sexta-feira, 13 de abril de 2018

A Marvel não pode desenhar o Deadpool do filme nos quadrinhos


O título pareceu estranho? Pois é, é e não é! É estranho e não é piada! E quem contou isso foi o próprio artista do quadrinho do personagem, Reilly Brown, em sua conta pessoa do Instagram.

Segundo o artista, alguém perguntou se ele já desenhou uniformes dos personagens da Marvel baseados nos filmes nos quadrinhos dele e ele respondeu que foi uma vez e que deu uma maior merda, fazendo com que ele fosse chamado pra redesenhar todas as páginas que tivesse essa versão do uniforme nas páginas!

Someone asked if I’d ever drawn Deadpool in his movie costume, and I actually did once, for an issue of Spideypool. In this story, Wade got a part in a Deadpool movie playing as the stunt double. For the scenes on set, I thought it would be fun if he wore the actual movie costume, so that’s what I drew. I didn’t think anyone would notice or care, since the difference is just a couple of straps and some knee pads. But they did notice, and made me change it back to his typical character design, because the lawyers wouldn’t allow them to use the movie costume for some reason! So weird. So I had to redraw that Deadpool in all those scenes. I ran into a similar lawyer-induced problem with Marvel a few months ago when they asked me to do an ad for some smart phone drawing software. I was going to draw Deadpool, but it turned out they weren’t allowed to use him for the ad, so we figured Spidey would be safe, and I did a drawing of him. Turned out, they weren’t allowed to use Spidey either! So I had to do it again. This time I used Iron Man, and there was a long conversation and lots of phone calls before we figured out which Iron Man costumes would be safe for me to draw! The moral of the story: study your licensing deals! #dailydeadpool #spideypool #deadpool #costumes #freelancelife #reillybrown
Uma publicação compartilhada por Reilly Brown (@reilly_brown) em

"Alguém me perguntou se eu já desenhei Deadpool em seu uniforme do filme e eu disse que fiz uma vez, para uma edição de Spideypool. Nesta história, Wade consegue um papel no filme do Deadpool atuando como dublê. Para a cena no set, eu achei que seria engraçado se ele estivesse vestido com o uniforme do filme, então foi o que eu desenhei! Eu não achei que alguém fossem avisar ou importar, desde que as diferenças são algumas faixas e joelheiras. Mas eles me avisaram e me fizeram mudar para o visual típico dele, porque os advogados não aceitaram deles (os editores) usarem o uniforme do filme por alguma razão! Tão esquisito! Então eu tive que redesenhar todas aquelas cenas. Eu me deparei com um problema induzido de forma semelhante por um advogado com a Marvel há alguns meses atrás, quando me pediram para fazer um anúncio de algum software de desenho para smartphone. Eu ia desenhar Deadpool, mas no fim das contas eles não tinham a permissão de usá-lo para o anúncio, então achamos que o Aranha seria mais seguro e foi o que fiz. Acabou que eles também não concordaram em usar o Aranha também.! Então eu tive que fazer de novo! Desta vez eu usei o Homem de Ferro e após algumas longas conversas e um monte de ligações, descobrimos quais armaduras do Homem de Ferro que eu poderia desenhar tranquilamente. A moral da história: estudem os contratos de licenciamento!"

Em uma outra postagem, o artista mostrou um outro exemplo de problemas que ele teve em suas páginas! Na mesma história, ele achou interessante colocar o Ryan Reynolds e ele também descobriu que não podia desenhá-lo. Qual a solução que ele resolveu? Isso mesmo que você pensou! Colocou um bigode no desenho do personagem (eu não queria expressar não mas, vocês entenderam a referência não é mesmo?).

Pois é amiguinhos, vida de artista não é fácil, tanto na área de quadrinhos quanto na área de publicidade. Se não estivermos por dentro de todos esses detalhes, ficamos sempre no perigo de termos nossos nomes sob risco no mercado, com a possibilidade de ficar sem trabalhar. E acreditem, que a coisa é realmente muito séria!

Mas acredito que agora com a Marvel adquirindo a parte da Fox, esse tipo de problema será contornado e os artistas terão mais liberdade pra trabalhar daqui por diante. Mas fica a dica! Esse tipo de coisa acontece até com fanarts, mas isso é uma outra história.

Marcus Pedro

comments powered by Disqus