguia se livrar dele sem seus poderes. Castle estava observando tudo de longe com uma câmera, só esperando o momento certo em que a heróina seria desmascarada e ele poderia provar sua teoria. Contudo, o Capitão Stacey chegou atrás dele, derrubou sua câmera socando-o e salvou a filha. George Stacy queria ficar pra resolver logo tudo quando a polícia chegasse, mas Gwen não concordou. O nocauteou com um soco e sai com ele nas costas pra longe dali.

Sem poderes, Gwen não podia nem lidar com o mequetrefe do Bandido da Bodega agora. Então, recorreu a ajuda do jovem Reed Richards de sua realidade, enquanto seu pai descansava. O amigo poderia consertar seu dispositivo, mas ainda assim ela só teria cinco doses para usar. Gwen então percebeu ali que uma das doses estava faltando de fato. Essa dose estava agora com Castle, que pegou do Kraven assim que voltou a si. Ele levou a Norman Osborn como prova, mas cada vez mais o empresário estava querendo se envolver menos no assunto da Mulher-Aranha e do Duende. No entanto, Castle não queria ouvir um não e disse que Norman o ajudaria a pegar a moça ou revelaria que sua empresa tem ligação com a criação da Mulher-Aranha. Assim, Castle seguia na sua busca, sequer ouvia a Capitã Jean DeWolff e seu novo parceiro, Ben Grimm, para agir pelos meios certos.

Já Gwen Stacy ligou para Jesse Drew (a Jessica da realidade dela) e ouviu o conselho de que Castle não era alguém que deveria se brincar. Na conversa, ele conta que Frank fez parte da equipe "Máquina de Combate", um exército particular de Tony Stark e que o mais certo seria ela fugir. Gwen considerou fugir com seu pai para a Terra-616, mas isso daria só trabalho a amiga Jessica. Não achava que poderia recorrer a Capitã América, nem a polícia e não queria cogitar a ajuda do Matt Murdock, o Rei do Crime da Terra-65

Foi depois de conversar com o pé-de-chinelo Bandido da Bodega que ela se ligou que ela mesmo tinha que lidar com seus problemas. Pegou os disparadores de volta  com o Reed e se despediu do seu pai, afirmando que só ela poderia lidar com Castle. O capitão Stacy não pode segurar a filha, mas ligou pra Jean DeWolff tentantdo assim evitar o pior. E do alto de um dos arranha-céus de Nova York, a Gwen-Aranha com poderes e o Frank Castle armado com manoplas disparadoras se confrontaram. No meio da porrada, acabamos sabendo que nessa realidade o Frank de tão obcecado foi abandonado pela família. Ele não se importava com as consequências e danos colaterais desde que cumprisse seus objetivos. Assim, a cada raio disparado moradores e pessoas ao redor acabavam em perigo.



Dado momento, Gwen foi atingida por uma descarga da manopla e tombou. Antes de Frank dar o golpe final, surge George Stacy com uma arma no prédio do lado e ameaça matar o Justiceiro. Só que Frank estava determinado e iria atirar no Capitão Stacy. Gwen pulou em cima dele e a briga recomeçou. A guerra pessoal só terminou quando a Capitã Jean DeWolff apareceu e deteve Castle. Rapidamente, Gwen pegou o pai e fugiu dali. Frank fez o mesmo. Mais adiante, George se entregou a polícia contra a vontade da filha, era assim que ele acreditava que poderia deter um pouco da fúria de Castle. Ele seria preso por ajudar a heróina, mas não revelou a verdadeira identidade dela.

Revoltada, ao fim dessa historia, Gwen Stacy decide fazer um acordo com a pessoa que menos os leitores esperavam - Matt Murdock. O Rei do Crime daquela realidade garantia que tiraria o pai da menina da prisão desde que ela começasse a trabalhar pra ele agora.

E após a conclusão deste arco, mais duas histórias menores seguem nas edições seguintes. A primeira é meio que um especial de Halloween com as meninas da banda Mary Janes saindo por aí pedindo doces e acabando tendo uma aventura particular numa casa mal assombrada e uma versão alternativa do Mistério. Desconfiada, Mary Jane achava que quem salvaria o dia seria Gwen, finalmente revelando a verdade de ser a Mulher-Aranha na frente de todas. Todavia, eis que é a Betty Brant, que parecia estar fascinada com esse lance de terror, que salva a noite.



Já a outra história é meio que um especial de ação de graças. A história começa com Gwen visitando seu pai e com Murdock. George não parece muito satisfeito de ter Matt ajudando, que claramente está querendo ter pai e filha nas mãos. Mas Gwen está realmente nas mãos dele.  Em outra parte da história, Gwen encontra May Parker e acaba ouvindo que a tia do Peter já estava desconfiada da identidade secreta dela. Diferente do Ben, ela acredita que a Mulher-Aranha seja uma pessoa boa. E no fim da história, temos a Gwen-Aranha passando o dia de Ação de Graças  com Jessica Drew e Roger, num ceia bem familiar.

O resumo acima está nas edições 16 a 20 de Homem-Aranha: Aranhaverso, com roteiro de Jason Latour e arte de Robbi Rodriguez e Chris Visions.  Como já discutimos aqui antes, o estilo de história da personagem não é pra todos, talvez a coisa mais perto do independente underground que a Marvel já fez. Ainda assim, eu gosto bastante, principalmente como os personagens da nossa realidade são reinterpretados aqui. Esse arco do Frank Castle, foi bem denso e intrigante.

Coveiro

comments powered by Disqus