segunda-feira, 9 de abril de 2018

Capitã Marvel: Guerra Civil II

Sendo a figura mais marcante de um dos lados dessa nova Guerra Civil, é óbvio que não podia faltar um tie in bem importante da minissérie em sua revista mensal. Para mostrar todo o ponto de vista da personagem que irá muitas vezes de encontro a amigos próximos ou princípios para defender nessa nova ideia de segurança máxima que acredita, a Capitã Marvel ganha uma nova equipe de roteiristas formada por Ruth Fletcher Cage e seu marido Christos Cage.



Após toda a confusão resolvida no arco anterior com a nave Satori, a estação espacial está em festa e resolve organizar uma festinha para sua líder, Carol Danvers, que já está a seis meses ali encabeçando essa nova versão da Tropa Alfa com pulso firme e sem hesitar. E pra presentear a chefe, o Pigmeu, Aurora e Sasquatch deram um telefonema e conseguiram que Jim Rhodes tivesse uma folga e pudesse visitar também a estação. Era tudo que Carol precisava depois de stress, uma noite com seu namorado.

O dia relaxante acabou ali para Danvers. Mais tarde ela participou de uma reunião com o Conselho diretor da estação espacial, que inclui representantes de vários governos como Krees, Shiars, Kronianos, dentre outros, e na Terra por Henry Peter Gyrich dos EUA, T´Challa de Wakanda e Philippe Beaulieu, embaixador canadense. Todos ali tinham questões a por depois do incidente com os Satori e queriam discutir meios de torna a Tropa Alfa mais eficiente. Ouviram rumores desde o estranho incidente extradimensional que aconteceu em Manhattan (em Guerra Civil 1) e queriam saber como os Supremos e Vingadores conseguiram responder tudo de forma tão eficiente. A Capitã Marvel não quis dar detalhes, mas chegou a citar que foi "ajudada" por Inumanos nessa questão, mas que nem todos os heróis estavam de acordo com o uso de tal "ajuda", como era o caso do Homem de Ferro.



Após o fim da reunião, o Capitão Bar-Konn dos Krees foi até Danvers discutir uma questão mais pessoal. Relatou que a Doutora Minn-Erva, da antiga Academia de Ciências Kree estava na Terra, realizando experimentos inclusive em si mesma (como vimos numa história do Homem-Aranha com a Miss Marvel) e queria ajuda da Carol para pegá-la. O último sinal dela veio da califórnia e ele temia um ataque biológico em breve. A Capitã Marvel juntou a tropa alfa para realizar a investida contra a vilã, mas chegando lá foi surpreendida pela Kree que já havia lançado a bomba biológica horas antes e transformou cidadãos comuns em crustáceos.

Então, no intervalo entre uma edição e outra temos os trágicos acontecimentos da edição de Guerra Civil II #1 em que Carol perdeu o seu amante, Jim Rhodes, e quase também sua melhor amiga, Jennifer Walters. Numa nova reunião do Conselho da Estação espacial, foi aberta uma nova discussão e os líderes presentes questionavam Danvers de ter informação valiosa que poderia ajudar a prevenir muitos problemas e não dividir isso com os membros ali presentes. Ela não podia mais esconder Ulysses do Conselho e por isso revelou tudo que tinha.



Paralelo a isso, em Nova Attilan, Carol teve ainda que escutar um sermão da Medusa, que reclamava que os últimos acontecimentos levaram Ulysses a duvidar de si mesmo e se envergonhar de seus dons. Danvers se prontificou de conversar com o jovem e dizer que as mortes daquele dia salvaram muito mais almas. No meio da conversa com o Inumanos, uma nova visão aconteceu e dessa vez era algo bem pessoal pra Capitã Marvel. Ela foi até o sul de Boston e invadiu o lugar onde a Doutora Minerva armava a bomba de seu próxima atentado. Junto com os Supremos e a Tropa Alfa, eles conseguiram derrubar a Kree mesmo quando ela se transformou num gigantesco monstro. Isso contou mais tarde um ponto positivo para Danvers na frente do Conselho. Seu sucesso desta vez foi o que garantiu sua posição como líder e permitiu que os líderes lhe garantissem os recursos que ela precisasse para exercer essa nova linha de defesa na Terra.

A partir daí, Danvers passou a liderar não só uma, mas várias forças-tarefas para se antecipar aos futuros crimes e ataques segundo a visão de Ulysses e impedir o pior desfecho. Além dos Supremos, Força-V e Tropa Alfa, estiveram ao seu lado os dois Homens-Aranha, Kamala Khan, Capitão América, Visão e mais alguns outros. Apesar dos benefícios da ação de Danvers em se antecipar aos crimes estar satisfazendo Gyrich e Beaulieu, T'Challa já começou a demonstrar sinais de descontentamento e questionar os limites do uso do poder de Ulysses (esse seu receio viria a tona mais pra frente na própria minissérie principal). Carol tentou mostra ao Pantera Negra que ela mesmo criou um sistema na estação espacial que era capaz de filtrar e analisar quais dos desfechos menos traumáticos que a intervenção de Ulysses podia causar. Mas sabemos que nem sempre isso deu certo.



Como bem sabemos, na edição #2 de Guerra Civil II, uma visão de Ulysses com o Hulk acabou levando toda uma exagerada equipe a falar com o Banner em seu laboratório e na tensão do momento, o Gavião Arqueiro acabou sendo autor de um disparo que matou Bruce. Foi algo que Ulysses e nem o sistema da Carol pode prever e macularia para sempre as ações de antecipação ao crime de Danvers. Mais tarde, na prisão, Danvers foi visitar Clint Barton e descarregou toda a raiva nele. Clint defendeu seu lado, dizendo que não hesitou como havia prometido ao Bruce Banner no passado, mas estaria a Capitã Marvel em dúvidas agora em seu confiável sistema de previsões? Clint disse que se ela confia no sistema, então ela não pode se importar com as críticas negativas, mas fazer o que acredita. O que importa é se ela consegue conviver consigo mesma depois disso. É o que Barton está vivendo neste momento.

Um novo alerta oriundo das visões de Ulysses fez a Capitã Marvel convocar os Supremos para atacar uma casa na periferia onde mora Stewart Cadwall, que outrora era o criminoso Espada Trovejante mas há décadas não tinha mais seus poderes aparentemente. Danvers arrebentou a porta, teve que lidar com a tensão dos nervosos operativos que vacilaram com o dedo no gatilho dos rifles e achou o tal "prêmio" que no passado foi energizado por Beyonder e mudou sua vida. De alguma forma o tal objeto se energizou de novo, Cadwall jurou não saber de nada e que só guardou aquilo como lembrança, e mesmo com tantas desculpas acabou perdendo a condicional e sendo preso de novo, deixando mulher e filhos traumatizados para trás.

Desde a morte do Hulk e com os casos de prisão antecipando ficando mais e mais polêmicos, Carol foi perdendo mais aliados e ficando mais isolada. T'Challa e Miss Marvel a deixaram, e ela ainda se sentia muito por ter decepcionado a menina. Danvers passou então a querer refinar o uso dos poderes de Ulysses, tentando filtrar por criminoso (esteja vivo ou morto) quais as probabilidades de ele causar um mal no futuro próximo que o inumano pudesse detectar.  E as cobranças por melhores resultados que não caíssem tão mal na opinião popular só aumentavam da parte de Henry Peter Gyrich  e Philippe Beaulieu.



A tensão também aumentou quando Danvers começou a prender grupos terroristas mutantes, o que levou Magneto a lhe fazer uma visitinha e um alerta. Magnus começou a comprar todo o processo da Capitã Marvel com o sistemas de opressores do passado e cobrou de Aurora sua fidelidade aos mutantes neste momento. Magneto também ameaçou a heróina caso ela enviasse mais outros drones para espiá-lo e isso levantou a suspeita da Capitã de que havia um espião na Estação espacial da Tropa Alfa. Para tirar a dúvida, Danvers convocou Ulysses para passear na estação e isso encheu a tripulação do lugar de paranoia. O inumano não conseguiu "prever" o traidor, mas Danvers estava pronta pra arriscar e acusou Aurora (ou sua outra personalidade) de ser traidora. Imediatamente, Pigmeu e Sasquatch reagiram contra Danvers e ela perdia seus últimos fieis aliados.

De fora da sala, finalmente descobrimos que embaixador Philippe Beaulieu observava tudo e parecia estar arquitetando um plano arriscado. O problema entre a Tropa Alfa e a Capitã Marvel foi levado para ele no mesmo dia, com todos discutindo na sala de interrogatório. O bate-papo é interrompido quando a Capitã é escalada pra mais uma missão na Terra e nesse meio tempo Beaulieu revela-se como o vilão Mestre do Mundo. Sozinho, ele foi capaz de nocautear os três membros algemados da Tropa Alfa e já preparava para inventar um acidente para matá-los ao quebrar a janela daquela sala quando Carol Danvers reapareceu e salvou todos.



A Capitã Marvel já estava desconfiada do embaixador canadense, mas precisava desmascará-lo e por isso elaborou toda aquela farsa de acusar Aurora. Mesmo exposto, o Mestre dos Mundos não se abateu e usou o poder da Espada Trovejante para atacar de igual pra igual a Capitã. A briga que começou no espaço se estendeu por algumas páginas e foi parar na Terra. Coincidentemente, os dois se chocaram na casa de Cadwall e foi graças a ele que o poder foi retirado do Mestre dos Mundos e voltou para o artefato.

A Guerra Civil então acabou. Falaremos disso ainda aqui, mas algumas coisas mudaram e o mundo terá que aprender a conviver sem as visões de Ulysses mais uma vez. Não haverá mais conselho diretor na estação espacial, aparentemente ela ganhou aval total do presidente agora.  Na Terra, Danvers é ovacionada mas depois de tudo que aconteceu ela não se enxerga merecedora daquilo tudo. Pigmeu disse que ela deveria dar valor aquilo, Stark certamente se vangloriaria. Antes da história acabar, a Capitã Marvel sobrevoa a multidão e de longe disse que se ela terá tudo aquilo, ela terá que fazer por merecer.



Todo esse tie in tem apenas uma tarefa. Justificar as ações de Carol Danvers e torná-las de tal maneira embasadas dentro do contexto para que tire um pouco dela a impressão de ser a babaca que ela estava sendo na minissérie principal (e olha que ela estava em oposição a Tony Stark). Nesse ponto, o casal  Ruth Fletcher Cage e Christos Cage se esforçaram e encontraram bons argumentos. É lamentável que nenhum deles foi melhor trabalhado no texto do Bendis. Foi legal também terem trabalhado aqui um pouco das inseguranças e como a personagem consegue sobrepujar seus medos para fazer as coisas do jeito que acredita.  E só pra não esquecer, as histórias aqui presentes foram desenhadas por Kris Anka e Tony Silas e se encontram nas edições 10 a 15 de Avante, Vingadores.

Coveiro

comments powered by Disqus